65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
COLETA, MULTIPLICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE Jatropha mollissima (Pohl) Baill. NO ESTADO DO PIAUÍ
Marciela Franco Oliveira - Centro de Ciências da Natureza, UESPI
Leandro José Viana Souza - Centro de Ciências da Natureza, UESPI
Pedro Marcos de Almeida - Profº. Msc./Coorientador - Centro de Ciências da Saúde, FACIME/UESPI
Francielle Alline Martins - Profª. Dra./Orientadora – Centro de Ciências da Natureza, UESPI
INTRODUÇÃO:
A primeira e principal fonte de energia utilizada pela humanidade foi e continua sendo a energia fóssil, gerada em períodos geológicos passados a partir de matéria orgânica fossilizada, representada pelo petróleo, carvão mineral e gás natural. Produzir energia em quantidade e de forma sustentável tem sido um desafio contínuo levando governos em busca de novas fontes que sejam renováveis e ambientalmente limpas. Entre elas encontram-se os biocombustíveis, que são gerados a partir dos mais variados tipos de matéria-prima, como: cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa de florestas, e outras fontes de matéria orgânica. Existem diversas espécies oleaginosas disponíveis para serem usadas nos programas de biodiesel, destacando-se a Jatropha mollissima, popularmente conhecida como pinhão-bravo, que é uma nativa do semiárido brasileiro e de endemismo conhecido distribuído somente no Brasil e na Venezuela. Embora, atualmente, não seja explorada comercialmente, a espécie tem sido considerada uma opção agrícola, pois, o teor de óleo de suas sementes pode chegar a 38%. Para a inserção na matriz energética da produção de biodiesel nacional, muitos estudos ainda são necessários, a começar pelo conhecimento da diversidade, domesticação e o melhoramento genético da espécie.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi coletar amostras de Jatropha mollissima, inicialmente no Piauí, para multiplicação, caracterização e estabelecimento do plantio no campo desta espécie, com vistas à implantação de um futuro programa de melhoramento de pinhão-bravo para produção de biodiesel.
MÉTODOS:
Expedições de coleta foram planejadas pelo Estado do Piauí para a coleta de estacas. A região de coleta inicialmente escolhida foi a cidade de Luís Correa. De três a quatro estacas com dimensões de 40 a 50 cm foram coletadas de cada planta matriz, removendo-se as extremidades apicais. Essas estacas foram plantadas em sacos plásticos preparados com adubo orgânico comercialmente adquirido. A caracterização das plantas matrizes no campo foi realizada mediante anotação na caderneta e foto-documentação. Durante as expedições, cada planta matriz foi avaliada quanto perímetro do caule (PC), altura da planta (AP) e altura da primeira ramificação (APR). Adicionalmente frutos foram coletados para avaliação quanto ao número, tamanho e cor das sementes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Três sítios de coleta foram amostrados no percorrer da BR 315, no município de Luís Correia - PI. Observou-se que a espécie se desenvolve em diferentes ambientes desde o solo arenoso, pobre em matéria orgânica ou até mesmo no solo rico em excrementos dos animais, podendo ser o terreno plano ou íngreme. No total foram coletadas 53 estacas: no sitio 1 foram amostradas 5 plantas, sendo coletadas 3 estacas/planta. Observou-se redução ou ausência de folhagens e frutos, média de 1,62 m para AP; 21,8 cm para PC e 38,2 cm para APR. No sitio 2, foram coletadas 18 estacas de pinhão de 6 plantas matrizes. Os indivíduos desta área apresentaram AP, PC e APR iguais a 1,93 m; 25,1 e 15 cm, respectivamente. No sítio 3, as plantas apresentavam grande porte, caule ereto com muitas ramificações, folhagem e frutos abundantes, as matrizes amostradas apresentaram média AC de 3,3m; PC de 41,8 cm e APR 34,0 cm. A caracterização no sítio de coleta mostrou existir variabilidade para todos os caracteres avaliados na planta matriz. Os frutos coletados nos três sítios apresentaram em geral 3 sementes e raramente duas. Observou-se uma variedade de tamanhos e cores das sementes. O comprimento variou de 0,8 à 1,7cm e as cores variaram de tons de branco a castanho com rajadas creme, vermelha ou preta.
CONCLUSÕES:
Existe diversidade entre as amostras dos diferentes sítios de coletas tanto em relação ao porte quanto a cor e tamanho das sementes. Tal variabilidade é importante para que se possa iniciar um programa de melhoramento visando à produção de biodiesel. A realização de coletas em outras áreas é o próximo passo para se verificar se o mesmo ocorre em outras regiões e agregar novos exemplares a coleção.
Palavras-chave: Biocombustível, Germoplasma, Pinhão bravo.