65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ENCONTROS E DESENCONTROS DA CIDADANIA ONTEM E HOJE
Marcondes Baptista do Rêgo - Professor do Ensino Médio do Estado de Roraima ( SECD-RR)
Adraina Lima - Professora do Ensino Médio do Estado de Roraima ( SECD-RR)
INTRODUÇÃO:
A escola, nas sociedades democráticas capitalistas do mundo ocidental, vive no seu interior a contradição profunda inerente a estas sociedades que pretendem criar um sistema de igualdade política (democracia) dentro de um sistema de desigualdade econômica (capitalismo) e, conseqüentemente desigualdade cultural, social e política acompanhada da ausência de participação popular, particularmente na sociedade brasileira, e negação da efetiva cidadania.. É preciso que a qualidade do trabalho educativo da escola seja avaliado pelo grau de contribuição na construção do homem-cidadão. Desta forma urge a necessidade dos educandos conhecerem algumas leis que defendem a cidadania e o espaço de vivência harmoniosa na sociedade. Tais como; a Constituição Federal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Lei Maria da Penha e outros. E, mediante tal conhecimento realizar pesquisa de campo a instituições, públicas e privadas que buscam a efetivação destes direitos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pesquisar com os educandos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública os Direitos relativos a cidadania no ordenamento jurídico brasileiro e confrontar sua efetivação mediante pesquisa de campo
MÉTODOS:
O trabalho seguiu a metodologia de Estudo exploratório, com pesquisa bibliográfica e campo, dividido em duas etapas:
1 ETAPA: Estudo em sala de aula com pesquisas individuais de documentos Jurídicos:
a) Artigo 5º da Constituição Federal de 1988;
b) Resumo do Livro de Gilberto Dimenstein “O Cidadão de Papel”;
c) Declaração Universal dos Direitos Humanos;
d) Lei Maria da Penha (LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006.);
e) Estatuto da Criança e do adolescente.( LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990)
2 ETAPA: Visita a diversas entidades pública e Ong´s que colaboram na efetivação da cidadania, mediante um roteiro de perguntas estruturadas, procurando identificar:Histórico da Instituição no Estado; Suas principais bandeiras de ação; Suas maiores conquistas que colaboraram para o fortalecimento da cidadania;
Qual sua função histórica em busca da cidadania;
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O professor do Ensino Médio é um trabalhador-pesquisador preocupado com as novas gerações. Os adolescentes que chegam no E.M, com euforia, com energia, para brincar, jogar, discutir, brigar, estudar, pesquisar e namorar, após terem vencido a etapa do ensino fundamental.
Aqui reside o desafio do professor que tem que lidar com uma gama de sentimentos e sonhos dos nossos adolescentes. Fazer com que se volte seu interesse por determinados temas, exige um trabalho pedagógico bem planejado, que ultrapasse os muros da escola.
Os alunos e o professor visitaram quatro instituições; a OAB, o Conselho Indigenista de Roraima(CIR), o Ministério Público, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos.Somando a estas visitas os alunos coletarm fotografias de desrepeito as leis estudadas em sala de aula.
Neste trabalho foi possivel: Compreender e analisar os aspectos da cidadania e sua efetivação;Estudar a compreensão de cidadania, a partir da Idade Moderna; Compreender o conceito de Democracia ontem e hoje.Pesquisar os principais direitos do cidadão Brasileiro no Artigo 5º da Constituição Federal de 1988, como também os Direitos sociais e Difusos presente no Estatuto da criança e do Adolescente, na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Como também procurou-se descobrir o verdadeiro sentido da política com a arte de promover o bem comum de todos os cidadãos; Procurou-se conscientizar-los que o cidadão tem direitos, mas também tem dever.
CONCLUSÕES:
O Professor do ensino médio, deve cotidianamente refletir sobre sua práxis pedagógica, pois a mesma favorece um trabalho compromissado com a realidade. Tal reflexão não se opera sozinha mas se dá no interior da escola, e nas suas relações como o mundo externo, que ela reflete no seu interior. Muitas vezes marcado por contradições.
Não se pode ouvidar, o trabalho pedagógico com e para os adolescentes favorece aos mesmos a possibilidade do conhecimento, via educação formal, mediatizada pela Escola Pública de qualidade que se requer. Este é um dos papéis fundamentais do Professor-pesquisador. Partindo desta premissa, acredita-se que o professor também deve ser um apaixonado pela seu trabalho; na pesquisa, no preparo do trabalho pedagógico; Deve ter um espírito de coletividade e criticidade; deve saber respeitar as individualidades dos educandos; deve zelar pela sua formação permanente e cidadã por meio da pesquisa bibliográfica e de campo.
Ao favorecer a pesquisa bibliográfica e de campo sobre a temática da cidadania, sua efetivação e negação,tendo como base as leis de nosso pais realizou-se um trabalho de ensino-aprendizagem que favorece ao adolescente ser sujeito de sua própria história. Sujeito que passa de simples ator coadjuvante a ator principal.
Palavras-chave: Educação, Cidadania, trabalho com projetos.