65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Desenvolvimento e aplicação de kits didáticos para aulas de biologia no ensino médio
Ana Maria de Melo e Silva Batista - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – IF Sudeste MG- câmpus Barbacena
Angélica Forsan Ferreira - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – IF Sudeste MG- câmpus Barbacena
Eloisa de Jesus Alves - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – IF Sudeste MG- câmpus Barbacena
Maria de Lourdes Ribeiro Nesio - Profa. de Biologia- Supervisora do PIBID- Escola Estadual Henrique Diniz
Elisa Aiko Miyasato - Profa.- Coordenadora de área - PIBID-IFSudeste MG- câmpus Barbacena
INTRODUÇÃO:
Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) apresentam como propostas de métodos de ensino de biologia experimentação, estudos do meio, projetos, jogos, seminários, debates e simulação de experimentos. Apesar dessas orientações e dos constantes avanços da ciência e das tecnologias observa-se que o ensino de Biologia e Ciências permanecem ainda, restritos às aulas expositivas com mínima participação do aluno (LEPIENSKI, 2007). A passividade dos alunos representa uma das grandes desvantagens das aulas expositivas devido ao decréscimo de atenção dos ouvintes durante a aula (KRASILCHICK, 2008). Estudos do Project Kaleidoscope (1991 citado por KRASILCHICK, 2008) indicam que dez minutos é o tempo de atenção que os alunos dão a uma exposição. Esse dado mostra a necessidade de novas propostas didáticas que estimulem a participação dos alunos nas aulas expositivas e promova o melhor desenvolvimento da aprendizagem. Nesta perspectiva, para introduzir o tema insetos foram elaborados kits didáticos para serem utilizados durante a aula expositiva dialogada para proporcionar maior participação dos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivos desenvolvimento de kits didáticos e sua aplicação na aula expositiva dialogada para possibilitar maior participação dos alunos e contribuir para uma aprendizagem significativa.
MÉTODOS:
A proposta didática foi elaborada pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Sudeste MG, Barbacena, integrantes do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e aplicada em uma aula na Escola Estadual Henrique Diniz para três turmas do segundo ano do ensino médio.
Foram confeccionados dois kits didáticos. O primeiro kit didático constava de exemplares de aranha, escorpião, larva de mariposa, besouro, percevejo, exúvia de cigarra e concha de bivalve que foram montados sobre algodão e acondicionados individualmente, dentro de placas de petri.O segundo kit didático eram modelos didáticos de insetos de diferentes ordens, confeccionados com tecidos, arames, meias e garrafas plásticas.
Para aplicação da proposta didática, inicialmente, os alunos foram divididos em seis grupos. Utilizando o primeiro kit, cada grupo identificou os exemplares que considerava inseto. Posteriormente, foram apresentadas as principais características dos insetos.
Na segunda etapa foi distribuído um modelo didático de inseto para cada grupo e questões para iniciar as discussões associadas à diversidade de insetos, ao hábito alimentar e a importância no jardim. Finalizando a atividade, cada grupo elaborou perguntas que tinham curiosidades acerca dos insetos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A utilização do primeiro kit possibilitou obter dados do conhecimento prévio dos alunos. Dos dezoito grupos que participaram das atividades, todos classificaram besouro e percevejo como insetos. Exoesqueleto de cigarra, larva de mariposa e aranha foram identificados como insetos, respectivamente, por dezessete, quatro e nove grupos. Todos os grupos não incluíram escorpião e concha de bivalve no grupo dos insetos. De maneira geral, os alunos sabem diferenciar os insetos de outros animais, mas aranhas são comumente confundidas com insetos. A larva de mariposa não foi identificada como inseto, provavelmente, devido à semelhança do aspecto morfológico com outros invertebrados. A maioria não observou a ausência do corpo da cigarra na exúvia.
Na segunda etapa foram obtidos os seguintes resultados: todos os grupos relacionaram a diversidade de estruturas bucais aos hábitos alimentares; um grupo respondeu que os insetos são prejudiciais para o jardim; a maioria respondeu que os insetos não são prejudiciais ao jardim, sem apresentar justificativas; e três grupos explicaram o benefício dos insetos através da polinização. O modelo didático possibilitou uma observação detalhada e tridimensional. Muitas questões elaboradas pelos grupos, não são explorados nos livros didáticos.
CONCLUSÕES:
Os dois kits didáticos foram confeccionados com material de baixo custo e apresenta um potencial para tornar a aula expositiva mais dinâmica. A observação direta do material biológico e dos modelos didáticos estimula a percepção de detalhes e instiga a curiosidades. As atividades em grupo e aula expositiva dialogada propiciam maior interação aluno-aluno e aluno-professor, favorecendo a participação, auxiliando o professor no diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos e contribuindo para uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: kits didáticos, modelo didático, aprendizagem.