65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ANÁLISE DA REPETIBILIDADE EM DOIS DESCRITORES MORFOLÓGICOS DA SOJA
Fabíola dos Santos Dias - Departamento de Agronomia – CCAA-UFMA
Francisco Charles dos Santos Silva - Departamento de Fitotecnia - UFV
Tuneo Sediyama - Prof. Dr./Orientador Departamento de Fitotecnia – UFV
Lucas Vieira Ferreira - Departamento de Agronomia – UFV
Luiz Renato Cadore - Departamento de Agronomia – UFV
Joana Cristina Missio - Departamento de Agronomia – UFV
INTRODUÇÃO:
Com a promulgação da Lei de Proteção de Cultivares, Lei n°. 9456, em 1997, o número de novas cultivares de soja, vem aumentando a cada safra, sendo a cultura com o maior número de pedidos e o maior número de cultivares protegidos no Brasil. Uma cultivar para ser protegida, deve ser distinta, homogênea e estável, esta ultima etapa também denominada teste DHE. Este teste consiste na avaliação de uma série de características morfológicas e fisiológicas nos diferentes estádios de desenvolvimento da planta. Tais características, denominadas descritores mínimos, são específicas para cada espécie e recomendadas pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC). Atualmente, são utilizados cerca de 38 descritores entre os obrigatórios e os adicionais para comprovar a distinção das cultivares de soja requeridas à proteção. No entanto, estes descritores ainda são insuficientes, isso devido principalmente à estreita base genética da espécie no Brasil.O comprimento do hipocótilo e do epicótilo são eficientes na distinção de genótipos de soja. Entretanto, são poucas as informações mais detalhadas sobre a quantidade de plantas que devem ser mensuradas, para se obter o valor real do indivíduo, com confiabilidade e otimização do tempo de avaliação. Isto é, determinar o número de avaliações necessárias para se estimar a diferença entre os materiais avaliados, de forma que o genótipo selecionado mantenha sua característica nas gerações futuras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se estimar o coeficiente de repetibilidade do comprimento do hipocótilo (CH) e do epicótilo (CE) e determinar o número mínimo de avaliações necessário para predizer o valor real dos genótipos.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa em três experimentos, analisando-se 124 genótipos em cinco repetições no primeiro, 90 genótipos em cinco repetições no segundo e 16 genótipos em dezesseis repetições no terceiro, todos conduzidos em delineamento inteiramente casualizado. As variáveis, (CH) e (CE) foram mensurados no estádio V3 com auxílio de paquímetro digital. A partir das estimativas dos coeficientes de repetibilidade e de determinação obtidos pelos métodos, da análise de variância (ANOVA); componentes principais com base nas matrizes de correlação [CP(correl)] e de variâncias e covariâncias fenotípicas [CP(cov)]; e análise estrutural, com base nas matrizes de correlação intraclasse [AE(correl)] e de variâncias e covariâncias [AE(cov)], foram calculados os números de avaliações necessárias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os coeficientes de repetibilidade, para o CH, variaram de 0,499 a 0,705. O menor valor foi obtido pelo método da ANOVA no experimento 1 e o maior pelo CP(correl) no experimento 3. Enquanto, para o CE, o menor valor (0,562) foi obtido no experimento 2 pelo método da ANOVA e o maior (0,800) no experimento 3 pelo método CP(correl). Tais valores indicam boa correlação entre os valores genotípicos e fenotípos das características nos genótipos avaliados. A magnitude dos coeficientes de determinação, tanto para CH quanto para CE, foram superiores ou iguais a 83,27% por todos os métodos nos três experimentos avaliados.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, que o CH requer menor quantidade de medições em comparação com o CH, para o mesmo nível de confiabilidade. Para o CE, seriam necessárias nove avaliações com base no método da ANOVA, oito com base nos CP(correl), CP(cov) e AE(cov) para confiabilidade de 90%, considerando o maior valor obtido entre os experimentos. Enquanto que para o CH, para um mesmo nível de acurácia (90%), seriam necessárias sete avaliações em todos os métodos.
Palavras-chave: Glycine max (L.) Merrill, Correlação, Distinguibilidade.