65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
OS ESTEREÓTIPOS DA INTERSECCIONALIDADE DE IDADE E GÊNERO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO E CARREIRA DE MULHERES NA INDÚSTRIA TÊXTIL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
Fabrício Ferreira da Silva - UPM - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (IC)
Nereida Salette Paulo da Silveira - Profª. Drª. - UPM - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem como objetivo analisar os estereótipos da mulher primordialmente quanto ao seu gênero e idade. O foco na indústria têxtil para análise de estudo deve-se à característica essencial da utilização de mão de obra intensiva nesse setor, sendo predominantemente feminina e concentrada nas faixas etárias mais baixas. No Brasil 71% se concentram nas idades de 18 a 39 anos (RAIS, 2009). Apesar da existência de uma população nas faixas etárias mais altas, essa distribuição não se reflete na distribuição da força de trabalho desta indústria. Ambos os países, Brasil e Espanha, já apresentam, em estágios distintos, o envelhecimento populacional e feminização da velhice. Logo, há preocupação em entender estes estereótipos e suas implicações, neste contexto, para mulheres mais velhas. A análise forneceu evidências dos estereótipos da interseccionalidade de gênero e idade, com consequência de discriminação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
(a) Verificar quais são os estereótipos recorrentes em relação a gênero e idade de Brasil e Espanha; (b) compreender quais são os estereótipos de jovem e velho no setor têxtil espanhol e brasileiro e como se manifestam esses estereótipos nessa área; (c) verificar como se revelam as discriminações decorrentes da interseccionalidade dos estereótipos de idade e gênero no setor têxtil desses países.
MÉTODOS:
O estudo trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva que busca compreender os conteúdos implícitos das narrativas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com mulheres que atuam no setor têxtil da Espanha e Brasil em atividades operacionais. Um intercâmbio oferecido pela Universidade Mackenzie para o segundo semestre do ano de 2011 proporcionou a oportunidade de obter dados que permitem comparações entre os dois países. Em face das dificuldades para conseguir entrevistas por intermédio de empresas do setor têxtil, a solução foi buscar diretamente por mulheres que trabalham nesse setor através da rede de contatos. A partir da primeira entrevista, as demais surgiram com indicações das próprias entrevistadas - processo de bola de neve. Ao todo foram feitas 8 (oito) entrevistas, sendo 4 (quatro) com profissionais operárias atuando no Brasil e 4 (quatro) na Espanha. As entrevistas foram conduzidas para confrontação das perspectivas de estereótipos de idade e gênero, condições de emprego e avanço na carreira entre as mulheres dos dois países. Foram gravadas após a apresentação de um termo de comprometimento ético do pesquisador e a concordância dos participantes e transcritas na íntegra e analisadas, utilizando a técnica de análise temática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Uma vez feito a análise de dados obtidos através das entrevistas, foi possível entender melhor as questões relacionadas aos estereótipos de idade e gênero no setor têxtil e suas consequências na permanência das mulheres, ou inserção delas no mercado de trabalho. Foram criadas categorias de discussão para melhor apuração dos resultados. A primeira relata a mulher já inserida no mercado de trabalho, no setor de produção da indústria têxtil. A questão de crescimento dentro da empresa foi abordada e notou-se que a oportunidade de melhor colocação nos setores da indústria têxtil advém do término e especialização de estudos, que mesmo assim, não é de imediato. A segunda categoria contrasta os papéis predestinadas às mulheres e sua sobrecarga. Foi apontado que os casos de maternidade contribuem para formar o estereótipo existente hoje. A terceira categoria trata da visão dessas mulheres em relação ao trabalho e quais suas facilidades e obstáculos para melhor atuação sendo mulher no setor têxtil. Por fim, a quarta e última categoria expõe a questão do gênero e idade, da mulher idosa inserida no setor têxtil e tais estereótipos.
CONCLUSÕES:
O presente trabalho possibilitou perceber os estereótipos de gênero e idade no setor têxtil de confecção e suas consequências na permanência ou inserção das mulheres idosas no mercado de trabalho. Foi visto que essas mulheres se deparam com um difícil caminho dentro das organizações pelo fato dos estereótipos existentes, que muitas vezes são transformados em discriminação. Os pontos de conclusão mais relevantes foram os seguintes: (a) as mulheres se deparam com um difícil caminho dentro das organizações pelo fato dos estereótipos existentes, que muitas vezes são transformados em discriminação; (b) o convívio com mulheres da idade avançada quebraram paradigmas; tanto a experiência, quanto a incapacidade em realização do trabalho não são relativos à idade, e sim a história de vida de cada indivíduo; (c) as empresas não proporcionam uma estrutura adequada de trabalho: problema de saúde devido ao esforço e discriminação. As mulheres trabalham anos nessas condições e chegam a idades avançadas com problema de saúde devido ao esforço exigido nas empresas e ainda são discriminadas por essa situação.
Palavras-chave: estereótipo, gênero, idade.