65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A INFLUÊNCIA DAS VIAS DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÃO PARA O CRESCIMENTO INDUSTRIAL DA REGIÃO TOCANTINA.
Adriana Gomes De Oliveira - Depto.História e Geografia- UEMA /CESI
Francisco Robério Dos Santos Souza - Depto.História e Geografia- UEMA /CESI
Jéssica Zyliana Amaral Rocha - Depto.História e Geografia- UEMA /CESI
Maria José Brito Almeida - Depto.História e Geografia- UEMA /CESI
Raimundo Flávio Gonçalves Da Silva - Depto.História e Geografia- UEMA /CESI
INTRODUÇÃO:
Ao analisar o fenomenal crescimento da cidade de imperatriz e por extensão da Região Tocantina. Nota-se a marcante presença dos meios de transporte influenciando o desenvolvimento tanto econômico como demográfico dessa região. De fato desde tempos remotos as vias de transporte e de comunicação vem trazendo desenvolvimento e crescimento para regiões diversas em diferentes partes do globo. Como exemplo podemos citar o império persa que através de uma vasta rede de estradas interligadas a capital ás vastas e remotas províncias, conseguiu manter a unidade e a integração do império e consequentemente o seu desenvolvimento. Assim trazendo para a realidade Brasileira podemos perceber o papel importante desempenhado pelas redes de transportes principalmente a partir da década de 50 e 60 do século passado, para a integração e comunicação entre as diversas regiões do país .
OBJETIVO DO TRABALHO:
4.1 OBJETIVO GERAL Conhecer a relação existente entre os meios de transporte e comunicação e o desenvolvimento da cidade de Imperatriz ,analisando a influência desses meios para o fortalecimento de sua economia. 4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS Analisar a importância do rio Tocantins para a economia de Imperatriz e das demais cidades que compõem a Região Tocantina.
MÉTODOS:
Os estudos de natureza científica devem se fundamentar num instrumento metodológico condizente com a realidade a ser estudada. Nesta pesquisa objetivou-se por trabalhar com a abordagem marxista. Segundo Trivinos (1987) esta abordagem:
[...] Compreende, precisamente, três aspectos principais: o materialismo dialético que é a base filosófica do marxismo e como tal tentativa de buscar explicações coerentes, lógicas e racionais para os fenômenos da natureza, da sociedade e do pensamento, o materialismo histórico é a ciência do marxismo que estuda as leis sociológicas que caracterizam a sociedade e a economia política. (TRIVINOS, 1987, p.49)
Os tipos de metodologias e as técnicas de pesquisas escolhidas para este trabalho contribuiu positivamente para o bom andamento do nosso trabalho, pois, tornou a obtenção de dados prática e colocou os pesquisadores diretamente com a fonte de pesquisa e colaborou para termos uma visão mais critica da realidade em vários aspectos sociais do objeto de estudo trabalhado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao final das pesquisas relacionadas a esse trabalho, podemos verificar uma significativa transformação na economia imperatrizense e também na economia das demais cidades que formam a região Tocantina, no período que se inicia a partir da segunda metade do século XX. Esse período é caracterizado principalmente pelos pesados investimentos do governo brasileiro na área da infra-estrutura. A abertura de novas estradas e rodovias permitiu a integração de diversas áreas do país com os principais centros políticos e econômicos incluindo ai a recém formada capital federal. A cidade de Imperatriz foi amplamente beneficiada com esse projeto de integração. A BR 010, conhecida como Belém-Brasília que corta a cidade e une a região com os principais pólos econômicos do país tem um papel bastante relevante para seu desenvolvimento econômico e crescimento demográfico.
Nesse trabalho objetivou-se demonstrar de forma irrefutável a influência da BR 010 e das demais vias de transporte (terrestre, ferroviário e fluvial) para o desenvolvimento de imperatriz e cidades circunvizinhas. Durante as pesquisas, observou- se a grande quantidade de mercadorias que circulam por essas cidades e o fluxo de pessoas envolvidas nessas atividades. Esse contingente de pessoas abrange não só aquelas diretamente ligadas com o transporte das mercadorias, mas também todas as pessoas envolvidas de forma indireta na comercialização e armazenamento de produtos.
CONCLUSÕES:
Concluímos que o presente artigo reafirma o relevante papel das vias de trasportes e comunicação em geral, para o crescimento econômico e demográfico das cidades que formam a região Tocantina .Tal relevância é notada ao vemos os resultados positivos da implantação de rodovias e acessos ferroviários e fluviais que trouxeram para Imperatriz e cidades circunvizinhas um fluxo cada vez mais acelerado e significativo de pessoas e mercadorias importando a economia e trazendo oportunidades de negócios e lucros para o comercio e o setor industrial. Pois as estradas, ferroviárias e vias fluviais fazem o escoamento de tudo o que é produzido pelas industrias da região e interligam os municípios que formam essa região aos grandes centros urbanos deste país, o que influência diretamente no progresso destas cidades.
Palavras-chave: Metas, Políticas, Mercados.