65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
Impactos Ambientais no Capibaribe: Uma Contribuição para os estudos sobre a degradação do rio na cidade do recife, Pernambuco.
Ana Gabriela Gomes de Lima - Colégio Adventista do Recife - CAR
Ruama Rhaine Rosa da Silva - Colégio Adventista do Recife - CAR
Camila Micaele Gonçalves Souza - Colégio Adventista do Recife - CAR
Rebeka Salustiano Gomes - Colégio Adventista do Recife - CAR
Vanessa Beatriz Xavier de Albuquerque - Colégio Adventista do Recife - CAR
Prof. Guilherme José Ferreira de Araújo - Colégio Adventista do Recife - CAR
INTRODUÇÃO:
Na época colonial o Rio Capibaribe foi denominado rio-ponte, por ser um importante instrumento de ligação entre a cultura da cana-de-açúcar da zona da Mata pernambucana e os currais do Agreste e do Sertão. No século XVI falava-se muito na gente da várzea do Capibaribe. Foi essa várzea, na paisagem colonial brasileira, a primeira a povoar-se de feitores, lavradores de cana-de-açúcar e senhores de engenhos que deram origem aos conjuntos de grandes casas ligadas pela água do rio e pelo sangue dos colonos. Foi na várzea do Capibaribe onde primeiro se consolidou a cultura da cana-de-açúcar no Nordeste, devido ao tipo de solo, o massapé, terra vermelha e fértil, própria para a agricultura canavieira. O Rio Capibaribe tem muita importância para a população pernambucana, visto que abastece cerca de quarenta e três municípios. No entanto, no seu trajeto pelas áreas urbanas e rurais suas águas tem sido poluídas pelas diversas práticas econômicas, além de receber as águas poluídas dos seus afluentes. A pesquisa tem como meta abordar sobre a poluição do rio, enfatizando na degradação observada na da cidade do Recife. Essa pesquisa foi realizada por alunas do 9º ano do ensino fundamental, cumprindo requisito para atividade na disciplina de geografia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar os principais impactos ambientais no Rio Capibaribe observados através de excursões.
MÉTODOS:
Para realização da pesquisa foi feita leitura em artigos e sites para saber a importância do rio para a história do Recife. Também realizou-se debates em sala de aula com o professor de geografia. Foram feitas análises em campo, visitando diversos pontos do rio, também foi realizado uma excursão pelo rio em um catamaran visualizando a degradação ao longo do seu leito. Foram realizadas entrevistas, e coleta de imagens do Rio Capibaribe. Foram feitas pesquisas de opinião pública, para entender como a população entende a importância do rio e assimila a questão ambiental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Por toda a extensão do rio pode-se ver muito lixo: doméstico, eletrônico, além de tubulações que descarregam o esgoto da cidade no seu leito. Existem diversas moradias que ficam as margens do rio como: palafitas, casas de alvenaria e prédios. Estas convivem em meio a lixos e ao intenso mau cheiro e também contribui com o aumento da degradação, lançando seus esgotos entre outros no rio. Os animais que vivem nessa área são gravemente prejudicados, muitos confundem lixo com alimento. A mata ciliar é inexistente e o manguezal está completamente degradado. A pesca e o esgoto dividem o mesmo espaço, os peixes são vendidos em lugares próximos como nas paradas de ônibus, possibilitando a proliferação de doença. A população é consciente a degradação do rio, porém se mantém alheia quanto ao seu papel na preservação, em muitos casos foi visto pessoas jogando lixo pelas pontes da cidade. A poluição pode prejudicar o turismo. Foi entrevistado um turista quanto à situação do rio, ele disse que “o rio é muito bonito, assim como a cidade, porém a poluição é um grande problema”. A Prefeitura do Recife disponibiliza dois barcos catamaran para fazer a limpeza do rio diariamente, removendo cerca de cinco toneladas de lixo, a cada 40 dias um mutirão de limpeza é feito aonde os barcos não chegam.
CONCLUSÕES:
Ao fim desta pesquisa foi entendido que o rio Capibaribe é de suma importância para o Recife e da um toque especial no cartão postal da cidade. Os pescadores se beneficiam, pois pescam para sustentar suas famílias. Também é um importante atrativo turístico devido os passeios de barcos que proporcionam momentos de lazer. No entanto, a poluição tem acabado gradativamente com as belezas naturais do rio. Falta às autoridades competentes tomar iniciativas para desenvolver estratégias para mudar este quadro. Falta também uma conscientização por parte da população em relação a não jogar lixo no rio. Isso é necessários que aconteça para que o rio Capibaribe proporcione um bem estar ainda maior, aumentando a qualidade de vida da população.
Palavras-chave: Poluição, Importância do Rio Capibaribe, Limpeza do rio.