65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
POTENCIAIS EVOCADOS RELACIONADO A EVENTOS EM ADULTOS DISLÉXICOS: PROVA DE DECISÃO LEXICAL
Patrícia Botelho da Silva - UPM - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (IC)
Elizeu Coutinho de Macedo - Prof. Dr. - UPM - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Orientador)
INTRODUÇÃO:
Elucidar as bases eletrofisiológicas de processos cognitivos relacionados à leitura é uma importante tarefa que pode contribuir para o aprofundamento acerca da constituição neurobiológica da Dislexia do Desenvolvimento, transtorno da aprendizagem caracterizado por dificuldades na acurácia, fluência e precisão da leitura nos domínios da decodificação e compreensão. Uma possibilidade de avaliar o reconhecimento de palavras é a prova de decisão lexical. Nesta tarefa, o sujeito deve, após leitura de um item linguístico, decidir se o mesmo é uma palavra real ou uma pseudopalavra. Estudos que utilizam medidas de potenciais relacionados a eventos apontam que disléxicos apresentam padrão diferenciado de latência e amplitude de potenciais concernentes a diferentes etapas do processamento sensorial e cognitivo do reconhecimento de palavras, que apontam para o uso de mecanismos compensatórios e/ou ineficientes para a leitura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste projeto de pesquisa foi mensurar e comparar o padrão de potenciais cognitivos relacionados a evento de adultos com e sem Dislexia do Desenvolvimento numa Prova de Decisão Lexical.
MÉTODOS:
Participaram 15 Dislexicos e 15 sujeitos bons leitores. Todos foram submetidos a uma bateria de testes neuropsicológicos e computadorizados de leitura e escrita. A Prova de Decisão Lexical foi composta por itens de diferentes classes lexicais: palavras, quasepalavras e pseudopalavras. Para registro das medidas eletrofisiológicas foi utilizado o EEG.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados comportamentais e eletrofisiológicos foram submetidos à ANOVAs de medidas repetidas, sendo que os disléxicos foram mais lentos e erraram mais que os controles em todas as classes lexicais. Em relação aos ERPs analisados, os disléxicos apresentaram menores amplitudes, refletindo déficits nos processamentos das características físicas dos estímulos (P1 e N1) e também em relação ao reprocessamento dos itens linguísticos (P600). Não foi observada diferença de atividade elétrica nos hemisférios no grupo de disléxicos.
CONCLUSÕES:
Estes dados corroboram achados de outras pesquisas e, deste modo, pode-se concluir que o padrão comportamental e eletrofisiológico de disléxicos é diferenciado do observado em adultos bons leitores durante o julgamento de palavras e pseudopalavras.
Palavras-chave: dislexia do desenvolvimento, tomada de decisão lexical, potenciais relacionados a eventos.