65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
VESTIBULAR x ENEM: A TRAJETÓRIA DOS INGRESSANTES DO CURSO DE GEOGRAFIA DO CERES/UFRN, NO ANO DE 2013.
Tácio Henrique de Freitas Santos - Depto. de Geografia – CERES/UFRN
Jucilene Dantas - Depto. de Geografia – CERES/UFRN
Janaína da Costa Azevedo - Depto. de Geografia – CERES/UFRN
Lisiane de Souza Diniz - Depto. de Geografia – CERES/UFRN
Maria das Graças da Silva - Depto. de Geografia – CERES/UFRN
Sandra Kelly de Araújo - Profa. Dra/Orientadora - Depto. de Geografia – CERES/UFRN
INTRODUÇÃO:
No Brasil, historicamente, o ingresso de estudantes no ensino superior tem ocorrido através de processo seletivo próprio conhecido como vestibular. Entretanto, em 2010, o Ministério da Educação criou o Sistema de Seleção Unificada (SISU) no qual instituições de ensino superior oferecem vagas para os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O processo de transição dos vestibulares para o SISU/ENEM foi progressivo entre as universidades federais, por vezes com adesão parcial e noutras com adesão total pelas IES. Particularmente, a UFRN desde 2011 oferece vagas por meio dessa forma de acesso contemplando inicialmente aos cursos de Agronomia, Ciências Atuariais, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Florestal, Engenharia de Software, Estatística, Geofísica, Gestão Hospitalar, Química, Sistema de Informação e Zootecnia; e, em 2013, definiu que no mínimo 50% das vagas para o ingresso nos cursos de graduação se daria por meio no ENEM/SISU e o restante por meio do Vestibular UFRN 2013. Finalmente, por meio de Resolução foi determinado que, a partir de 2014, todas as vagas para o ingressos em seus cursos de graduação se daria exclusivamente através do ENEM/SISU.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a evolução da aprovação, matrícula e permanência dos alunos do curso de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES/UFRN), no ano de 2013, ingressantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e por meio do Vestibular da UFRN edição 2013.
MÉTODOS:
Para tratamento, análise e interpretação dos dados, utilizamos o método dedutivo apoiado na análise estatística comparativa de dados quantitativos acerca dos ingressantes do curso de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES/UFRN). Os dados primários foram obtidos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e na Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (COMPERVE).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No ano de 2013, 50 vagas foram oferecidas para o curso de Geografia no CERES na modalidade Licenciatura e 45 vagas na modalidade bacharelado. Na modalidade licenciatura, 25 vagas estavam disponíveis para os candidatos inscritos no Vestibular UFRN 2013 e 25 através do SISU. Já no caso do bacharelado, 45 vagas foram disponibilizadas, sendo 20 vagas para ingresso através do Vestibular UFRN 2013 e 25 via SISU. A pesquisa mostrou que todas as vagas oferecidas por meio do Vestibular foram preenchidas em ambas as modalidades através da aprovação de candidatos da totalidade das vagas. Entretanto, ao observar os dados de matrícula dos aprovados no Vestibular constamos que apenas 10 e 19 matricularam, respectivamente, na licenciatura e bacharelado. Já no que diz respeito à entrada através do ENEM/SISU, temos 14 candidatos ingressantes na modalidade licenciatura e 17 ingressantes no bacharelado, sendo esse índice alcançado em três chamadas após a matrícula inicial dos ingressantes.
CONCLUSÕES:
O número absoluto de matrículas no curso de Geografia do CERES/UFRN nas modalidades licenciatura e bacharelado foi de 60 – incluídos os ingressantes por meio do Vestibular UFRN 2013 e ENEM/SISU - correspondente ao preenchimento de 63% das vagas disponibilizadas. Isso nos permite concluir que apesar do caráter democrático e inclusivo atribuído ao ENEM/SISU que orientou a decisão da UFRN como processo seletivo único, a transição ocorrida em 2013 com a adoção em ambos os sistemas de seleção provocou certa indecisão na efetivação da matrícula por parte dos candidatos ou sua mobilidade para outros cursos o que resultou no não preenchimento de todas as vagas, diferentemente do que ocorria em anos anteriores em que todas as vagas eram preenchidas através do Vestibular UFRN.
Palavras-chave: ENEM/SISU, Vestibular, UFRN.