65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O USO DO PROJECT NOAH NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO – CAICÓ/RN
Mauricéia Silvana Batista - Depto. de Geografia - UFRN
Ariane Paula Araújo de Medeiros - Depto. de Geografia - UFRN
Francisco Hermínio Ramalho de Araújo - Depto. de Geografia - UFRN
Judson Rodrigo Diogo de Oliveira - Depto. de Geografia - UFRN
Letícia Andrade da Silva - Depto. de Geografia - UFRN
Sandra Kelly de Araújo - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Geografia - UFRN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho discute o uso do site www.projectnoah.org (Projeto Noé) em apoio ao ensino de Geografia entre estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, na cidade de Caicó/RN, em 2012. O Project Noah foi criado a partir de uma iniciativa da National Geographic Society para proporcionar às pessoas de todas as idades um meio simples e fácil de compartilhar suas fotos a partir de experiências com a fauna e a flora. A partir das imagens compartilhadas os usuários podem se relacionar e ao mesmo tempo gerar a troca de informações sobre as características presentes nas imagens.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi promover o uso do Project Noah entre alunos da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo – Caicó/RN, discutir a utilização de imagens como recurso tecnológico para o ensino de Geografia, bem como proporcionar ao aluno do ensino médio conteúdos relacionados à biodiversidade e a biogeografia de diversos lugares do mundo e principalmente de sua região.
MÉTODOS:
O alcance dos objetivos do projeto na Escola Professor Antônio Aladim de Araújo se deu a partir da exposição e produção de conteúdo para o site www.projectnoah.org em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas trataram do uso de tecnologias integradas ao ensino, fundamentalmente sobre o uso de imagens e sua publicação virtual no site. Já nas aulas práticas, os alunos foram a campo fotografar a fauna e a flora da região do Seridó. A partir dessas aulas, os alunos puderam postar suas imagens no referido site e localizá-las espacialmente. Para isso, utilizaram o laboratório de informática da própria escola e, assim, disponibilizando o acesso das imagens e troca de informações entre usuários de todo mundo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades desenvolvidas permitiram a obtenção e uso de imagens associadas ao ensino de Geografia, a criação de um perfil www.projectnoah.org/users/eeaa e sua publicação no espaço virtual. Os resultados demonstraram que a utilização de vários meios tecnológicos são essenciais para despertar no aluno um maior interesse sobre os conteúdos curriculares. A partir das atividades realizadas com os alunos, observamos que os mesmos puderam entender a importância do site em questão para o ensino da Geografia, gerando o interesse nesses em conhecer a biogeografia da região e compartilhar informações com outros usuários pelo mundo.
CONCLUSÕES:
A integração no Project Noah no ensino de Geografia proporcionou o uso de imagens e o compartilhamento de informações produzidas acerca da biogeografia local em nível mundial. Isso nos permite afirmar que o uso de tecnologias tornam o ensino mais dinâmico ao abordar temas relevantes no que se refere a Geografia, de uma maneira mais prática e interessante com auxílio da internet. É fundamental ainda ressaltar, que para que ocorra o desenvolvimento de atividades de construção do conhecimento, é importante que o docente utilize a tecnologia de forma prática a partir das suas habilidades e técnicas (PASSINI, 2007). Concluímos que o uso de tecnologias digitais associadas ao ensino promove novas formas de buscar e produzir conhecimento.
Palavras-chave: Project Noah, Ensino de Geografia, Biogeografia.