65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
A Disciplina Química na Faculdade de Medicina da Bahia: um estudo a partir das teses e memórias médicas no século XIX
Kédima Ferreira de Oliveira Matos - Depto. de Educação e Farmácia - UNIBAN
INTRODUÇÃO:
O desejo de estudar a presença da Química nas Escolas Superiores no século XIX conduziu esta pesquisa à Bahia lugar que abrigou a primeira Escola de Medicina do Brasil.
Para se entender como se deu a presença da Química, é necessário levar em consideração todas as suas especificidades na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB). Não sendo possível seguir uma linearidade de informações, pois as pesquisas nos arquivos, como se sabe, têm seus entraves. Exatamente, por isso, que as teses de concurso, teses de doutoramento e as das Memórias Históricas, foram a nossa fonte primária para a construção de nosso trabalho. As anotações dos professores catedráticos da Faculdade de Medicina, as Memórias escritas a cada ano por seus acadêmicos bem como as teses e concursos são documentos valiosos para se entender o percurso destas ciências no Brasil na segunda metade do século XIX e para conhecer aqueles que ministravam a Química, bem como os problemas relacionados a este estudo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal deste trabalho é perceber a presença da Química, enquanto disciplina, e como a mesma foi sendo incorporadas ao curso de medicina na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) na segunda metade do século XIX.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido a partir de consultas às fontes primárias, - as memórias históricas e as teses - existentes no memorial de medicina da cidade de Salvador .
Ao lermos as memórias, encontramos vários comentários sobre o funcionamento das disciplinas, bem como as dificuldades em lecioná-las. As memórias, de certa forma e em muitos casos, tinham se tornado espaço no qual os mestres da FMB descreviam seus desabafos. Através das informações obtidas nestas memórias, foi possível perceber a existência da disciplina de Química, quem foram os seus mestres e o período em que lecionaram esta disciplina. As teses encontradas nos serviram para ter uma visão geral das disciplinas ministradas anualmente e destas mereceu destaque, a química e a mineralogia. As Teses de Concurso, às quais tivemos acesso no Memorial de Medicina da Bahia, nos serviram para compor o que faltava na montagem de como, poderia ter sido ensinada estas disciplinas, de como foi se estruturando na FMB.
A apresentação das idéias contidas nestas Teses de Concurso, ligadas ao ensino da química, tinha como finalidade deixar o leitor a par das discussões, carregadas de questões filosóficas, que ocorriam naquele período, na FMB.
O currículo do curso médico, neste período, era abrangente. As disciplinas que faziam parte do conteúdo da Faculdade de Medicina da Bahia contribuíram para a diversidade dos temas ali estudados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para os autores das memórias médicas, o ensino de química tinha um caráter prático e deveria ser assim seu ensino e por isto mesmo sempre apontavam a falta de laboratórios específicos como sendo um grande problema para a melhoria do ensino de química.
A primeira tese que tivemos contato foi sobre Ácido Oxálico e Princípios Immediatos dos Vegetais, elaborada pelo Dr. França em 1838. Esta tese se destinou à obtenção da cadeira de Química Médica e Princípios elementares de Mineralogia. Esta tese diz respeito, exclusivamente, ao campo da Química e tem por base Berzelius, expondo a composição e uso dos diversos produtos e substâncias úteis à medicina.
Uma tese interessante destacar aqui foi publicada em 1857, Os melhoramentos materiais de um país se poderão realizar sem os conhecimentos fornecidos pela química? Seu autor o professor e médico, Guimarães, divide-a em duas partes. Na primeira, conta a História da Química e, na segunda, discute o tema proposto. Na segunda parte de seu trabalho, procurou discutir sobre as aplicações práticas da Química, apresentando a importância da química não só no curso de medicina, como base para o mesmo, mas chegando a discutir a sua importância para o desenvolvimento do país. Estas e outras teses nos revelaram que a química tinha um espaço que se definia e se ampliava na Faculdade de Medicina da Bahia.
CONCLUSÕES:
A documentação pesquisada para este trabalho mostra-nos que até se chegar à criação de um curso de Química, há um percurso longo em que, sem dúvida alguma, a Escola de Medicina da Bahia, cujas origens datam de 1808, deve ser o ponto de partida.
A Química vai ganhando nesta instituição cada vez espaço e sua importância vai consolidando-se de maneira que se torna indispensável à criação de institutos e ambientes nos quais seus estudos se tornem cada vez mais significativos.
Palavras-chave: História da Química, Ensino e História da Ciência, Epistemologia.