65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO – CAICÓ/RN
Ana Beatriz de Brito - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Elisiene de Mâcedo Pereira - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Leidy Daiane Araújo Alves - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Maria Fabiana de Souza - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Raiane Silva de Oliveira - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Sandra Kelly de Araújo - Profa. Dra/Orientadora - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
INTRODUÇÃO:
Este é o relato de pesquisa realizada por ocasião do desenvolvimento de projeto de ensino na área de Geografia na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo – Caicó/RN, em 2012, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Este projeto investigou a aprendizagem dos alunos referente ao tema Desenvolvimento Sustentável, em uma perspectiva global, nacional, regional e local. Sendo o assunto polêmico e controverso, foi apresentada aos alunos uma visão geral do conceito Sustentável para a sociedade como um todo, compreendendo que sustentável quer dizer conservador de algo, suster-se. Buscamos, a partir do que foi exposto a visão do aluno acerca do tema tratado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa foi analisar a compreensão dos alunos acerca dos conhecimentos relativos ao tema desenvolvimento sustentável a partir de suas visões de mundo expressas através de suas participações durante as aulas de Geografia desenvolvidas no âmbito do PIBID.
MÉTODOS:
A pesquisa participante foi a base metodológica responsável pela investigação da aprendizagem dos alunos referente ao tema Desenvolvimento Sustentável. A adoção dessa metodologia qualitativa permitiu a problematização do tema a partir da exposição de fontes diversas e contraditórias sobre o assunto. Durante o processo metodológico, foram feitas diversas indagações e perguntas sobre a temática a exemplo de: “O que é sustentabilidade?”, “Onde surgiu esse conceito?”, “Por que empresas pregam o desenvolvimento sustentável e praticam o contrário?” “Quais os pontos positivos e negativos relacionados a esse tema?” “Para que servem as Conferências internacionais do Meio Ambiente?”, dentre outras. A partir da discussão, os alunos foram convidados a formarem grupos e apresentar suas conclusões em cartazes expondo suas opiniões sobre o tema estudado ilustrando imagens relacionadas ao desenvolvimento sustentável retiradas de revistas, jornais e periódicos. Os cartazes eram compostos de imagens e pequenos textos argumentativos idealizados em grupo e debatidos em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa permitiu identificar a forte influência das mídias na formação de conceitos relacionados ao tema entre os alunos, ou seja, a maioria deles tem uma visão muito centrada na opinião dos meios de comunicação, seja da televisão ou através de notícias geradas na internet. Nosso papel foi ampliar essa visão midiática, não que a nossa opinião deva prevalecer sobre os meios de comunicação, mas apresentamos os dois lados do debate, nem sempre o que vemos na TV, por exemplo, deve ser tomado como verdade absoluta. Nesse sentido, cabem a nós, cidadãos críticos, optarmos pelo que denominados ser mais aceito. Seguindo essa linha de pensamento, nossa pesquisa e atividades decorrentes dirigidas aos alunos foram realizadas de maneira reflexiva, em que os alunos pudessem abstrair não só o conteúdo em si, mas a visão de diferentes fontes sobre o assunto tratado, construindo uma opinião crítica. Ao final do trabalho os alunos expuseram suas produções em forma de cartazes na referida escola, composto pelos componentes, nomes dos palestrantes, imagens e idéias.
CONCLUSÕES:
Consideramos que o nosso objetivo foi alcançado, no sentido da investigação acerca da construção do pensamento crítico e na formação de visões sobre a temática desenvolvimento sustentável. O resultado foi bastante satisfatório, tanto que os alunos não queriam mais sair do ambiente de sala de aula sem que antes finalizassem tudo com clareza. Notamos que a “empolgação” e a “vontade” eram de extrema força. As aulas dialogadas e as atividades foram de extrema relevância e importância para o entendimento do tema em sua perspectiva global, nacional, regional e local, fazendo com que os alunos se colocassem nesse “sistema”, onde parece ser tão abstrato nosso papel. Mas, que eles percebam a grande força que nós temos de mudar pensamentos, atos e controvérsias, que eles podem e devem interpretar, julgar e fazer oposição a tudo que estiver em pauta no mundo, no Brasil, no Nordeste ou em Caicó. E, cabe a eles, não só ver e escutar uma notícia, mas investigar, buscar informações acerca do assunto, seja sobre o Desenvolvimento Sustentável ou sobre a Miséria no Brasil. Contudo, deixamos neles, os alunos, o que nós queremos passar para eles: criticidade, reflexão, investigação, interpretação e construção de opinião.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Ensino de Geografia, Aprendizagem.