65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
TÉCNICAS DE ESTUDO DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENVOLVENDO PRATICAS DE PH DA ÁGUA, ESTAÇÃO DE TRATAMENTO E O CICLO DA ÁGUA: UM ESTUDO REALIZADO NA U. E. ESCOLA MARIA DOCARMO REVERDOSA EM TERESINA – PIAUÍ.
Kitawann Tayrone de Sousa Nunes Cardoso - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Wallace Baldez oliveira - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Lorena Maria de Jesus Costa Silva - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Anangela Ravena da Silva Leal - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Edmilson de Freitas Marques Filho - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI
Francisco das Chagas Moura - Prof. Me./Orientador - Depto.de Ciências Biológicas – UESPI I
INTRODUÇÃO:
As práticas em sala de aula são cada vez mais utilizadas. Estas aulas práticas são importantes ferramentas de ensino em qualquer disciplina. Podemos exemplificar na disciplina de ciências vários fenômenos biológicos, químicos e físicos que se relacionam e estão presentes no nosso cotidiano.
Cabe ao professor buscar metodologias de ensino, que objetivem seu trabalho. No entanto há necessidade que o educador saiba administrar essas aulas praticas, para que se tenha o controle da turma e conformidade entre o conteúdo proposto e a prática que será aplicada. Os educandos se sentem mais motivados através da prática, que difere das aulas expositivas do cotidiano, onde eles podem colocar em prática o que se aprendem na teoria, havendo um maior interesse por parte dos educandos.
Esta aula pratica podem ser realizadas com auxílio diversos recursos didáticos como materiais concretos, filmes, jogos e o uso de computadores, ou através de aulas em campos, laboratórios e etc.
Essa tendência alia os aspectos educacionais a uma aprendizagem mais significativa e mostra a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico. Neste sentido as praticas de ciências tem sido uma ferramenta de grande importância para o aprendizado de ciência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ministrar o conteúdo de água com ênfase em estados físicos, ciclo da água, economia racional de água, estação de tratamento de água e esgoto e Mostrar o PH de algumas substâncias encontradas em nosso cotidiano.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada foi que em sala de aula os alunos assistiram a dois vídeos onde o primeiro era uma animação gráfica que relatava a história de três gotas d’água em que elas mostravam todos os estados físicos da água, propriedades da água, como ela e tratada antes de chegar a casa e como o esgoto e tratado, a escolha deste vídeo foi feito pelo fato de ser uma animação gráfica e por isso ser muito atrativa para a faixa etária dos educandos e que e um vídeo de fácil compreensão alem de esclarecer a cerca de diversos temas sobre a água. O segundo vídeo mostrava uma pratica de PH, com água da torneira, água mineral, água destilada, refrigerantes, onde os alunos poderão observar os diferentes PHs, assim tiveram uma base de como seria a pratica em sala de aula.
Logo após o vídeo foi realizada a pratica do PH em sala de aula com reagentes diferentes dos mostrados no vídeo, pois se utilizou dois tipos de fitas indicativas de PH onde os alunos poderão fazer a aferição. Os materiais utilizados foram água destilada, água da torneira, água gaseificada, refrigerante, água do bebedouro, fita de aferição de PH, Becker, bastões de vidro. Após a realização desta atividade foi realizado em sala de aula uma avaliação para uma melhor fixação do conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a aula prática de PH contatou-se que os estudantes mostravam-se muito interessados nos conteúdos ministrados em sala de aula prova que a todo o momento eles pediam para participar das aferições das amostras, Toda a aula pratica apresentou-se de forma muito dinâmica o que mostra o bom resultado das metodologias empregadas assim contribuindo para um maior interesse por parte dos alunos, os vídeos e a pratica funcionaram como uma revisão do conteúdo trabalhado anterior mente pela professora.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto, que as aulas práticas contribuíram para o aprimoramento dos conhecimentos da área de ciências e habilidade dos estudantes considerando a articulação entre teoria e prática, na perspectiva de uma visão integrada em que as competências desenvolvidas significaram o somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes mobilizadas pela referida aula prática.
Palavras-chave: Metodologia, Filme, Aula.