65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Projeto de Educação Ambiental Vivenciada, no Parque da Jaqueira
Maria Micheline Alves de Alburquerque - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
George Ricardo Nascimento Camelo - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
Karina Rodrigues de Araújo - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
Cecília Gabriela dos Santos Silva - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
Richard Thompson Ferreira de Jesus - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
O Projeto de Educação Ambiental Vivenciada - PEAV visa a popularização da Educação Ambiental no Parque da Jaqueira, zona Norte da cidade de Recife em Pernambuco. É o maior parque em extensão com área de 70.000 m². Reúne espaços distintos como sítio histórico e outras partes destinadas a prática de esportes e atividades culturais. Detentora de uma ampla área arborizada com espécies exóticas e outras representativas do ecossistema de Mata Atlântica.
O PEAV na Jaqueira teve início em dezembro de 2011 e aconteceu quinzenalmente aos sábados, das 14h às 16h. Com o objetivo de estimular a sociedade a refletir sobre práticas cotidianas relacionadas ao Meio Ambiente e possibilitar à população o repensar sobre sua participação no meio ambiente. Aborda principalmente as seguintes temáticas: unidades de conservação, resíduos sólidos, arborização, lixo eletrônico, poluição sonora e sustentabilidade, e assim, possibilita a troca de informações e a sensibilização para responsabilidade socioambiental aos frequentadores do parque.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Transformar o parque da Jaqueira em espaço de referência para práticas vivenciadas de Educação Ambiental, e assim, sensibilizar a população sobre a necessidade de conservação do patrimônio histórico e natural dos espaço públicos da cidade.
MÉTODOS:
No Parque da Jaqueira, as ações o desenvolvem-se com abordagens num processo convidativo-induzido aos frequentadores do local.
As atividades foram sempre iniciadas com uma breve apresentação do projeto e, logo após, a atividade lúdico-educativa programada para o dia. No fim de cada atividade foi entregue o material didático relacionado com o tema abordado (cartilha, história em quadrinhas, jogos, entres outros).
O material didático é a ferramenta de grande importância para auxiliar o participante a incorporar na sua vida o conteúdo abordado, e assim, auxiliar a multiplicar o aprendizado. Para alcançar o carisma do público e alcançar todas as faixas etárias são utilizadas um conjunto de técnicas, e metas estabelecidas que são classificadas como:
Audiovisuais: Palestras e exposições temáticas socioambientais.
Dinâmica de grupo: Estímulo à interiorização para levar ao autoconhecimento, através das dinâmicas "na pele dos bichos", "minha sementinha", "pescaria ecológica" e "jogos de tabuleiro".
Oficinas: reaproveitamento de embalagens e plantio de mudas de árvores nativas
Estudo do meio: O frequentador será conduzido ao autoconhecimento do parque da Jaqueira, fazendo-o ouvir os sons da natureza e conhecendo as árvores.
No Parque da Jaqueira o PEAV ocorreu quinzenalmente aos sábados das 14h às 16h.
As atividades foram realizadas com caráter dinâmico e sempre voltadas ao mundo lúdico, alcançando prin ao público infanto juvenil e adulto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sobre a visão de mudanças de hábitos e valores dos participantes do PEAV, os resultados do projeto são qualitativos. Isso pode afirmar devido a adesão de instituição a outras ações da Prefeitura do Recife. Os parceiros que contribuíram em nosso projeto foram: Instituto Oceanário; União dos Escoteiros do Brasil- Região Pernambuco e o Centro Escola Mangue. Internamente, O PEAV contribuiu para as ações da secretaria de serviços públicos - EMLURB e Secretaria de Saúde. Sobre a questão quantitativa o PEAV Jaqueira ocorreu em 24 ações no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, resultando em 1.148 pessoas atendidas pelo projeto.
CONCLUSÕES:
O desenvolvimento de ações de vivência prática no Parque da Jaqueira permitiu a difusão e consolidação da Educação Ambiental no contexto não formal, utilizando a infraestrutura disponível no parque, criando assim, um elo entre a teoria da Educação Ambiental e a vivência prática. Dessa forma, através de ações interativas com estudantes, moradores do entorno, frequentadores e visitantes do parque, o PEAV estimulou a adoção de atitudes ambientalmente corretas e responsáveis, inclusive para a valorização desses espaços como ambientes de conforto climático e saúde socioambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Parque da Jaqueira, socioambiental.