65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O ESPAÇO DA BIBLIOTECA ESCOLAR: DISPONIBILIDADE DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA - ALAGOAS.
Poliana Ferreira dos Santos - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Deisiane Pereira dos Santos - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Neuza Pereira de Oliveira Silva - Profª Supervisora do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Maria Lusia de Morais Belo Bezerra - Profª Msc. Coord. do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
INTRODUÇÃO:
Com base em observações “ in loco”, proporcionadas pelo PIBID, um problema frequente observado nas escolas públicas é a falta de interesse dos alunos pela leitura. “Uma biblioteca bem organizada, especialmente construída ou reformada para acolher livros e seus leitores é, com certeza, o primeiro estímulo para a leitura” (PEREIRA et al. apud NEVES; RAMOS, 2010, p.4). Assim a “qualidade e a diversidade dos materiais que compõem o acervo são as primeiras características biblioteconômicas exigidas para a biblioteca escolar” (NEVES; RAMOS 2010, p.5). Ainda segundo esses autores outro problema intrabibliotecário são as inadequações do espaço e a falta de um profissional qualificado para o zelo do acervo, que inviabiliza a utilização do espaço pelos leitores. Para Fragoso (2002, p.125) “no Brasil como em todo os chamados “países em via de desenvolvimento”, a questão não é apenas o quê se lê atualmente, mas quantos estão lendo”, e nesse contexto para Alves (2011, p.9) “a formação de leitores é um grande desafio, diante da sociedade globalizada, com informações disponíveis em todos os lugares e fontes, que seduz não só adultos, mas também as crianças e adolescentes”. A fim de promover uma melhor compreensão de conceitos biológicos é importante estimular hábitos de leitura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi analisar a disponibilidade de material bibliográfico impresso diversificado para o ensino de Biologia e a infraestrutura da biblioteca na Escola Pública Estadual Lions Club, localizada no município de Arapiraca, Alagoas.
MÉTODOS:
No período de novembro de 2012 a fevereiro de 2013 foi realizado o levantamento dos títulos existentes no acervo da Biblioteca da Escola estadual Lions Club. Através do livro de registro existente na biblioteca foi possível verificar a frequência de acesso aos exemplares relacionados a conteúdos de Biologia pelos estudantes da escola durante o período de 2010 a 2012. Os títulos foram quantificados diretamente nas prateleiras e separados de acordo com a sua classificação em didáticos e paradidáticos. Informações como autoria, editora, edição e o ano de publicação foram coletadas. Alguns títulos não estavam dentro dessa classificação sendo agrupados em outra categoria constituídas por obras de referência como os Dicionários, as Enciclopédias, obras de periódicos onde estão às revistas com ênfase em áreas como saúde e meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatou-se a disponibilidade de 39 títulos para a disciplina de Biologia na biblioteca escolar. Destes, 66,6% compreenderam obras Didáticas, 20,5% Paradidáticos, 12,8% obras de Referência. Durante o período compreendido entre 2010 e 2012 foram retiradas da biblioteca apenas dez obras de Biologia, sendo duas obras de Referência, das quais uma foi retirada quatro vezes, e a outra uma vez; cinco títulos de obras paradidáticas, dois livros Didáticos e um periódico, retirados uma vez cada título. Foi observado que o espaço destinado à biblioteca apresentava-se inadequado, acomodando livros, mesas e estantes de forma desordenada. Constatou-se a falta de profissional responsável pelo acesso dos alunos ao acervo tornando-se um espaço ocioso. A procura pelos títulos foi baixa, confirmando a fala de Fragoso (2002) quando retrata que “por inúmeras razões, as bibliotecas escolares brasileiras estão ainda longe de cumprir sua importantíssima função no sistema educacional”. Segundo Alves (2011) é “importante aprender Biologia na escola básica, uma vez que esses conhecimentos permitem compreender melhor o mundo vivo e a atuação do ser humano nele [...]”, portanto, a leitura é fundamental para fornecer subsídios aos alunos, dando a possibilidade de uma formação com qualidade.
CONCLUSÕES:
A partir dos dados levantados, foi possível verificar que não há uma quantidade satisfatória de material diversificado impresso na biblioteca escolar e que a procura pelos poucos títulos disponíveis é quase inexistente. Analisando a infraestrutura percebe-se que quando essa carência de obras é unida a falta de espaço físico adequado e um profissional preparado para lidar com as necessidades diárias da biblioteca escolar. Obtém-se uma sequência de fatores que não são favoráveis em nada no letramento e desenvolvimento dos alunos enquanto leitores e pesquisadores ativos. Dessa forma os alunos não conseguem ter um bom desempenho na escrita e na interpretação de textos, não compreendendo a importância de um bom acervo em sua biblioteca escolar. A formação de bons leitores é importante, pois os alunos passam a enxergar o mundo de outra forma, e passam a ter argumentos para encarar um diálogo ou mesmo vencer as limitações que são impostas diariamente a todos nós. Assim, é fundamental que a escola se preocupe com o acervo da biblioteca, pois é nesse espaço que se encontra um mundo de oportunidades para os jovens que buscam a apropriação dos saberes.
Palavras-chave: Letramento, Acervo didático, Ciências Biológicas.