65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O LÚDICO NA ABORDAGEM DE HIGIENE E SAÚDE EM SÉRIES INICIAIS
Nayara Sabrina de Freitas Alves - Depto. de Ciências Naturais, UEPA
Evanir Rodrigues da Silva - Depto. de Ciências Naturais, UEPA
Silvana Nascimento Silva - Depto. de Engenharia Ambiental, UEPA
Kaline Varela de Fraga - Depto. de Engenharia Ambiental, UEPA
Milena Pupo Raimam - Profa. Me. /Orientadora - Depto. de Morfologia e Ciências Fisiológicas, UEPA
INTRODUÇÃO:
A infância, fase do desenvolvimento humano que abrange os indivíduos até nove anos de idade, é o período marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança, quando a mesma se desenvolve e amadurece socialmente, emocionalmente e mentalmente. Trabalhar a saúde e higiene de forma educacional e lúdica já nesta fase resulta em preparar estes cidadãos para assumir a sua parcela de responsabilidade por sua saúde e condições de vida.
O uso de atividades lúdicas nas séries iniciais é recorrente nas escolas de ensino fundamental provavelmente pelo fato desse tipo de atividade dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Com a brincadeira a criança aprende a socializar-se com os demais, desenvolve a motricidade, a mente e a criatividade de uma forma prazerosa e sem cobrança ou medo (CORTEZ; CAVALARI, 2010).
O trabalho aqui apresentado trás uma abordagem qualitativa sobre o projeto de extensão intitulado “EDUCA-BIO: educação e ludicidade em higiene e saúde”, realizado no segundo semestre de 2012 com alunos do segundo ano do ensino fundamental do município de Altamira-PA. A utilização da ludicidade para se trabalhar tal temática é uma excelente alternativa, visto que torna mais atrativo e divertido o aprendizado, proporcionando a construção coletiva do conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Expressar qual a importância de atividades lúdicas na abordagem de assuntos relacionados à higiene e saúde nas séries iniciais.
MÉTODOS:
As atividades foram realizadas no período de 10 a 14 de setembro de 2012 na E.M.E.F. Odila de Sousa, localizada no bairro Mutirão em Altamira-PA, nos turnos matutino e vespertino. Foram participantes 87 alunos do segundo ano do ensino fundamental. Os temas trabalhados foram higiene pessoal, parasitoses, alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente. Como recursos didáticos foram utilizados: fantoches, quebra-cabeça, jogo da memória, fluxogramas, pinturas, confecção de modelos a partir de garrafa pet (vasinho anti-dengue e filtro doméstico d`água) e vídeos. Durante as abordagens estimulou-se a participação nos debates, divisão de tarefas e de materiais e socialização dos modelos confeccionados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A utilização de atividades lúdicas para a abordagem dos temas de Higiene e Saúde configura um método eficiente, uma vez que ao longo do projeto observaram-se mudanças nos hábitos, principalmente relacionados a higiene pessoal e isto pode ser creditado ao fato de que através da brincadeira a criança aprende, confere habilidades, proporcionando ao mesmo tempo o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e atenção (SENA; AYRES, 2010).
Com as temáticas parasitoses e cuidados com o meio ambiente foi observado maior envolvimento dos participantes e o desejo de manifestar suas opiniões, hábitos e observações da realidade. O público carente convive com naturalidade com os problemas sociais e ambientais, pois várias vezes foram relatadas práticas de higiene equivocadas.
As atividades manuais, que exigiam maior envolvimento dos alunos, trouxeram melhores resultados e assimilação das informações ressaltadas, cenário confirmando Hutim (2010, p.6) que coloca que “A atividade lúdica é muito importante para o desenvolvimento infantil, ela nos possibilita a desenvolver vários aspectos [...] como o [...] cognitivo e criativo etc”. Além disso, a utilização de jogos com esta faixa etária foi estratégica, pois durante as competições foi facilitado o trabalho em grupo e a divisão de tarefas.
CONCLUSÕES:
As atividades lúdicas são recursos pedagógicos fascinantes, pois proporcionam uma aprendizagem prazerosa e significativa. Com as atividades desenvolvidas conseguiu-se observar que houve aprendizagem e mudança de atitude, o que nos mostra o quanto o lúdico pode auxiliar na abordagem teórica de assuntos de Higiene e Saúde com crianças em séries iniciais.
Tendo em vista isso, não podemos deixar de destacar a importância dos professores de ciências dessas séries ensinarem com o auxílio destas práticas de forma a desenvolver nos alunos os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, além de facilitar o acesso aos modelos teóricos. Por meio dessas práticas, foi possível perceber o quanto nossas crianças necessitam de um ensino diferenciado, pois muitas delas vivem em precárias condições de vida e a escola passa a ser o lugar onde poderão se sentir mais felizes e amparadas.
Palavras-chave: Brincadeira, Desenvolvimento da criança, Aprendizagem.