65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PROJETO CULTURAL AFRO-DESCENDENTE E INDÍGENA: COMO ELA PODE CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM DO ALUNO?
EMMELINE PAULINO RODRIGUES - ESCOLA MUNICIPAL ENG. UMBERTO GONDIN
IRACI VIANA BASTOS - ESCOLA MUNICIPAL ENG. UMBERTO GONDIN
ANA CELINA DE CARVALHO SILVA - ESCOLA MUNICIPAL ENG. UMBERTO GONDIN
ROSEANE MARIA COUTO DA SILVA - ESCOLA MUNICIPAL ENG. UMBERTO GONDIN
GRACIETE CASTELO BRANCO AUSTRAGESILO - ESCOLA MUNICIPAL ENG. UMBERTO GONDIN
JOSIALBA MARIA DA SILVA - ESCOLA MUNICIPAL ENG. UMBERTO GONDIN
INTRODUÇÃO:
O povo brasileiro é rico em sua cultura e diversidade. Essa riqueza originou-se pela formação miscigenada de sua história. A união das culturas européias com a africana e indígenas culminou na mistura colorida da cultura brasileira com toda sua alegria, força, criatividade e vida. Como também de suas contribuições nas áreas sociais, econômica e política do Brasil.
Através da Lei 11.645, a qual estabelece que as unidades de ensino, fundamental e médio ficam obrigadas a incluir o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no conteúdo programático, em seus diversos aspectos históricos e culturais, A Escola Municipal Engenheiro Umberto Gondin, resolveu convocar todos os professores e alunos para vivenciar o projeto Cultural afro-descendente e indígena: como ela pode contribuir na aprendizagem do aluno? O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, lúdica e prazerosa, onde cada turma trabalhou com os conteúdos conforme sua serie.
Vale salientar que as atividades desenvolvidas pelos alunos possibilitaram a construção de novos significados, pois os mesmos tiveram a oportunidade de ter contato com a origem de nossa cultura e perceber que a mesma perpassa em todas as áreas de conhecimento contribuindo assim com novas aprendizagens.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Vivenciar a cultura afro-brasileira e indígena, originária da formação do povo brasileiro, através de atividades relacionadas à linguagem, artes e gastronomia, que possibilite um novo olhar sobre a nossa cultura e como ela pode contribuir com a aprendizagem dos nossos alunos
MÉTODOS:
As atividades foram realizadas com todas as turmas da escola, durante o ano letivo de 2012, onde cada turma ficou responsável por um conteúdo relacionado ao tema, tais como:
1-Atividades de História/Cosmogonia com as turmas do 4º ano A, 4º ano B e 5º ano A, apresentação do projeto para as turmas, apresentação de um vídeo sobre a história dos orixás, leitura de textos com as histórias indígenas, pesquisa na Internet de imagens dos orixás, confecção de cartazes com as características dos orixás, pesquisa e debate sobre a relação entre a alimentação e os orixás, debate sobre a cosmogonia africana.
2-Atividades de Linguagem com as turmas do 1º ano A, 1º ano B e 3º ano B - atividades de caça-palavras, cruzadinhas, frases enigmáticas, jogo de memória e quebra-cabeças com imagens a partir de palavras de origem africana e indígena que permaneceram no nosso vocabulário.
3-Atividades de Artes Cênicas com as turmas do 2º ano C e 3º ano, pesquisa sobre as danças e movimentos corporais de origem africana, vídeos sobre a capoeira e o maracatu.
4-Atividades de Artes Plásticas, com as turmas do 5º ano A, 2º ano A e B (máscaras); construção de vasos utilizando o barro, confecção de cocar e adereços, leitura de textos sobre a utilização das máscaras africanas e indígenas por seus povos;
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O projeto gerou uma expectativa positiva por parte dos alunos, pois, desde o momento que o mesmo foi compartilhar em sala de aula, todos os educandos, se engajaram com esmero no tocante: as realizações das atividades, pesquisas, ensaio, teste culinário e apresentações dos temas por turma. O único inconveniente percebido foi com os familiares dos alunos de religião protestante que se sentiram incomodados com o estudo e pesquisa sobre os orixás; mas esta situação foi atenuada quando a professora expôs a temática relacionando os orixás com relação à criação do mundo, segundo perspectiva africana.
Durante todo o processo, os alunos não só participava das realizações de atividades na escola, como também traziam contribuições e experiências vividas por seus familiares como: antepassados índios ou escravos (relatos), preparação de determinada comida, convívio com festa profana ou religião, como também alguns alunos constataram que em suas residências tinham objetos relacionados com os aspectos indígena-africano que ate então não tinham sido percebido pelos mesmos como: redes, máscaras, peneira de palha, entre outros.
Tal participação foi agraciada com o interesse de todos e principalmente no tocante ao respeito desenvolvido pelo estudo de nossa cultura e conseqüentemente aprendizagens significativas
CONCLUSÕES:
Após o termino das atividades podemos concluir que quando trabalhamos com a participação dos alunos, oportunizando eles a construir novos conceitos sobre o tema estudado, o trabalho pedagógico na sala de aula se torna muito mais produtivo.
Portanto diante do exposto podemos listar algumas considerações:
1. Trabalhar com a nossa cultura seja ela afro descendente ou indígena na sala de aula, aproximou os alunos e fortaleceu o grupo;
2. Os objetivos propostos foram atingidos, mediante a participação e o empenho dos alunos em todas as atividades;
3. A linguagem oral e escrita foi ampliada.
4. A representação artística e cultural afro-brasileira e indígena foi resgatada pelos alunos, através das danças presentes em nossa cultura;
Portanto, podemos concluir que o trabalho acima citado apresentou resultados positivos, possibilitando novas formas de aprende entre os alunos e professores.
Palavras-chave: Cultura e diversidade,, novo olhar,, Ludicidade.