65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
ANÁLISE DA ROTULAGEM DE MARCAS COMERCIAIS DE MACARRÃO INSTANTÂNEO
Renato Silva Araujo - Aluno do IFMA Campus Zé Doca
Jean Aquino de Araújo - Aluno do IFMA Campus Zé Doca
Francisca Luana Silva Araujo - Aluno do IFMA Campus Zé Doca
Mayara Dutra Machado - Aluno do IFMA Campus Zé Doca
Maria Ariane Duarte da Silva - Aluno do IFMA Campus Zé Doca
Josyanne Araújo Neves - Professora do IFMA Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
Estudos relatam significativas mudanças nos hábitos alimentares devido à crescente modernização. A demanda por produtos com nomenclaturas como “instantâneos”, “semiprontos” ou “prontos para o consumo”, incentivam indústrias alimentícias a desenvolverem produtos nesse setor. Um dos mais populares são os macarrões instantâneos (SILVA; DUTRA, 2012).
Os macarrões instantâneos possuem nutrientes variados e fácil preparo, aspecto esse relevante na escolha do produto. Uma sopa é habitualmente uma preparação de digestão simples em decorrência dos nutrientes que contém (STEVANATO et al., 2007).
De acordo com o Artigo 6, da lei 8078/90 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor) os rótulos visam fornecer informações referentes a qualidade e riscos que os produtos podem apresentar. É de responsabilidade da indústria alimentícia assegurar ao consumidor o acesso às informações sobre o produto que estão adquirindo (LOBANCO, 2007).
O Ministério da Saúde define rotulagem nutricional como estratégia para a redução dos índices de obesidade e doenças crônicas associadas aos hábitos alimentares da população, para isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA tornou obrigatória a rotulagem nutricional dos alimentos comercializados (ALMEIDA, 2004; LOBANCO, 2007).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se a partir do presente trabalho, analisar rótulos de macarrão instantâneo, tendo como parâmetro a legislação vigente.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento do presente estudo foram coletadas dez amostras de cinco marcas comerciais de macarrão instantâneo provenientes de supermercados da cidade de Zé Doca, Maranhão, sendo que essas foram elegidas conforme disponibilidade no comércio local. De cada marca foram adquiridas duas embalagens com diferentes lotes e datas de fabricação, onde foram codificadas da seguinte forma: A1; A2; B1; B2; C1; C2; D1; D2; E1; E2. Para o estudo visual dos rótulos das amostras, aplicou-se, o check-list desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) especificamente para análise da rotulagem geral de alimentos a fim de verificar a conformidade das embalagens (BRASIL, 2012). Para análise da rotulagem nutricional utilizou-se as RDC’s 359/03 e 360/03.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quanto à análise da rotulagem geral dos macarrões instantâneos averiguados, observou-se conformidade dos itens verificados à legislação vigente, exceto duas amostras que não apresentaram o prazo de validade, sendo essas do mesmo fabricante (amostras D1 e D2). O prazo de validade é um item obrigatório no rótulo dos alimentos, item esse, que visa determinar se o produto está apto para consumo com base em seu tempo de prateleira (MARTINEZ, 2010).
As porcentagens de conformidades (C), não conformidades (NC) e não se aplicam (NA) encontradas nos rótulos de embalagens de macarrão instantâneo referentes à rotulagem nutricional foram, respectivamente: amostras A1 e A2 - 47%, 41% e 12%; amostras B1 e B2 - 39%, 47% e 14%; amostras C1 e C2 - 44%, 44% e 12%; amostras D1 e D2 - 36%, 42% e 22%; e amostras E1 e E2 - 47%, 42% e 11%. Pôde-se verificar que as amostras do mesmo fabricante não diferiram entre si, apesar de serem provenientes de lotes diferentes, o que evidencia emprego de padronização rotular e controle de qualidade industrial.
A rotulagem de alimentos deve conter todas as informações necessárias para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Desse maneira devem apresentar validade, ingredientes, lote, a rotulagem nutricional entre outros (MARTINEZ, 2010).
CONCLUSÕES:
Os rótulos das marcas de macarrão instantâneo exibiam não conformidades, o que lesa o direito de informação do consumidor.
Palavras-chave: Hábitos alimentares, Rotulagem nutricional, semiprontos.