65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO CLIMÁTICO NA ESCOLA BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID GEOGRAFIA UFPE
Fillip Grimily Pereira Farias - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Sandra Maria Mendes - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Helton Roger da Silva - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Áurea Nascimento de Siqueira - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Elvis Rodrigues dos Santos - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Aldemir Dantas Barboza - Profª. Drª/ Orientadora – Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
INTRODUÇÃO:
Nas ultimas décadas às inquietações com relaçãoàs questões ambientais e climáticas têm se intensificado,uma vez que estamos sempre presenciando debates,discussõese divulgações em diversos meios tanto científicos quanto sociais. Esse fator mostra a relevância dessa questão na sociedade. Nesse sentido, através da sensibilização social é passada uma relação de dever e de conscientização de geração para geração. A Educação básica deve ser o alvo e o campo desse trabalho,para estimular através da Educação Ambiental a consciência cidadã. Nesse contexto o professor é o profissional que possui uma responsabilidade significativa na formação de pessoas e assim consequentemente no papel que estas vão executar na sociedade. Muitos projetos já estão trabalhando diretamente na escola básica como o Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência PIBID Geografia UFPE que trabalha na Escola Senador Novaes Filho, oferecendo ao aluno da escola ferramentas de interpretação dos fenômenos ambientais que estão diretamente ligados a sua vida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O intuito direto desse trabalho é despertar no alunado uma sensibilização para as questões ambientais baseado em análises geográficas como a interpretação dos fatores e elementos climáticos, e como se dá a influência climática em sua vida. Mostrando a relação entre o Clima e o Homem, e dessa forma gerar uma análise dinâmica entre as dependências e influências que o homem tem com o clima.
MÉTODOS:
Através de atividades constantes em sala de aula como, palestras e discussões,os alunos foram cada vez mais interagindo e se envolvendo com as questões trabalhadas, e a partir dessa concomitância foi realizada uma visitaaestação meteorológica do Recife. Esta atividade possibilitou aos educandos a aplicação do conhecimento didático obtido durante a realização de palestras a respeito do clima e de seu monitoramento, servindo como um estímulo para o estudo de tal temática. Com isso, é válido ressaltar que esta ação tem grande importância para o aprendizado dos alunos por se tratar de uma atividade extraclasse diferenciada e acima de tudo aplicável à realidade deles. Na plataforma de coleta de dados os alunos observaram o trabalho do técnico da estação e o procedimento que ele tem com os instrumentos para a coleta de dados como Heliógrafo, que mede e grava a quantidade de radiação, o Pluviômetro, que apresenta dos dados de precipitação, Anemômetro, que indica a velocidade do vento, Tanque Evaporimétrico classe A,que monitora a evaporação, e o Barômetro, que oferece as informações de pressão atmosférica e junto com o balão e o radio sonda que faz essas coletas desses mesmos dados em diferentes altitudes e níveis da atmosfera terrestre.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir do trabalho realizado com a junção entre o conhecimento teórico e experiência de campo os alunos tiveram um posicionamento crítico,fato que despertou a curiosidade e o senso investigativo, resultando em inúmeros questionamentos e maior interação com os técnicos responsáveis da instituição durante a atividade. Posteriormente em sala de aula foi feito um debate, gerando grande reciprocidade entre os bolsistas do PIBID Geografia e os alunos da Escola Senador Novaes Filho, em um cenário de democratização ambiental na escola.
CONCLUSÕES:
Haja vista as questões que foram trabalhadas, pudemos identificar como é importante e fundamental a realização de atividades, nesse sentido onde as relações entre Universidade e Escola Básica se tornam cada vez mais estreitas, o exercício aonde a cidadania vai se desenvolvendo e se torna cada vez mais constante, junto às interpretações e análises ambientais e climáticas dentro da prática estudantil. Assim, se configura o trabalho com a E.A e se busca uma inovação que interliga a didática e o conhecimento científico, gerando curiosidade investigativa e censo crítico além do próprio papel do cidadão a sociedade.
Palavras-chave: Cidadania, Educação Ambiental, Climatologia.