65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ANÁLISE DE COLIFORMES TOTAIS E Escherichia coli sp.DAS ÁGUAS MINERAIS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN
Raiane da Silva - Depto. de Ciências Biológicas-UERN
José Luiz Barbalho de Mendonça - Depto. de Ciências Biológicas-UERN
Francisca Kélia Duarte Dias - TNS Esp.-Depto. de Ciências Biológicas-UERN
Francisco Fábio Mesquita Oliveira - TNS Esp.-Depto. de Ciências Biológicas-UERN
Regina Célia Pereira Marques - Profa. Dra./Orientadora-Depto. de Ciências Biológicas-UERN
INTRODUÇÃO:
A água é considerada um dos elementos fundamentais para a existência do homem, sua qualidade está diretamente ligada à saúde da população. De acordo com a portaria número dois mil novecentos e catorze de dois mil e onze do Ministério da saúde, a água destinada ao consumo humano deverá estar ausente de coliformes totais e Escherichia coli, grupo de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Aliadas á falta de água potável estão à má distribuição e contaminação do recurso hídrico. Atualmente, milhares de pessoas não têm acesso à água limpa e a cada oito segundos uma criança morre por uma doença relacionada à água contaminada. Cerca de oitenta por cento das enfermidades no mundo são contraídas devido à água poluída. Diante disso, as pessoas de condições mais favoráveis preferem comprar água mineral envasada, pois assim, acreditam que estejam livres de doenças de veiculação hídrica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a qualidade da água mineral comercializada em garrafas de 500/510 mL quanto à presença de coliformes totais e Escherichia coli e comparar com a legislação brasileira vigente.
MÉTODOS:
Foram analisadas seis amostras de diferentes marcas de águas minerais comerciais em embalagens de quinhentos e quinhentos e dez mililitros, que foram compradas em distribuidores e supermercados locais em embalagens originais, lacradas e sem qualquer possibilidade de contaminação externa. Foi utilizado o método do substrato cromogênico Colilert®idexx, ao qual foi dissolvido em água destilada autoclavada e distribuído em tubos de ensaio tampados com papel alumínio. As amostras foram inoculadas em concentrações de um para um, um para dez e um para cem, sendo cinco tubos para cada concentração. Em seguida os tubos foram incubados em uma estufa bacteriológica a trinta e sete graus Celsius por vinte e quatro horas. A leitura foi feita com o auxílio de uma lâmpada ultravioleta. Na presença de coloração amarela nos tubos o teste era positivo para coliformes totais. Ao serem expostos em Lâmpada ultravioleta, se os tubos apresentassem coloração azul, o teste era positivo para Escherichia coli. O teste era negativo com ausência de coloração. Os resultados foram expressos de acordo com a tabela número mais provável em cem mililitros de água.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos mostraram que as seis marcas mais comercializadas na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte apresentaram ausência de bactérias do grupo coliforme total e ausência de Escherichia coli, tanto nas amostras como em suas repetições.
A legislação vigente para águas minerais após sofrer atualização pela portaria número dois mil novecentos e catorze de Dezembro de dois mil e onze, do Ministério da Saúde melhorou o aspecto microbiológico a ser avaliado, mas ainda é insuficiente para regularizar o controle de qualidade do que exige a legislação internacional para o comércio. Sem falar que existe pouca fiscalização da agência Nacional de vigilância sanitária, ANVISA sobre as condições de armazenamento das águas minerais em depósitos e armazéns, sendo esses muitas vezes precários e expostos á luz solar direta, roedores e umidade excessiva, comprometendo a qualidade da água em diversos aspectos.
CONCLUSÕES:
De acordo com os indicadores utilizados para a avaliação microbiológica de águas minerais regulamentados pela legislação brasileira específica, portaria número dois mil novecentos e catorze de dois mil e onze do Ministério da Saúde, as marcas avaliadas nesta pesquisa que são consumidas na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, em embalagens de quinhentos mililitros e quinhentos e dez mililitros estão aptas ao consumo humano.
Palavras-chave: Qualidade, Substrato cromogênico, Legislação brasileira.