65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 4. Genética Molecular
ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DO POLIMORFISMO PRO12ALA DO RECEPTOR ATIVADO POR PROLIFERADORES DE PEROXISSOMA GAMA (PPARγ) EM UMA POPULAÇÃO SAUDÁVEL
Mayra Roberta Aranha - UPM - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (IC)
Ana Paula Pimentel Costa - Profª. Drª. - UPM - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Os receptores ativados por proliferadores de peroxissoma (PPARs) são fatores de transcrição pertencentes à família de receptores nucleares que regulam a homeostase da glicose, metabolismo de lipídeos e inflamação. O polimorfismo Pro12Ala (a substituição de uma alanina por prolina na posição 12 no éxon B da parte NH2 terminal) no PPARγ2 (PPARγ2 Pro12ALA) é o mais comum. Conforme descrito por Dedoussis et al. (2010) a relação do polimorfismo PPARγ2 Pro12ALA e diversas desordens metabólicas incluindo diabete tipo 2, sensibilidade a insulina, variações lipídicas e obesidade tem sido amplamente investigada. Muitos estudos investigam a hipótese da relação entre o polimorfismo do gene PPARγ2 e o nível das concentrações séricas de glicose e lipídios (IWATA et al., 2001). Assim, foi realizado um levantamento de dados preliminar visando uma futura investigação da possível relação entre as variantes do polimorfismo Pro12Ala do gene PPARγ2 com as concentrações séricas de colesterol e glicose.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudo do polimorfismo Pro12Ala encontrado no gene PPAR-γ, tendo como base a detecção e análise da freqüência do polimorfismo em amostras de DNA de sujeitos atendidos no Laboratório Escola de Análises Clínicas e Toxicológicas (LEACTs) do curso de Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
MÉTODOS:
As amostras de sangue foram colhidas de 93 sujeitos atendidos no Laboratório escola de Análises Clínicas e Toxicológicas (LEACTs). A autorização para o estudo genético de cada sujeito foi previamente comunicada onde foram expostas as informações sobre o projeto a ser desenvolvido, seguidas do preenchimento do termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados relativos às determinações bioquímicas (Glicemia, Colesterol total e frações), e variáveis antropométricas (peso, altura, IMC) foram gentilmente cedidos pela equipe do LEACTs. A Extração de DNA genomico foi realizada através do método de extração inorgânica (salting out) (MILLER et. al., 1988). O segmento do gene PPAR-γ englobando o sítio polimórfico Pro12Ala foi amplificado através de PCR, segundo Swarbrick et. al., (2001). Os produtos de PCR foram separados por eletroforese em gel de agarose 3,0% e visualizados através de coloração com Syber Safe (Invitrogen).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Considerando-se os valores de referência para as análises bioquímicas e IMC na população estudada foi observado que todos os parâmetros bioquímicos estão compatíveis com os níveis de referência. Uma análise individual dos sujeitos indica que 13% apresentam nível de glicose elevada, 35,48 % apresentam nível de colesterol elevado, 53,79% apresentam níveis de HDL elevado, 65,59% apresentam níveis de LDL elevados e 22,5% apresentam níveis elevados de triglicérides. Em relação ao índice IMC e circunferência abdominal 38,2% encontra-se na faixa considerada peso normal, 42% (na faixa acima do peso) 17,7% na faixa obesidade e 5% nas faixas obesidade severa e obesidade mórbida. Em relação à circunferência abdominal 46% dos sujeitos estão na faixa acima dos valores de referência. Os três genótipos do polimorfismo Pro12Ala, Pro12Pro (73,5%), Pro12Ala (18,2%) e Ala12Ala (8,32%) foram encontrados em nossa análise. Uma correlação preliminar entre os genótipos encontrados e os níveis bioquímicos, permitiu observar que os indivíduos com níveis de glicemia elevados, apresentavam genótipos PRO/PRO e ALA/ALA na mesma proporção. Por sua vez, os indivíduos com níveis de colesterol acima do esperado apresentaram genótipos ALA/ALA em maior proporção.
CONCLUSÕES:
Os dados preliminares indicam que independentemente do gênero, podemos observar que indivíduos com índices glicêmicos altos apresentaram genótipos PRO/PRO e ALA/ALA na mesma proporção. Enquanto que a grande maioria dos indivíduos com níveis de colesterol elevado apresentaram o genótipo ALA/ALA. Para melhores resultados seria necessário aumento do numero de indivíduos analisados e melhorar a equivalência entre gêneros presentes na amostra. A grande parte dos trabalhos que tratam sobre estudos de associação sobre o papel do polimorfismo Pro12Ala do PPARγ2 e sua relação com os marcadores do metabolismo de lipídeos e glicose em populações distintas apresentam resultados muitas vezes controversos. A diferença étnica é um dos motivos para discrepâncias nos estudos de associação. Assim, é importante a realização de novos estudos nos quais, com uma amostragem maior de diferentes grupos étnicos, o acúmulo de informações trará importantes subsídios para a melhor compreensão do tema. Neste ponto, um estudo com a população brasileira notadamente miscigenada mostra-se extremamente vantajoso. Há raros dados sobre esse tipo de estudo na população brasileira, o que evidencia a importância de um estudo nessa área.
Palavras-chave: polimorfismo de DNA, diabetes, PPARγ2 Pro12ALA.