65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
FÍSICA PARA PROEJA: ABORDANDO CONCEITOS FÍSICOS A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
José Rildomar Pereira de Alencar - IF SERTÃO PE - Campus Salgueiro
Emanoel Silva Carvalho - IF SERTÃO PE - Campus Salgueiro
Marta Daniela Alves Gomes - IF SERTÃO PE - Campus Salgueiro
Ananda Maria de Lima Santos - IF SERTÃO PE - Campus Salgueiro
Maria Leonete da Silva - IF SERTÃO PE - Campus Salgueiro
Newton Pionório Nogueira - Prof. Msc./orientador IF SERTÃO PE - Campus Salgueiro
INTRODUÇÃO:
É notório que o estudo da física nos modos tradicionais de ensino dá pouca ênfase à experimentação e à investigação dos fenômenos, dando pouca ênfase à abordagem de conceitos físicos através da realização de experimentos e da investigação, valorizando a memorização, de modo que as atividades parecem ter tão somente a função de informar conceitos preestabelecidos. Esta abordagem não contribui para instigar os alunos a pensarem e serem mais críticos, atitudes essas relevantes para o estudo das ciências. Em detrimento a esse quadro é através da investigação científica que se pode ter um maior domínio dos conceitos físicos. Apesar disto não se pretende aqui responsabilizar os educadores, acreditamos que a realidade escolar e curricular são os elementos que contribuem para esse quadro. Neste sentido a proposta de união das situações-problema às atividades experimentais visa desenvolver habilidades como tirar conclusões de dados experimentais, argumentarem, estabelecer relações, fazer inferências, além disso, acreditamos que seja uma forma de promoção da alfabetização científica. O trabalho aqui apresentado visa investigar a possibilidade de utilização de situações-problema envolvendo experimentos como metodologia para o ensino e a aprendizagem de conceitos físicos na modalidade PROEJA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Como objetivos específicos, pretendem-se propor atividades experimentais baseadas em situações-problema para a abordagem de conceitos físicos e, através dos relatos escritos, apresentados pelos alunos do PROEJA, verificar qual é a contribuição desse tipo de atividade no desenvolvimento de habilidades nos estudantes.
MÉTODOS:
Como este trabalho está focado na experimentação foram pensadas três atividades nas quais os alunos pudessem confeccionar experimentos e tirar conclusões. Sendo assim, a primeira atividade focou o tema do movimento, um conteúdo estudado pela cinemática que envolve a compreensão de velocidade. Para tratar esse conceito foram utilizados os planos inclinados de Galileu. A situação–problema era “para qual inclinação do plano a bola aumentava, diminuía ou mantinha constante sua velocidade?”. Para a segunda atividade o tema abordado era a inércia, conceito físico estudado pela dinâmica que envolve a compreensão de que um corpo permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme a menos que a resultante das forças exercidas sobre ele sejam nulas. Aqui se utilizou a experiência da esfera presa a dois barbantes um fixado a um suporte superior e outro livre. A situação–problema a ser resolvida era “como romper somente a parte inferior ou superior do barbante ligados à esfera?”. Na última atividade o tema explorado foi a estática dos corpos rígidos, que envolve a compreensão do conceito de torque. Utilizou-se a experiência do equilíbrio de dois garfos sobre um copo. A situação–problema era “como manter em equilíbrio dois garfos sobre um copo usando uma moeda?”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No processo de ensino aprendizagem, a interdisciplinaridade é de extrema importância para uma visão mais aguçada dos fenômenos. Daí a importância de relacionar o ensino da física ao estudo de linguagem, pois a interpretação e escrita são elementos fundamentais durante a realização das atividades. No decorrer das atividades foram postas aos alunos situações-problema para que pensassem interagindo e representassem sua solução através da escrita. Posteriormente, foram propostas discussões e, a partir delas e das representações escritas, realizou-se uma análise levando em conta alguns aspectos tipológicos como relatar, argumentar, expor, descrever ações. Os resultados encontrados confirmam o pressuposto de que essas atividades contribuem para desenvolver certas habilidades. De acordo com Oliveira e Carvalho, o ensino de ciência, a partir da metodologia das atividades de conhecimento físico possibilita interações, principalmente relacionadas á linguagem. Assim é importante observar na coleta de dados uma posição lógica reflexiva que estimule o pensamento dos alunos através de ações tais como a argumentação, a descrição de ações, as inferências e outros aspectos, que identificados, poderão levar a conclusões sobre as escritas, mostrando um efeito positivo no ensino e aprendizagem da física.
CONCLUSÕES:
Das atividades realizadas podemos notar o grande interesse dos estudantes do PROEJA em expor suas idéias, em criar estratégias para solucionar problemas e de refletirem mais antes de escrever. Por outro lado, da interação com o grupo potencializou-se habilidades como argumentar, tomar decisões, descrever ações, estabelecer relações entre fatos dentre outras. Deste modo, concluímos que as discussões feitas pelos grupos despertaram a curiosidade e os atos de pensar e refletir sobre o problema proposto. Em decorrência, os alunos acabaram desenvolvendo estratégias nas quais as ações levaram a aquisição de outras habilidades tais como: articulação de idéias, questionamento, autonomia nas falas e liderança, habilidades estas que vão além da simples compreensão do conteúdo científico. Este trabalho reforça a importância de metodologias na qual há extremo envolvimento de todos os alunos nas atividades, interação com o grupo, a construção do conhecimento científico de forma prazerosa e, acima de tudo, nas quais o aluno seja sujeito ativo do seu processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Física, Situação Problema, Proeja.