65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O USO DO GOOGLE EARTH COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM, CAICÓ/RN.
Ana Cláudia Fernandes de Oliveira - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Elenice de Azevedo Macêdo - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Eva Maria Dias de Araújo - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Jonas Lopes de Medeiros - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Luzia da Conceição Oliveira - Depto. de Geografia do PIBID/CERES/UFRN
Sandra Kelly de Araújo - Profa. Dra/Orientadora - Departamento de Geografia/UFRN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho consiste no relato da investigação acerca da utilização de recursos tecnológicos digitais, especialmente o programa Google Earth, entre os alunos do ensino médio de Geografia da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), no município de Caicó/RN, no ano de 2012. O Google Earth é um programa de computador desenvolvido e distribuído pelo Google cuja finalidade é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de fotografias de satélite obtidas em fontes diversas. Esta ferramenta pode constituir-se uma nova prática pedagógica no ensino de Geografia ao possibilitar aprendizagem por parte dos alunos de conteúdos que são abordados em sala de aula, como temas relacionados à localização geográfica e a cartografia, e, principalmente, a possibilidade da produção de conteúdos e sua publicação no espaço virtual através da internet.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O nosso objetivo foi analisar o uso do Google Earth entre alunos de Geografia da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim através de pesquisa participativa para promover o uso do programa como recurso didático em sala de aula e estimular o senso crítico desses alunos, seu raciocínio e desenvolvimento cognitivo.
MÉTODOS:
A análise do uso do Google Earth como recurso didático se deu através da pesquisa participante. Essa modalidade de pesquisa qualitativa permite que pesquisadores e público pesquisado tornem-se parceiros na construção de uma dada decisão. Nesse caso, a integração do Google Earth no processo de ensino-aprendizagem em Geografia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao longo do processo de utilização do Google Earth foi possível promover a capacitação sobre seu uso, bem como sobre o uso de imagens cotidianas a fim de localizar e reconhecer o espaço em que os estudantes estão inseridos. As imagens produzidas foram utilizadas para confecção de um mapa e sua publicação virtual. Tomando por base o Google Earth, um mapa foi ampliado manualmente pelos alunos, onde representava a área espacial correspondente à referida escola. As imagens também foram publicadas virtualmente no fotolog www.panoramio.com/user/eeccam. Desse modo, o Google Earth além de ser um recurso pedagógico inovador, do qual possibilitou aos alunos a produção de conteúdos geográficos, também tornou possível maior êxito na aprendizagem de conceitos básicos que envolvem o ensino de Geografia os quais podemos citar: espaço, paisagem, região, lugar e território. Ainda, através da ampliação do mapa, os alunos adquiriram conhecimento mais aprofundado da linguagem cartográfica. Em síntese, podemos apresentar como resultado principal o domínio e a manipulação do programa Google Earth na aprendizagem de Geografia.
CONCLUSÕES:
A utilização do Google Earth no ensino de Geografia capacita o aluno na compreensão do espaço geográfico. A partir desta ferramenta, o aluno é capaz de extrair dados relevantes do espaço em escala local ou global e formular hipóteses reais com as informações de que dispõe em um mapa. Esta iniciativa foi muito importante, pois teve grande contribuição não só para os alunos que demonstrou grande interesse na temática de como usar o Google Earth na Geografia bem como para toda a equipe de pesquisadores - bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa possibilitou mostrar em tempo real visualizações de bússola, indicações de latitude e longitude, atmosfera, Sol, imagens históricas, superfície d’agua, GPS, limites geográficos, fotos entre outros elementos essenciais para a compreensão da Geografia. Sendo assim este trabalho contribuiu de forma significativa ao colocar à disposição dos alunos e pesquisadores, o conhecimento de novas tecnologias.
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Google Earth, Tecnologia Educacional.