65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Projeto de Educação Ambiental Vivenciada, a experiência de Recife com o Calendário Ecológico.
Erica Paula Elias Vidal de Negreiros - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
Janaína de Almeida Macedo - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
Gylhemberg Nascimento Santiago de Andrade - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
Lívia Alícia Almeida de Andrade - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
Lucas de Albuquerque Ferreira - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
Girlene Pessoa da Silva - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
Diante do crescimento socioeconômico do Recife, a popularização da Educação Ambiental na cidade constitui um desafio e uma atividade de caráter essencial no processo de mudanças de hábitos da população com vistas à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida.
Diversas são as questões ambientais existentes na cidade e a realização de atividades com enfoque nas questões do cotidiano urbano associadas às comemorações de datas do Calendário Ecológico tem permitido a difusão e consolidação da educação ambiental no contexto não formal, de forma a possibilitar que as problemáticas ambientais sejam compreendidas e enfrentadas criticamente pela sociedade.
Desta forma, é desenvolvido pela Prefeitura do Recife o Projeto de Educação Ambiental Vivenciada, com enfoque no Calendário Ecológico (PEAV – Calendário Ecológico), que tem caráter sistêmico, atendendo a um público diversificado, e se insere na perspectiva do desenvolvimento sustentável, onde a população tem a possibilidade de refletir sobre a relação entre as práticas cotidianas e as questões ambientais da cidade, além de desenvolver uma percepção positiva dos espaços verdes, tendo como ponto de vista as políticas ambientais e entendendo que estes espaços vão muito além das funções de lazer e entretenimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Possibilitar a troca de informações e a sensibilização para a responsabilidade socioambiental no contexto urbano.
MÉTODOS:
Para a comemoração da data do Calendário Ecológico, é feita a articulação com escolas da rede pública e privada, no intuito de realizar uma ação educativa prévia e possibilitar o envolvimento da comunidade escolar com a temática em questão.
O processo pedagógico está relacionado a um conjunto de técnicas, instrumentos e recursos, que podem ser classificados como: audiovisuais, dinâmicas de grupo, oficinas, debates e estudo do meio.
O uso de jogos de tabuleiro é um meio capaz de auxiliar no processo de autorreflexão sobre as práticas cotidianas. Da mesma forma, um material educativo sob o formato de histórias em quadrinhos alcança não apenas o público infanto-juvenil, como também o de adultos.
A comemoração da data do Calendário Ecológico é realizada nos parque ou praças localizada próxima ao púbico envolvido, considerando também a relevância da temática e o contexto da comunidade.
A realização da atividade nestes espaços proporciona não apenas a sensibilização de um público mais amplo, como também, proporciona as condições para o conhecimento dos mais significativos elementos da natureza e da comunidade. Neste sentido, é possível ver, ouvir, tatear, cheirar, sentir, perceber o ambiente, e refletir sobre a contribuição de cada um ao meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os mais importantes resultados do PEAV – Calendário Ecológico não são mensuráveis, portanto não podem ser resumidos a questões quantitativas, mas às contribuições para a revisão de valores e adoção de atitudes ambientalmente positivas.
De toda forma, sabe-se que dados quantitativos são fatores que também precisam ser considerados no processo de avaliação de um Projeto. Entre março e novembro de 2012, o PEAV – Calendário Ecológico envolveu diretamente 1129 pessoas.
Abordou, principalmente, as seguintes temáticas: unidades de conservação, resíduos sólidos, arborização, lixo eletrônico, poluição sonora e sustentabilidade.
As datas comemoradas foram: Dia Mundial da Água; Dia Mundial da Conservação do Solo; Dia da Caatinga; Festa Anual das Árvores; Hora do Planeta; Dia da Terra; Dia Nacional da Mata Atlântica; Semana do Meio Ambiente; Dia de Proteção às Florestas; Dia de Combate à Poluição; Dia Mundial de Limpeza dos Rios, Praias e Lagos; Dia do Rio.
CONCLUSÕES:
O PEAV – Calendário Ecológico apresenta-se como um potencial mobilizador de escolas, além de ser um instrumento de visibilidade à importância da adoção de práticas ambientalmente sustentáveis e de consolidação da Educação Ambiental em praças e parques do Recife.
O desenvolvimento de atividades lúdico-educativas apresentaram grande potencial de atrair a atenção e possibilitar o reestabelecimento de uma equilibrada vivencia entre a sociedade e os recursos naturais. Estas atividades tiveram capacidade de instrumentalizar os participantes para conhecer e interagir com o ambiente de forma a se tornarem sujeitos cientes da responsabilidade de cada um em manter o meio natural sustentável.
O PEAV – Calendário Ecológico também é um importante instrumento de apoio a outros projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, como os Núcleos de Educação Ambiental (NEAs) e o Programa de Revitalização de Áreas Verdes (PRAV), tendo ainda capacidade para potencializar outros Programas correlacionados com a Educação Ambiental.
O desenvolvimento das atividades de forma ampliada no território do Recife tornou possível o sentimento de pertencimento aos lugares, a integração social e uma maior proximidade entre o ser humano e os demais integrantes do meio ambiente.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Calendário Ecológico, Recife.