65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
ESTUDO DE REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS PARA APLICAÇÕES MÓVEIS
Gustavo Henrique Brossi da Cunha - UPM - Faculdade de Computação e Informática (IC)
Valéria Farinazzo Martins - Profª. Drª. - UPM - Faculdade de Computação e Informática (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
A área de aplicativos móveis tem crescido X% ao ano e está atrelado, entre outros fatores, a uma melhora da competitividade da empresa, trazendo flexibilidade, disponibilidade e automação ao seu negócio. É possível atingir praticamente todas as áreas desenvolvendo para aplicativos móveis: transferência de fundos, serviços de localização, pesquisas, navegação, monitoramento, pagamentos, transferência de dados, mensagens instantâneas, jogos e músicas. Existem estudos em várias áreas ligadas à computação móvel, tais como Redes de Computadores, Segurança da Informação e Engenharia de Software. Nesta última, podem ser citados, mais especificamente, requisitos não funcionais - tais como usabilidade, confiabilidade e desempenho, pois existem diferenças substanciais quando estes são especificados dependendo do dispositivo a que eles sejam destinados. Como dispositivos móveis são limitados em recursos computacionais comparados ao um desktop, por exemplo, são encontrados alguns obstáculos ao desenvolver aplicativos para estes dispositivos, exigindo que a aplicação seja planejada cuidadosamente, atendendo de forma fiel aos requisitos para que nem o dispositivo e nem a aplicação venha a ter problemas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Adquirir conhecimentos técnicos de aplicações móveis; estudo de plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis; Identificar e analisar as etapas particulares do processo de desenvolvimento de aplicações móveis; propor e justificar a importância dos requisitos não funcionais para aplicações móveis; elaborar artigos que contribuam para a divulgação dos resultados obtidos na Pesquisa Científica.
MÉTODOS:
Estudo e revisão bibliográfica sobre engenharia de software com foco em requisitos não funcionais, onde foi usada como base toda a bibliográfia de Engenharia de Software de Sommerville e Pádua; Estudo sobre dispositivos móveis e desenvolvimento de aplicações, com o uso do livro: Java para Dispositivos Móveis (J2ME) de Thienne Johnson; Estudo de plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis, como a da empresa RIM (http://developer.blackberry.com), Apple (http://developer.apple.com) e Android (http://developer.android.com); Levantamento de requisitos de desenvolvimento de uma aplicação móvel, onde foram levantados todos os requisitos de software, requisitos de usuário, requisitos de sistema com seus requisitos funcionais, requisitos de domínio e os requisitos não funcionais, detalhando-os em requisitos de produto, organizacionais e externos; Estudo das peculiaridades das aplicações móveis em relação a requisitos de sistema no que diz a respeito ao quanto a aplicação é influenciada ao atender a estes requisitos; Análise dos requisitos não funcionais levantados e análise comparativa de como seria o comportamento da aplicação se todos esses requisitos não fossem atendidos da maneira correta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após fase de análise e o levantamento de requisitos obtivemos uma lista de vários requisitos não funcionais que afetavam de forma direta o sucesso da aplicação, segue alguns e uma breve descrição: consistência da Interface: Uma interface de usuário mal desenvolvida e mal organizada pode tornar a aplicação inutilizada. Este fator, crítico para os sistemas em geral, torna-se ainda mais crítico para o sucesso de aplicações móveis. Conectividade: As aplicações que fazem uso de rede, devem assegurar que a conectividade seja suficiente para a execução da aplicação. Um fator crucial também é que esta conectividade não consuma bateria em demasia ou sobrecarregue as funcionalidades de conectividade do dispositivo. Linguagem de Software: Deve ser estudada junto com a definição do dispositivo a ser desenvolvido a aplicação. Algumas linguagens conseguem realizar interações mais facilmente do que outras com o dispositivo.
CONCLUSÕES:
Percebe-se, através desta pesquisa, a importância dos levantamentos de requisitos, sobretudo para as aplicações móveis. A relação, a dependência entre aplicação e o dispositivo móvel é muito maior do que a aplicação e um desktop, podendo até dizer que a fase de levantamentos de requisitos não funcionais é a parte mais crucial para o sucesso no desenvolvimento de uma aplicação para dispositivo móvel. Se todos os requisitos não funcionais não forem bem estudados e respeitados, o aplicativo não será de boa qualidade e nem usual. A aplicação não deve demandar muito processamento no próprio dispositivo nem consumir muita memória. Deixar o processador sobrecarregado pode resultar no travamento da interface, causando problemas não só no aplicativo quanto no próprio dispositivo. Portanto, devemos projetar a aplicação para que execute tarefas o mais simples possível. Em síntese, o primordial é sempre planejar cuidadosamente a aplicação a ser desenvolvida e realizar um estudo do dispositivo. Uma análise de requisitos mal feita pode comprometer o desempenho da aplicação; tentar refazê-la, depois de finalizada, para estar adaptada à quantidade de memória de um aparelho, por exemplo, pode ser muito mais trabalhoso do que tomar precauções.
Palavras-chave: aplicativos móveis, requisitos não funcionais, usabilidade.