65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
Homens trabalhadores de Suape: Estudo sobre saberes, práticas e serviços públicos voltados para a paternidade.
Benedito Medrado - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE
Felipe Alves Melo - Depto. de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE
Michael Ferreira Machado - Depto. de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE
Túlio Romério Lopes Quirino - Depto. de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE
Andréa Paula da Silva - Depto. de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE
Claudemir Izidorio da Silva Filho - Depto. de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho resulta de diversas reflexões sobre saberes e práticas em saúde desenvolvidas por homens trabalhadores que atuam na microrregião de Suape, no litoral Pernambucano. Trata-se de recorte de pesquisa realizada no âmbito dos estudos sobre gênero, masculinidades e saúde, e desenvolvida no contexto do Programa “Diálogos para o Desenvolvimento Social em Suape”, pela equipe do Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (GEMA/UFPE). Em sua realização, adotamos a perspectiva relacional de gênero como ponto de partida, compreendendo-se a produção da saúde em um plano multidimensional, englobando aspectos psicossociais e histórico-culturais. Partindo desse posicionamento, buscamos investigar as práticas desses homens em relação à paternidade e o papel desempenhado pelo Sistema Único de Saúde nessa relação. Acreditamos que a leitura crítica sobre as informações produzidas nos resultados pode colaborar no planejamento de estratégias de atenção à paternidade em nível comunitário, além de ampliar as discussões sobre esta temática, levando em consideração que há necessidade de obter maior conhecimento sobre os serviços que são oferecidos a esses pais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivamos conhecer saberes e práticas de saúde sexual e reprodutiva de homens trabalhadores da microrregião de Suape, em Pernambuco, com especial destaque aos sentidos produzidos sobre paternidade e a presença/ausência dos homens nesses serviços, de modo a problematizar as relações entre os homens e os serviços públicos de saúde.
MÉTODOS:
Nesta pesquisa foram aplicados, durante o mês de dezembro de 2012, 434 questionários com trabalhadores de onze empresas, que atuam na microrregião de Suape, em Pernambuco. O instrumento de pesquisa compunha um total de 85 questões, em sua maioria de múltipla escolha, abordando temas como: práticas de autocuidado, acesso aos serviços de saúde, violência de gênero, sexualidade, saúde reprodutiva e paternidade. Este instrumento foi construído a partir de outros pré-existentes que abordavam a temática de homens e saúde, considerando-se os objetivos do projeto mais amplo. Todos os questionários foram revisados, dos quais 421 foram considerados válidos segundo os critérios da pesquisa. Após a validação, procedemos à codificação e construção do banco de dados, utilizando o software Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 18.0, o qual também possibilitou a realização de análises estatísticas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em linhas gerais, podemos identificar que a paternidade aparece como um tema relevante para a população estudada, uma vez que 64,1% dos respondentes tinham ao menos um filho. Na maioria das vezes, a gravidez não foi planejada, o que pode indicar a necessidade de trabalhar questões relativas à saúde reprodutiva, destacando-se o uso de métodos anticonceptivos. As informações produzidas também demonstraram que 51,5% desses pais não participaram do parto, sendo o trabalho indicado como principal motivo a esta “não participação”. Um segundo aspecto que merece atenção, diz respeito à ausência desses homens na sala de parto, estando esta relacionada à proibição dos serviços de saúde (do hospital ou do médico), o que sugere tanto uma falha por parte da instituição de saúde quanto a ausência de informações desses pais sobre o direito de estar presentes na sala de parto. Por outro lado, no tocante à licença paternidade, as informações produzidas demonstraram que grande parte dos trabalhadores exerceu o direito à licença e pelo período que lhes é assegurado por lei (cinco dias).
CONCLUSÕES:
Embora as análises ainda sejam preliminares, destacamos nesta pesquisa a necessidade de uma maior atenção à relação entre homens e serviços públicos de saúde, com foco nos lugares destinados à paternidade. A paternidade é um tema presente no dia a dia dos homens trabalhadores de Suape, porém faltam informações que os possibilite melhor acessar aos serviços públicos, os quais, por sua vez, também precisam estar mais preparados para acolher e orientar esses homens. Desse modo, a pesquisa traz um apanhado geral de informações sobre os saberes e práticas desses homens em relação à paternidade, além de possibilitar a discussão sobre o preparo das instituições públicas de saúde para com esses homens. É preciso que outras pesquisas e discussões sejam produzidas sobre esta temática, buscando ampliar nossos conhecimentos e proporcionar melhores estratégias coletivas de atenção à paternidade.
Palavras-chave: Paternidade e serviço público, Homens trabalhadores, Suape.