65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
ANÁLISE DO PROCESSO EMPREENDEDOR EM ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO
Micaele Raíssa Oliveira - Curso Técnico Subsequente em Serviços de Restaurante e Bar, IFCE, Campus Acaraú
Maria Leila Oliveira Sousa - Curso Técnico Subsequente em Serviços de Restaurante e Bar, IFCE, Campus Acaraú
Rachel Lima Serra - Profa. Ms./Orientadora, Docente do IFCE, Campus Acaraú
INTRODUÇÃO:
Empreendedorismo. Termo contemporâneo em nossa vivência. Sua difusão ocorre devido ao destaque da ação empreendedora, que instiga a expansão do país, gerando lucros e fluxo do capital.
O advento constante de novas empresas ocasiona certo tipo de saturação no mercado, fazendo-se necessária a inovação, surgindo, assim, a figura do empreendedor, que possui peculiaridades, focando em urgências ainda não exploradas ou no retoque de serviços e produtos já existentes.
Segundo Dornellas (2008, p.13), existe basicamente dois tipos de empreendedorismo: o de “oportunidade” e o de “necessidade”, sendo este último notável no Brasil devido às questões de desemprego, sobrevivência e à necessidade de complementação de renda de muitas famílias.
Apesar da relevância das funções do empreendedor, ao longo de anos, houve uma ênfase crescente à sua figura, antes não tão evidente dentro das empresas, gerando a necessidade do estudo dessa área, com o intuito formular conhecimentos, antes dado apenas de forma empírica.
Partindo dessa hipótese, questiona-se o que leva o desenvolvimento do empreendedorismo ou da empresa em que ele atua. Este pode ser gerado a partir de múltiplos fatores que o constroem, denominado processo empreendedor. Conhecê-lo, auxilia no melhor desenvolvimento das empresas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Observar o Processo Empreendedor dos proprietários dos dois principais estabelecimentos de alimentação do município de Acaraú, Estado do Ceará, verificando diferenças e semelhanças que indiquem suas estratégias de atuação. Associar o processo empreendedor de cada empresário com a teoria sobre o assunto, talvez praticada inconscientemente, associando suas práticas com os métodos teóricos sugeridos.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada qualitativamente, por intermédio da análise de conteúdo, através de dados coletados pela observação e entrevista, sendo esta última executada de forma oral, contendo perguntas abertas, pré-estabelecidas, retiradas do livro “Empreendedorismo”, do autor José Carlos Dornelas, sendo aplicadas a dois proprietários de estabelecimentos de alimentação, considerados de maior destaque no município, devido ao fluxo de clientes e atrativos proporcionados aos mesmos.
Após isso, os dados foram tabulados, com o intuito de encontrar pontos em comum, bem como suas distinções, como forma de avaliá-los e compará-los com a teoria.
As perguntas envolviam questionamentos sobre: a história de vida do empreendedor, suas fontes de inspiração para montar seu empreendimento, sua educação formal e sua relação com o segmento, elaboração do plano de negócios, recursos financeiros utilizados e pontos positivos e negativos do processo empreendedor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisar os resultados, foi observado que o empreendedor “A” começou a trabalhar em restaurantes na cidade de Fortaleza, em princípio, como zelador, e aos poucos ocupou outros cargos, até chegar a trabalhar na cozinha, onde se encantou pelo ofício. Dessa forma, desenvolveu paixão por cozinhar e por estabelecimentos de alimentação. Um pouco após se mudar para o município de Acaraú, começou seu empreendimento, com apenas 120 reais (na época), adquirido a partir de recursos próprios. Ele afirma não ter feito um plano de negócios e não ter feito cursos na área. Tudo o que aprendeu foi em seus empregos anteriores e com sua experiência no ramo, em cozinha.
Já o empreendedor “B” fez curso de Administração e, após isso, viu a oportunidade de montar um negócio que lhe parecesse promissor. A partir disso, fez um plano de negócios e cursos online oferecidos pelo SEBRAE, utilizando os recursos da família, montando, assim, seu negócio.
Ambos apontam como ponto negativo em seu processo empreendedor suas dificuldades com a mão-de-obra, e afirmam ser necessária sua presença constante no estabelecimento, para que haja um melhor andamento de seus negócios. Pode-se observar que eles demonstram satisfação naquilo que fazem e perseverança no processo de empreender.
CONCLUSÕES:
Este trabalho possibilitou um conhecimento a respeito de como se desenvolve o processo empreendedor. As entrevistas propiciaram a percepção de que não existe um padrão a ser seguido para que um empreendimento venha apresentar resultados satisfatórios. Entretanto, observa-se que, antes de tudo, deve-se conhecer a área em que se pretende atuar, bem como ter experiência na mesma, pois isso será relevante para o sucesso do empreendimento, não se tornando obrigatório o aprendizado na área de maneira formal. Também não se pode afirmar, a partir dessa experiência, que apenas a prática seria suficiente, já que foi constatada na pesquisa a existência do aprendizado tanto formal como empírico por parte dos pesquisados.
Vale ressaltar que a presente pesquisa não é passível de generalização, tendo em vista a sua delimitação tanto geográfica quanto pelo universo pesquisado.
Os resultados obtidos permitem verificar algumas características que devem estar presentes em um empreendedor, entre elas: ser visionário, estabelecer um alvo a alcançar, apontar os pontos em que se encontram dificuldades de funcionamento para que, dessa forma, haja um melhor desenvolvimento dos estabelecimentos.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Ação empreendedora, Alimentação.