65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ANÁLISE DE COLIFORMES TOTAIS E Escherichia coli sp.DAS ÁGUAS DOS BEBEDOUROS DA UERN, CAMPUS CENTRAL, MOSSORÓ-RN.
Francisca Kelia Duarte Dias - TNS Esp.-Depto. de Ciências Biológicas-UERN
José Luiz Barbalho de Mendonça - Depto. de Ciências Biológicas-UERN
Raiane da Silva - Depto. de Ciências Biológicas-UERN
Francisco Fábio Mesquita Oliveira - TNS Esp.-Depto. de Ciências Biológicas-UERN
Regina Célia Pereira Marques - Profa. Dra./Orientadora-Depto. de Ciências Biológicas-UERN
INTRODUÇÃO:
A universidade é um local de grande trânsito de pessoas e, consequentemente uma grande quantidade de bebedouros é distribuída em diversos pontos da mesma. A água é considerada um fator limitante para a sobrevivência dos seres vivos, sua qualidade está diretamente ligada à saúde da população. De acordo com a portaria número dois mil novecentos e catorze de dois mil e onze do Ministério da saúde, a água destinada ao consumo humano deverá estar ausente de coliformes totais e Escherichia coli, grupo de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Aliadas á falta de água potável estão à má distribuição e contaminação do recurso hídrico. Atualmente, milhares de pessoas não têm acesso à água limpa e a cada oito segundos uma criança morre por uma doença relacionada à água contaminada. Cerca de oitenta por cento das enfermidades no mundo são contraídas devido à água poluída. Diante disso, é importante garantir uma água para consumo segura e de boa qualidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a qualidade da água dos bebedouros do campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, quanto à presença de coliformes totais e Escherichia coli e comparar com a legislação brasileira vigente.
MÉTODOS:
Foram analisados onze bebedouros, distribuídos em todo o campus central da UERN, em dois momentos: em Março de dois mil e doze e em Março de dois mil e treze. Foi utilizado o método do substrato cromogênico Colilert®idexx, ao qual foi dissolvido em água destilada autoclavada e distribuído em tubos de ensaio tampados com papel alumínio. As amostras foram inoculadas em concentrações de um para um, um para dez e um para cem, sendo cinco tubos para cada concentração. Em seguida os tubos foram incubados em uma estufa bacteriológica a trinta e sete graus Celsius por vinte e quatro horas. A leitura foi feita com o auxílio de uma lâmpada ultravioleta. Na presença de coloração amarela nos tubos o teste era positivo para coliformes totais. Ao serem expostos em Lâmpada ultravioleta, se os tubos apresentassem coloração azul, o teste era positivo para Escherichia coli. O teste era negativo com ausência de coloração. Os resultados foram expressos de acordo com a tabela do número mais provável em cem mililitros de água.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos mostraram que todos os bebedouros do campus central da UERN apresentaram ausência de coliformes totais ou coliformes a trinta e cinco graus Celsius e ausência de Escherichia coli, tanto nas amostras como em suas repetições. A legislação vigente para água potável após sofrer atualização pela portaria número dois mil novecentos e catorze de Dezembro de dois mil e onze, do Ministério da Saúde melhorou o aspecto microbiológico a ser avaliado, porém é importante observar como estas águas ficam em relação às condições de armazenamento, sendo esses muitas vezes precários, sem uma correta limpeza e expostos á luz solar direta, roedores, comprometendo a qualidade da água em diversos aspectos. A UERN, após solicitação administrativa, substituiu, em dois mil e dez todos os bebedouros do campus central por bebedouros novos. Uma das propriedades organolépticas observadas é o cheiro de cloro na água dos bebedouros que, segundo Queiroga (dois mil e sete) em amostras da água do sistema de distribuição da cidade de Abadia, Goiás, observou que quando o cloro residual foi maior que 0,5 miligramas por litro verificou-se a ausência de coliformes totais em todas as amostras.
CONCLUSÕES:
De acordo com os indicadores utilizados para a avaliação microbiológica de águas minerais regulamentados pela legislação brasileira específica, portaria número dois mil novecentos e catorze de dois mil e onze do Ministério da Saúde, a água consumida nos bebedouros do campus central da UERN estão aptas ao consumo humano.
Palavras-chave: Qualidade, Substrato cromogênico, Legislação brasileira.