65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
BULLYNG: REFLEXÃO E ATITUDES NA ESCOLA
Andresy Pimentel Costa - Dept. de Ciências Humanas/UFMA
Isabella Sabrinne da Silva Pereira - Dept. de Ciências Humanas/UFMA
Maria José dos Santos - Profa. Ma./Orientadora - Depto.de Ciências Humanas – UFMA
INTRODUÇÃO:
Inicialmente gostaria de situar o presente trabalho, que se encontra em uma discussão de um fenômeno bastante pertinente a escola, mas que só nos últimos anos vem sendo discutida na comunidade acadêmica que é o famigerado bullying. Neste sentido, é importante dizer que apresento resultados de uma pesquisa baseada em alguns relatos de vitimas do bullying, bem como algumas reflexões suscitadas nas discussões feitas no projeto “Arena da Paz:...”, vinculado ao Grupo PET, no qual desenvolvo minha pesquisa, tendo como campo de pesquisa a Unidade Escolar Deputado Elígio Almeida na cidade de Bacabal/MA. O bullying e uma forma de violência que se manifesta através de discriminações. Quem nunca sofreu um dia com chacotas, difamações, e apelidos maldosos? Bem, a essa situação dá se o nome de bullying. No entanto é preciso conhecer para identificá-lo, para que assim possamos prevenir nossas crianças. Segundo Pereira no Brasil há um atraso de mais de quinze (15) anos nos estudos sobre esse tipo de violência, que se manifesta silenciosa no cotidiano de nossas escolas. O que justifica a necessidade de estudar tal assunto, uma vez que pode levar a casos extremos, como o suicídio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ressaltar a partir de dados e reflexões coletados no projeto, a importância de se discutir sobre a problemática do bullying um tipo de violência presente na atualidade das escolas, buscando assessorar crianças e professores envolvidos nesse processo.
MÉTODOS:
Para tal discussão foram desenvolvidas ações dentro do projeto “ARENA DA PAZ:...”, como a realização de palestras sobre “Bullying: Conhecer para intervir”, ministrada pelo por um psicólogo, e a realização de uma oficina intitulada:“Não ao bullying sim a paz”, posteriormente os alunos produziram trabalhos como: produção de textos e desenhos a partir da compreensão do significado do que é bullying.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para melhor entendermos a temática em questão deste tipo de violência na escola, considero imprescindível descrever sobre o conceito de bullying: é uma palavra inglesa, que não possui uma tradução para o português, relaciona-se com valentia, superioridade, constrangimento, ameaça e até mesmo agressão, esse tipo de violência provoca problemas psicológicos, má desenvolvimento no aprendizado das crianças chegando a casos mais graves, como o suicídio. De maneira mais específica, trata-se de uma prática vislumbrada no âmbito infantil-juvenil. Considerando as consequências que o bullying pode trazer a uma criança, achamos pertinente em uma de nossas ações do projeto falar sobre bullying: ministrando uma palestra, e no dia seguinte uma oficina para alunos do 6º ao 9º ano em uma escola da rede municipal de Bacabal/MA, na palestra os alunos conheceram o que é bullying, como se manifesta, quem prática, as consequências e como identificar. Como previsto no projeto, nosso trabalho busca apreender os sentidos atribuídos à violência no cotidiano escolar. Assim, no dia seguinte a palestra, desenvolvemos uma oficina de produção de textos e desenhos de combate ao bullying na escola, com o objetivo que os alunos demonstrassem através de desenhos e textos o que apreenderam do significado do que é bullying.
CONCLUSÕES:
Durante a oficina percebemos que as crianças se mostraram bastante interessadas e demonstraram seu interesse fazendo desenhos e textos que salientavam que o bullying não era algo “legal”, mas de muito mal gosto. Em seguida eles fizeram colagens de seus desenhos e textos que ficaram em exposição no corredor da escola. Com a oficina tivemos a confirmação de que as crianças compreenderam o que é o bullying, e com isso esperamos que casos de bullying, possam ser repensado e talvez eliminado nas atitudes dos alunos da Unidade Escolar Deputado Elígio Almeida.
Palavras-chave: Violência escolar, Bullying, Reflexão.