65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS E DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA GEOPROCESSAMENTO EM PROJETOS DE ENGENHARIA
Marina Vendl Craveiro - UPM - Escola de Engenharia (IC)
Sergio Vicente Denser Pamboukian - Prof. Dr. - UPM - Escola de Engenharia (Orientador)
INTRODUÇÃO:
As geotecnologias têm se popularizado de forma bastante rápida nos últimos anos. Isso pode ser claramente visto na disseminação intensa dos dispositivos GPS (Global Positioning System), na utilização do aplicativo Google Earth e também do Google Maps. Por razões de entretenimento ou necessidade de localizar destinos através de mapas, esta inserção permitiu avanços profissionais em áreas que necessitam da localização geográfica para solução de problemas (geologia, engenharia, meteorologia, saúde, biologia, geografia, análises de recursos naturais, entre outras). Portanto, as geotecnologias têm se tornado muito importantes como instrumentos de análise de fenômenos ambientais, físicos, sociais e econômicos. Para esta análise é necessária a utilização de dados georreferenciados, ou seja, dados que possuem informações de localização na superfície terrestre. Torna-se, então, fundamental adquirir conhecimento de quais softwares estão disponíveis na área de geoprocessamento, como funcionam tais softwares, quais os tipos de dados que podem ser utilizados, onde encontrar esses dados e que tipos de mapas podem ser gerados. A presente pesquisa procurou adquirir tais conhecimentos, bem como utilizá-los em um projeto prático.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa teve por objetivo: estudar os conceitos relacionados ao geoprocessamento; levantar as possíveis aplicações das geotecnologias em projetos de engenharia; estudar um programa computacional para o geoprocessamento (SIG - Sistema de Informação Geográfica) e elaborar um projeto de engenharia que utilizasse os conceitos aprendidos e que permitisse a aplicação das ferramentas estudadas.
MÉTODOS:
A primeira etapa da pesquisa consistiu em pesquisar os conceitos básicos referentes à geotecnologia, tais como: geoprocessamento, SIGs, tipos de mapas, projeções e datum, etc. Tendo a base conceitual necessária, iniciou-se o aprendizado da utilização de um SIG. O SIG escolhido foi o Spring, desenvolvido e fornecido gratuitamente pelo INPE. Terminada essa etapa, a pesquisa passou a desenvolver um projeto, auxiliando a pesquisa “Operações Urbanas: Entre o Poder Público e o Mercado Imobiliário. Conflitos entre Plano e Realidade”, que tem como pesquisadoras a Profª. Drª. Eunice Helena Sguizzardi Abascal (coordenadora) e a Profª. Drª. Paula Raquel da Rocha Jorge. Essa pesquisa, com foco na Operação Urbana Consorciada Vila Leopoldina-Jaguaré/SP, possuía um banco de dados referente a empreendimentos imobiliários que foram ou têm sido implantados nos últimos anos nos bairros da Vila Leopoldina e Jaguaré. Para uma melhor análise da localização e expansão desses empreendimentos era necessário transformar esse banco de dados em informações espaciais georreferenciadas. Através de imagens da região da Operação Urbana (OU) fornecidas pela EMPLASA, delimitou-se a região da OU e localizou-se os empreendimentos, associando-os ao banco de dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Neste projeto, uma vez associados os dados dos empreendimentos com o espaço terrestre, existem procedimentos que facilitam a análise dos processos que ocorrem na superfície terrestre. A partir dos dados georreferenciados, pode-se realizar diversas consultas, como por exemplo: quais empreendimentos possuem mais que 2 dormitórios; quais empreendimentos estão localizados em determinado endereço; quantos empreendimentos possuem área maior que determinado valor, etc. Através de consultas como essas, é possível realizar análises acerca do modo como o mercado imobiliário está ocupando a região da Vila Leopoldina/Jaguaré, os tipos e características dos empreendimentos, além de sua distribuição espacial. É possível ainda gerar mapas temáticos com cada dado envolvido no projeto. Percebe-se claramente que através do entendimento dos softwares destinados ao geoprocessamento, a análise espacial se torna satisfatoriamente facilitada. No projeto em questão, nenhuma análise (análise essa pertinente à pesquisa “Operações Urbanas: Entre o Poder Público e o Mercado Imobiliário. Conflitos entre Plano e Realidade”) poderia ser feita sem a distribuição real dos empreendimentos. Isso só é possível graças à disponibilidade de geotecnologias baseadas nos mecanismos de geoprocessamento.
CONCLUSÕES:
O conhecimento dos conceitos e das aplicações do geoprocessamento, bem como dos SIGs existentes, tem se tornado fundamental para realização de projetos com mais facilidade. A análise, a distribuição e a visualização espacial e georreferenciada dos dados envolvidos no projeto conferem maior precisão e clareza a ele. Isso é sobretudo importante em projetos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, duas áreas que constantemente têm que lidar com o espaço físico. O incentivo desse aprendizado, bem como o incentivo da pesquisa desse tema nas universidades, é algo indispensável. Além disso, trata-se também de um tema que permite o trabalho conjunto de diversas áreas, incentivando, assim, a troca de conhecimento. Conclui-se então, que diante dos objetivos propostos inicialmente, os resultados foram bastante satisfatórios. Através da pesquisa, conseguiu-se entender conceitos nos quais o geoprocessamento se baseia, bem como aprender como se utiliza um SIG. Além disso, os conceitos puderam ser aplicados em um caso prático que não envolve somente a área de arquitetura, mas também de engenharia no diz respeito à parte computacional e ao planejamento urbano.
Palavras-chave: geoprocessamento, Sistema de Informações Geográficas, banco de dados.