65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
O LÚDICO ENQUANTO UMA DAS FERRAMENTAS ESTIMULADORAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MONTE CRISTO EM CODÓ – MA
Antonio Carlos Mesquita de Souza - Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas – UFMA
Jandira do Nascimento Pinto - Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas - UFMA
Jayro Werberson Pilar Araujo - Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas - UFMA
José Carlos Aragão Silva - Prof. Dr. Coordenador PIBID/UFMA/Campus Codó
Cristiane Dias Martins da Costa - Profa. Doutoranda Vice-Coordenadora PIBID/UFMA/Campus Codó
INTRODUÇÃO:
O presente resumo tem por objetivo relatar de forma sucinta uma dentre as diversas atividades didáticas pedagógicas desenvolvidas pelos alunos bolsistas, supervisor e coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal da Educação Superior – CAPES, na Escola Família Agrícola – EFA, situada na comunidade Quilombola de Monte Cristo, a 45 km da sede do município de Codó – MA. A tarefa enfatizada consistiu em uma peça teatral idealizada e contracenada pelos próprios alunos da EFA em conjunto com o supervisor do PIBID/UFMA, o professor Pedro Auri, tendo sido denominada de: O natal na Casa do Vaqueiro Luis. Coube aos bolsistas do PIBID realizar uma abordagem das questões agrárias, do empobrecimento do homem do campo ao longo do tempo, trazendo para discussão em sala os eixos temáticos atuais traçando um paralelo com as atividades lúdicas desenvolvidas pelos alunos, sendo que em muitos dos casos trata da própria realidade vivenciada em suas comunidades, hoje em conflito com latifundiários e empresários da região, que ainda insistem em fazer uso da força para expulsar os quilombolas das terras de negro herdadas de seus antepassados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar uma reflexão e posicionamento crítico aos discentes da escola, para que possam se apropriar de instrumentais necessários de reivindicação de seus direitos e exercício de sua cidadania de maneira eficaz junto ao Estado democrático.
MÉTODOS:
A atividade artística foi elaborada, pelo supervisor do PIBID/CAPES e os alunos da EFA, no inicio do mês de dezembro de 2012, para ser apresentada na última aula do ano em comemoração ao natal. Contudo, por não se tratar apenas de uma atividade recriativa, nós, os bolsistas do PIBID/UFMA, ficamos responsáveis pela elaboração das pesquisas que norteavam os assuntos tratados na peça para posterior intervenção didática. Os coordenadores ficaram encarregados de providenciar presentes para os alunos e funcionários da escola família agrícola (uma quantidade significativa de discentes, não receberiam presentes devido a condição de seus pais), além de orientarem nossas pesquisas para uma adequada atuação. Os alunos da instituição conveniada providenciaram os figurinos de apresentação de acordo com a disponibilidade no povoado assim como sua situação financeira, tendo para isso feito uso de suas criatividades e muito empenho por parte de cada discente, tanto para os ensaios como para realização da apresentação teatral, a qual contou com desenvoltura e competência. A peça ocorreu na parte externa da escola por demandar um cenário amplo para desenvolvimento das cenas. Ao final de todas as tarefas previstas, o coordenador e a coordenadora do PIBID/UFMA respectivamente professor Aragão e professora Cristiane, fizeram uma surpresa para toda a comunidade escolar, distribuindo presentes a todos os discentes e docentes da EFA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Consideramos bastante significativa a aplicação de atividades lúdicas que requerem a participação efetiva de toda a comunidade escolar e, sobretudo, dos alunos que são chamados a exercerem um papel fundamental nessas tarefas por parte dos educadores da instituição. Tendo o professor unicamente a missão de encaminhar e direcionar os instrumentais ali adquiridos e consolidados para atingir os objetivos esperados, que consiste na aplicação prática dos conteúdos teóricos assimilados, leitura e interpretação mediada pelos conhecimentos acumulados do mundo como um todo, porém de forma crítica e reflexiva para uma posterior postura ativa desses atores. E cada docente fazendo uso não apenas do livro didático, para não se prender a uma metodologia, no entanto, utilizar com bastante propriedade também dentre outras a realidade dos alunos que tem muito a contribuir com ensino-aprendizagem de toda turma, uma vez que os alunos terão facilidade de realizarem uma comparação mais aproximada de sua realidade e a partir daí costurar propostas que de fato venham beneficiar suas comunidades, sua cidade e fortalecer suas identidades, assim como, refutar possíveis propostas pensadas por aqueles que não têm experiência alguma do que é viver na zona rural ou comunidade quilombola. De fato, o educador deve se conscientizar que a todo o momento dentro ou fora da sala de aula o aluno pode apreender a se perceber um cidadão.
CONCLUSÕES:
Seguramente esse trabalho foi de elevada importância para nossa vida acadêmica, pois essas experiências vivenciadas por nós bolsistas do PIBID/UFMA, Supervisor, Coordenadores e demais docentes daquela instituição não deixam dúvidas de que, de fato, é a profissão docente que queremos exercer, pois temos certeza que muito podemos contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade e o crescimento intelectual de um número significativo de outras pessoas. Com efeito, vemos hoje essa profissão como uma maneira de possibilitar a outros, aos menos favorecidos, uma oportunidade de alterar sua situação atual. O programa nos instiga a buscar atividades didáticas que vão além daquelas utilizadas pelos professores em pleno exercício da profissão. De fato, temos nos conscientizados que apesar de todos os desafios e desestímulos enfrentados, não iremos nos tornar profissionais passivos, uma vez que estaremos lidando com vidas, com sonhos de pessoas que apostam na educação como alternativa a situação de pobreza a que são submetidos.
Palavras-chave: PIBID, Professor, Intervenção didática.