65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FISIOLÓGICOS EM POLICULTIVOS COM PIMENTÃO, ALFACE, COENTRO E CEBOLINHA.
Laíza Gomes de Paiva - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Caciana Cavalcanti Costa - Profa. Dra, Orientadora, UATA/CCTA/UFCG, Pombal, PB
Edna Dantas Pereira - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Delzuite Teles Leite - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Débora Samara Oliveira e Silva - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
Francisco de Assis Silva - Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos, CCTA/UFCG, Pombal –PB
INTRODUÇÃO:
A associação de culturas é uma técnica empregada para aumentar a produtividade e o lucro por unidade de área (LUCIANO et al., 2010). Diversas combinações em sistemas de policultivo e/ou consórcio têm contribuído para a manutenção do equilíbrio dos sistemas e, consequentemente, do solo e das culturas. Uma vez que o equilíbrio biológico e ambiental, bem como a fertilidade do solo, não pode ser mantidos com apenas uma cultura (FERREIRA, 2012). A avaliação da área foliar é de fundamental importância em estudos ecofisiológicos (GONÇALVES et al., 2002; TSIALTAS et al., 2008). Em plantas cultivadas no campo, a estimativa da área foliar utilizando modelos diretos e não destrutivos apresentam vantagens e são os métodos mais recomendados (AMARANTE et al., 2009), por possibilitarem a avaliação de forma simples, rápida e precisa sem a retirada das folhas durante o ciclo vegetativo. A radiação fotossinteticamente ativa (RFA) é um dos fatores responsáveis pela grande biodiversidade e principal fonte para processos físicos, biológicos e químicos (SPOLADOR et al., 2006) podendo variar em função da arquitetura da copa das plantas (OLIVEIRA e CARVALHO, 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem por objetivo avaliar parâmetros fisiológicos na cultura do pimentão alface, coentro e cebolinha em diferentes sistemas de cultivo.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado na UFCG, Câmpus Pombal,PB. Foram testados 11 tratamentos resultantes da combinação do pimentão (cultura principal) em policultivos e consórcio com alface, coentro e cebolinha. A área dividiu-se em 4 blocos cada um contendo 7 canteiros (parcelas), as parcelas media1,20 m de largura por 2,0 m de comprimento. A implantação das culturas do pimentão, alface e cebolinha foi pelo transplantio de mudas e para o coentro foi pela semeadura direta. A obtenção do índice de área foliar (IAF), a radiação fotossinteticamente ativa abaixo e acima do dossel das plantas, foi obtido com um CeptômetroAccupar®. Coletou-se dados de 5 pontos em cada parcela aos 24 dias após o transplantio das mudas, antes das colheitas da alface e coentro. As análises estatísticas foram obtidas pelo programa ESTAT, realizadas com os 11 tratamentos (4 policultivos: pimentão, coentro, alface e cebolinha; pimentão, coentro e alface; pimentão, alface e cebolinha; pimentão, coentro e cebolinha; 3 consórcios:pimentão e coentro; pimentão e alface; pimentão e cebolinha e 4monocultivos: cultivo solteiro do pimentão, alface, coentro e cebolinha) com 4 repetições, em delineamento de blocos ao acaso. As médias das características das culturas foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados das análises estatísticas para os tratamentos avaliados de policultivos, consórcios e cultivo solteiro demonstraram que não houve diferença significativa entre os tratamentos estudados, as médias gerais encontradas para o índice de área foliar foi de 0,12 m2 m-2, da radiação fotossinteticamente ativa abaixo foi de 1937,39 µmol s-1 m-2 e acima do dossel das plantas foi de 1793,10 µmol s-1.m-2, com variações de 0,03 a 0,20 m2 m-2; 1312,73 a 2168,95 µmol s-1 m-2 e 1295,00 a 2077.90 µmol s-1 m-2, respectivamente. Constatando que as combinações utilizadas demonstraram vantagem para o desenvolvimento e produção de todas as culturas envolvidas nos sistemas, visto que o índice de área foliar pode interferir diretamente na transpiração e na produtividade das culturas bem como a radiação fotossinteticamente ativa na fotossíntese das plantas.
CONCLUSÕES:
As associações não interferiram nos parâmetros fisiológicos avaliados.
Palavras-chave: Radiação, Área foliar, Sistemas de cultivo.