65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS CODÓ SOBRE A SUSTENTABILIDADE DO RIO ITAPECURU
Rosimeire Cavalcante Gomes - Aluna do curso Técnico em Meio Ambiente – IFMA Campus Codó
Rebeca Reis Carvalho - Profa. Esp./Orientadora - Depto de Ensino – IFMA campus Codó
Míria Grasiele Casado da Silva - Aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente – IFMA Campus Codó
Maria Roselane Alves Oliveira - Aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente – IFMA Campus Codó
Francisco Magalhães de Morais - Aluno do curso Técnico em Meio Ambiente – IFMA Campus Codó
INTRODUÇÃO:
A concepção de sustentabilidade não pode ser reducionista e aplicar-se apenas ao crescimento/ desenvolvimento, como é predominante nos tempos atuais. Ela deve cobrir todos os territórios da realidade que vão das pessoas, tomadas individualmente, às comunidades, à cultura, à política, à indústria, às cidades e principalmente ao Planeta Terra. Sustentabilidade é um modo de ser, e de viver que exige alinhar as práticas humanas às potencialidades limitadas de cada bioma e às necessidades das presentes e das futuras gerações (BOFF, 2012). Apesar de suas riquezas, o rio Itapecuru, localizado no município de Codó-MA, perdeu 73% do seu volume de água, projetando para o futuro expectativas nada animadoras. A única forma de reverter sua tendência à exaustão é a aplicação de medidas enérgicas, no sentido de preservar as matas ciliares, evitar o assoreamento, acabar com o despejo de resíduos sólidos, inibir a pesca predatória e racionalizar o uso das terras localizadas às suas margens (MACEDO, 2005). Nesse contexto, o problema da pesquisa foi relatar os impactos ambientais existentes na região do rio Itapecuru, no perímetro urbano da cidade, abalizado na percepção dos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFMA - Campus Codó.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa surgiu da necessidade de se conhecer a percepção dos alunos sobre os problemas ambientais existentes na região do rio Itapecuru, principalmente aqueles provenientes das atividades antrópicas, para, posteriormente, sensibilizá-los quanto à adoção de uma nova postura de conservação desse rio, pautada nos princípios da sustentabilidade ambiental.
MÉTODOS:
A pesquisa teve como foco a área urbana do rio Itapecuru, localizado no município de Codó, pertencente à bacia hidrográfica que leva o mesmo nome do rio, historicamente considerado como um dos mais importantes do Estado, constituía-se como principal via de transporte de pessoas e escoamento da produção. Atualmente é fonte de abastecimento de água de mais da metade da população maranhense, além de atender às atividades de agricultura, transporte, pesca, recreação e outras, como lavagem de roupas pela comunidade ribeirinha. Durante a investigação utilizou-se como metodologia pesquisas bibliográfica e de campo, com leituras sobre o tema, registros fotográficos, visitas in loco, e posteriormente foi realizada a aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas semi-estruturadas, no qual o levantamento dos dados analisados foi de fundamental importância para o êxito da pesquisa. O universo pesquisado foram os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó, que cursavam as séries de 1º, 2º e 3º anos, que após a contextualização da teoria com a prática, vivenciada através da sala de aula e uma visita técnica ao local pesquisado, de maneira espontânea, foram convidados a responderem aos questionários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram aplicados 67 (sessenta e sete) questionários com os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente. Desses, 41,8% eram do sexo masculino e 58,2% do sexo feminino. Dos entrevistados, no que se refere ao significado do termo sustentabilidade, 97% definiram-no corretamente. Quanto ao questionamento se há algum tipo de atividade sustentável na área visitada, 100% disseram que não. Também houve unanimidade em relação à existência de impactos ambientais na área, onde 100% disseram que existiam. Dentre esses impactos, foram citados respectivamente: o desmatamento, o assoreamento, as queimadas, a erosão, a poluição do rio (lixo, esgotos industriais e domésticos), a perda da mata ciliar, a contaminação dos lençóis freáticos e a poluição do solo (plástico, ferrugens, isopor, pneus). Quanto às leis que regem o código florestal, cerca de 86,6% dos alunos responderam que “conhecem” essas leis, enquanto que 13,4% responderam que “desconhecem”. Sobre as atividades ambientalmente sustentáveis que podem ser desenvolvidas na área, 92,6% disseram que há atividades que podem reverter o quadro da situação em que se encontra o rio Itapecuru devido aos impactos ambientais existentes e 7,4% dos alunos não vislumbraram qualquer atividade que possa colaborar com o processo de recuperação da região do rio.
CONCLUSÕES:
De acordo com a análise dos dados pesquisados a sustentabilidade é a base para a aquisição dos “conhecimentos ambientais” no ambiente escolar pesquisado, pois concernente aos dados mencionados no decorrer deste trabalho, comprovou-se que a maioria dos alunos entrevistados conhece e estão familiarizados com a questão da conservação, da preservação, portanto, da sustentabilidade do meio ambiente, o que vai de encontro com a conquista e a realização dos objetivos desta pesquisa. Das soluções apresentadas pelos entrevistados para esses problemas ambientais na área do rio Itapecuru podemos citar: o reflorestamento/recuperação da mata ciliar; a sensibilização do poder público, da população em geral e do entorno da área; a proibição de práticas agrícolas às margens do rio; a implantação de sistemas de gestão ambiental para melhor manejo da área; a ampliação da rede de tratamento de esgoto do município; a implantação de coleta seletiva, bem como a criação de uma usina de reciclagem; a restauração do riacho água fria (riacho existente na cidade que se encontra poluído e quase na situação de efluente e que desagua diretamente no rio Itapecuru) e a implantação de atividades de Educação Ambiental na escola, através de palestras de sensibilização e motivação.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Impactos Ambientais, Educação Ambiental.