65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
LOJA CONCEITO: FORMANDO JOVENS EM PROFISSIONAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO
João Pedro Lopes de Lima - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano
Aline Kerly Cesar de Sousa - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano
Renata Dutra de Quadro Silva - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano
Antonio Vanutti Galvão da Silva - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano
Camila Maria Sales Siqueira Ricardo - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano
Daiane Sousa Sales - Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano
INTRODUÇÃO:
O projeto de implantação de uma Loja Conceito na Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano tem o intuito de possibilitar o conhecimento da realidade de funcionamento de uma empresa, bem como a familiarização com o seu futuro ambiente de trabalho, além de proporcionar a vivência interdisciplinar da profissão, através de experiências as mais próximas possíveis das situações reais, possibilitando a aplicação, visando ao aprimoramento e a complementação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso Técnico em Comércio e Administração.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho tem como objetivo oportunizar aos alunos dos Cursos Técnicos em Comércio e Administração subsídios à identificação de preferências quanto às áreas de atuação em futuras atividades profissionais, desenvolver o lado empreendedor e a ampliação do interesse pela pesquisa científica e tecnológica relacionada com os problemas peculiares às áreas da atividade profissional de preferência.
MÉTODOS:
Esta prática foi desenvolvida na Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, que está na jurisdição da 13ª Crede, com 10 alunos que fazem parte das turmas de 2º ano do Curso Técnico em Administração e Técnico em Comércio. A Loja Conceito constitui-se em uma empresa-laboratório, destinada especificamente à realização de atividades práticas, visando à aplicação de ferramentas de planejamento e controle de atividades de marketing e de gestão operacional, gerenciamento de estoque, modelos de negócio, sistemas informatizados, equipamentos e ambientação de espaços físicos de lojas. A implantação da Loja Conceito como unidade de experimentação e de consolidação de conhecimentos visa servir de apoio pedagógico e instrumental para a complementação da formação técnica dos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, oportunizando o desenvolvimento da capacidade reflexiva, criativa e autônoma dos alunos no equacionamento de problemas e na tomada de decisões. As principais metodologias utilizadas são aulas expositivas, uso de recursos audiovisuais, apresentação e discussão do tema Loja Conceito, orientação para elaboração das práticas de pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante as práticas, percebeu-se uma possibilidade de conhecer a realidade de funcionamento de uma empresa, bem como a familiarização com o seu futuro ambiente de trabalho. Proporcionou também a vivência interdisciplinar da profissão, através de experiências as mais próximas possíveis das situações reais, possibilitando a aplicação, visando ao aprimoramento e a complementação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso Técnico em Comércio e Administração. Segundo Mintzberg e Gosling (2003) a sala de aula garante o contato inicial com capacidades, conhecimento e aquisição de bases científicas, porém, isso parece ser insuficiente, uma vez que administrar envolve em grande parte a conjugação de ciência e técnicas aplicadas às organizações.
CONCLUSÕES:
Considerando-se que o objetivo deste trabalho foi o de proporcionar o relacionamento e a participação em experiências no meio ambiente do seu mercado de trabalho, oferecendo subsídios à identificação de preferências quanto às áreas de atuação em futuras atividades profissionais. Pôde-se concluir também que é fundamental despertar a criatividade, motivando os alunos para o enriquecimento de sua formação ao iniciar-se em pesquisas, propiciando a ampliação do interesse pela pesquisa científica e tecnológica relacionada com os problemas peculiares às áreas da atividade profissional de preferência. Além disso, ao adotar esta forma alternativa de ensino, propiciou-se uma oportunidade diferente onde através da prática estimulou aos alunos desenvolverem ações empreendedoras, abordando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. É nesse contexto que se encontra a essência da experiência de uma Loja Conceito “Empresa Laboratório“ dentro de uma Escola Profissional.
Palavras-chave: Loja Conceito, Experiências Profissionais, Empresa Laboratório.