65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A Presença da História da Matemática em Lvros Didátivos
Letícia Santos Araújo - Depto. de Matemática - IFMA/ Monte Castelo
Déa Nunes Fernandes - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Matemática - IFMA
INTRODUÇÃO:
Embora no final do século XIX se perceba recomendações de matemáticos como Henry Poincaré e Felix Klein para o uso da História da Matemática no ensino a integração da História da Matemática na sala de aula é um assunto relativamente novo. Percebe-se que a partir da década de 1990 há uma ampliação da presença do discurso histórico em produções brasileiras destinadas à Matemática escolar, dentre as quais se encontram os livros didáticos (MIGUEL; MIORIM, 2004).
No campo da Educação Matemática cresce o movimento em torno de pesquisas em História da Matemática. Há um significativo número de pesquisas na área divulgando a importância da História da Matemática como ferramenta pedagógica. Acredita-se que essa crescente difusão da História da Matemática como ferramenta pedagógica relaciona-se às recomendações de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN que apresentam a História da Matemática como recurso didático no ensino da Matemática. Para Bianchi (2006, p.27) de alguma maneira, essas recomendações têm influenciando os autores de Livros Didáticos; esses têm se mostrado preocupados em inserir a História da Matemática em seus livros. Soma-se a isso, o fato da inserção da História da Matemática nos Livros Didáticos ser indicada como item de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD .
OBJETIVO DO TRABALHO:
• Analisar a forma como a História da Matemática é apresentada em livros didáticos do ensino fundamental adotados em escolas públicas de São Luís/MA
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Num primeiro momento foi feito levantamento bibliográfico direcionado à temática, objeto de pesquisa. As compreensões foram elaboradas a partir da leitura material escrito (textos, artigos, livros, dissertações e teses) e de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e o Plano Nacional de Livro Didático – PNLD sobre a temática. A segunda etapa corresponde a uma pesquisa exploratória; momento em que foram escolhidas duas coleções de livros didáticos de Matemática adotados em escolas de ensino fundamental de São Luís. Em cada uma destas coleções foi realizada uma investigação sobre a presença (ou não) de trechos de História da Matemática, bem como uma análise da forma como esses trechos são apresentados pelos autores. Tal análise tomou como base as categorias de análise apontadas nos estudos de Vianna (1995) e Bianchi (2006), com relação à forma de apresentação de trechos referentes à História da Matemática em livros didáticos, sejam elas: na Parte Teórica aparece como motivação, informação geral, informação adicional, estratégia didática e flash. Nas Atividades aparece como informação, estratégia didática ou atividade sobre a História da Matemática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A seguir apresentamos o resultado da análise sobre a forma como aparece os trechos referentes à História da Matemática na coleção A Conquista da Matemática de autoria de Giovanni, Castrucci e Giovanni Jr, da Editora FTD.
As categorias presentes em cada volume são:
6º Ano: motivação, informação geral, estratégia didática, flash, atividades sobre informação e atividade sobre História da Matemática.
7º Ano: motivação, informação geral, informação adicional, estratégia didática, flash e atividade sobre História da Matemática.
8º Ano: informação geral, informação adicional e flash.
9º Ano: informação geral, informação adicional, estratégia didática, flash e atividade sobre informação.
Outra coleção analisada foi Projeto Radix: matemática, de autoria de Jackson Riberio da Silva, da editora Scipione. Nesta coleção percebe-se que no volume do 6º Ano evidenciam-se as seguintes categorias de informação adicional, flash e atividade como informação. No livro de 7º Ano as categorias de informação adicional, flash, atividade de informação, de estratégia didática e de história da matemática. No livro do 8º ano, as categorias informação adicional, flash, atividade de informação e de história da matemática. No livro do 9º ano apenas as categorias flash, atividades de informação, estratégia didática e de história da matemática.
CONCLUSÕES:
Há uma tendência dos autores em utilizar a História da Matemática como recurso a ser utilizado no ensino/aprendizado da Matemática. Na análise das coleções A Conquista da Matemática e Projeto Radix: matemática percebe-se que há uma presença significativa de aspectos da História da Matemática em seus volumes. Acredita-se que essa preocupação dos autores com a presença de menções históricas nos livros didáticos está relacionada às recomendações dos PCNs, bem como com o fato das coleções terem sido submetidas à última análise do PNLD voltada para o ensino fundamental. Refletindo sobre presença da História da Matemática, nota-se que as menções históricas na parte teórica são maiores do que nas atividades, e que as categorias mais utilizadas são: informação geral e flash, na coleção A Conquista da Matemática. Essas aparições estão sempre relacionadas com o conteúdo abordado, ainda que não estejam ali para ajudar no entendimento do mesmo. É pouca a presença de menções históricas em atividades; estas aparecem apenas como atividades sobre informação e a própria história, em nenhum momento foi encontrada a história na atividade como estratégia didática. Na coleção Projeto Radix: matemática observa-se que as menções históricas apesar de ter um grande potencial teórico, as mesmas vem seguidas de atividades, o o que torna a presença da Historia da Matemática nas atividades maior do que na parte teórica.
Palavras-chave: Metodologia, categorias, ensino.