65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
Aprendizagem de conceitos ecológicos em uma lagoa de captação usando abordagem CTSA.
Bruna Lorena Valentim da Hora - Graduando em Ciências Biológicas – UFRN
Evanoel Fernandes Nunes - Graduando em Ciências Biológicas – UFRN
Sheila Alves Pinheiro - Graduando em Ciências Biológicas – UFRN
Thiago Laurentino Araújo - Graduando em Ciências Biológicas – UFRN
Marques Francisco da Silva - Supervisor do PIBID Biologia na Escola Estadual Lourdes Guilherme
Ivaneide Alves Soares da Costa - Depto. de Microbiologia e Parasitologia – UFRN
INTRODUÇÃO:
Há um grande consenso de que a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, sociedade e ambiente) tem um grande potencial na promoção de uma educação científica, já que ela trata do conhecimento científico de forma contextualizada, englobando suas implicações sociais, econômicas, políticas, éticas e ambientais, proporcionando ao aluno uma visão mais crítica da sociedade em que vive. A característica forte e importante desta abordagem é a utilização de problemáticas reais como ponto de partida para discussões e pesquisas, através das quais se pode construir uma concepção mais realista do desenvolvimento da ciência, fundamental para exercer uma cidadania. Entretanto, a aplicação de propostas CTSA e educação ambiental são bastante importantes para a formação de um cidadão, no entanto, a formação dos docentes dificulta muitas vezes a implementação deste tipo de abordagem. Isto ocorre porque o modelo tradicional de ensino ainda é recorrente nas licenciaturas, pois como os licenciandos conviveram durante toda sua formação com esse tipo de modelo de ensino, é difícil fazê-los mudar quando se tornam professores atuantes em escolas de ensino médio. Assim, ele tende a aplicar o que ele vivenciou, sentindo-se seguro em reproduzir o conhecido.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Sensibilizar os alunos quanto às questões ambientais e sociais relacionadas à lagoa de captação situada por trás do muro da escola, por meio de execução de atividades práticas relacionadas com o cotidiano do educando.
MÉTODOS:
Esta sequência didática foi desenvolvida com alunos do 3ª série da Escola Estadual Lourdes Guilherme, Natal/RN, visando mostrar o papel social e ecológico de uma lagoa de captação e tratar do problema socioambientais envolvidos. Nove etapas de atividades foram realizadas, iniciando-se com um pré-teste com os estudantes a fim de sondar o conhecimento prévio, seguida de orientação para realizarem uma entrevista com a comunidade do entorno da lagoa e da fundamentação dos conteúdos básicos de ecologia por meio de uma dinâmica. Os resultados das entrevistas foram socializados com a turma. Uma aula expositiva dialógica também foi feita para esclarecer a função social e ecológica da lagoa de captação. Aula de campo foi realizada na lagoa de captação para reconhecer as características socioambientais da mesma. Posteriormente, os alunos foram ao laboratório para observar os microrganismos coletados na água da lagoa, reproduzindo-os em modelos com massa de biscuit. Os estudantes visitaram a Estação de Tratamento de Efluentes da UFRN. A finalização das atividades constou da apresentação de um seminário sobre tratamento de água e esgoto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise do pré e pós teste revelou grande dificuldade dos alunos em transcrever suas ideias no papel, embora apresentassem bons argumentos nas discussões. É possível afirmar que após a compilação dos resultados dos questionários os educandos participantes desta proposta de ensino mostraram evolução no seu desenvolvimento tanto no que se diz respeito as suas respostas às perguntas finais, depois de execução da proposta, quanto a mudança de postura, pois inicialmente os alunos eram faltosos e apáticos, e no transcorrer das etapas da unidade didática os mesmos passaram a serem mais assíduos e participativos. Esta mudança de postura foi notada quando os alunos visitaram a lagoa de captação, pois eles se mostraram bem atenciosos quanto às problemáticas ambientais discutidas em sala de aula, e identificaram os problemas os quais esta lagoa se encontra envolvida, como também, mencionaram que o homem está diretamente envolvido com as problemáticas. Portanto, percebe-se aqui, que os aprendizes estão agora assumindo uma visão crítica no que concerne a relação do ser humano com o meio, além disso, começaram a participar mais ativamente das aulas, sendo possível, afirmar que os discentes foram os principais agentes na construção do seu conhecimento.
CONCLUSÕES:
A estratégia de ensino utilizada possibilitou aos discentes um reconhecimento de que o homem está diretamente envolvido em algumas problemáticas ambientais e que é papel dos seres humanos manter intacto o ambiente habitado por ele. É de grande importância mencionar aqui, que a unidade didática utilizada forneceu aos estudantes aprendizagem de forma significativa, pois além de propiciar atividades diferenciadas para atrair a atenção dos educandos trouxe-lhes conhecimentos os quais foram aplicados em uma temática ambiental que circundava o entorno da escola.
Palavras-chave: Ecologia, microroganismos, poluição.