65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
CAPITAL SOCIAL: UMA ANÁLISE PARA ENTENDER AS DIFERENÇAS DE DESENVOLVIMENTO ENTRE OS MUNICÍPIOS DO LITORAL PARANAENSE
Priscila Portz - Graduanda Serviço Social/PET Litoral Social/Universidade Federal do Paraná – Set
Mayra Taiza Sulzbach - Professora/ Doutora/Orientadora/Tutora/PET Litoral Social/Universidade Federal d
INTRODUÇÃO:
A concepção de capital social é uma noção teórica, de utilização recente na literatura, nas pautas do governo, organizações não governamentais (ONGs) e nos organismos internacionais. Esta começou receber destaque a partir do debate sobre desenvolvimento local, desencadeado pela publicação do livro Making Democracy Work, de Robert D. Putnam, em 1993. No Brasil, a quantidade de trabalhos publicados sobre o tema vem proliferando nos últimos anos, mesmo havendo dúvidas sobre como mensurar ou conceituar capital social. Segundo Putnam (2005), capital social refere-se a elementos de organização social como redes, normas e confiança, que facilitam a coordenação e a cooperação em benefício recíproco. A presença do capital social em dado território é determina historicamente pelas práticas culturais acumuladas por sua população. Segundo Castilhos (2001), o Estado cumpre uma função importante para a formação do capital social, ou seja, desenvolve a função “coercitiva” ou “protetora” das relações sociais geradoras de capital social. As evidências históricas indicam que os fatores socioculturais, como tradições cívicas, capital social e práticas colaborativas, têm o papel decisivo na explicação das diferenças regionais (PUTNAM, 2000). Mesmo com as dificuldades de medição do capital social, buscou-se analisa-las nos municípios do Litoral paranaense.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente resumo traz os resultados de uma pesquisa, que teve por objetivo analisar o Capital Social nos sete municípios do Litoral paranaense, para entender as diferenças de desenvolvimento entre eles.
MÉTODOS:
Como instrumento de análise foi observado três espaços de relação social nos municípios: associações e clubes; condomínios e instituições religiosas. Para melhor compreensão sobre o Capital Social, foram feitas pesquisas bibliográficas, web gráficas e um estudo analítico de textos oficiais do tema, com referenciais teóricos em dimensão nacional e estrangeira, destacando fatos desde a origem do termo à sua intensificação nos debates públicos. Como instrumento de análise foi observado três espaços de relação social nos municípios do Litoral do Paraná, no ano de 2010: associações e clubes; condomínios e; instituições religiosas. Também fora levantado fatos da história de cada município (num processo cuidadoso e com bastante riqueza de detalhes), comparando a organização social hoje existente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base nos estudos realizados, análise dos espaços de relações sociais e após o processo de comparação organizacional dos sete municípios litorâneos, foi possível estabelecer alguns resultados sobre as causas das diferenças locais, entre eles que nos municípios praianos (Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná), onde a população local vive na expectativa da chegada de residentes de veraneio, as relações sociais são menos intensas. Os clubes e associações existentes estão a serviço dos não residentes. Nos municípios onde não há expectativas de não residentes as relações internas, baseadas nos compromissos religiosos são mais intensos, como no município de Guaraqueçaba.
CONCLUSÕES:
Através da análise dos espaços de relações sociais existentes em cada município, foi possível observar diferença que caracterizam os municípios. A emancipação política destes também auxilia no processo de amadurecimento organizacional e cívico, mas a historicidade local não chega a criar conexão com a população residente. Constata-se que seis dos sete municípios, possuem relação externa de dependência da população sazonal, enfraquecendo os locais-encontros de relações sociais, não há reciprocidade continuada. Pois num dado município pode ser encontrado capital social em apenas alguns locais-encontros de relações sociais, existindo essa diferença interna. Porém em outros municípios, devido sua maturidade cultural e cívica pode-se perceber, maior ligamento entre os moradores, aparecendo maior os traços de capital social.
Palavras-chave: Reciprocidade, Capital Social, Desenvolvimento..