65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O PASSADO E O NOVO: A PROBLEMÁTICA DAS NOVAS CONSTRUÇÕES REALIZADAS NO BAIRRO DO RECIFE ANTIGO/PE
Maria Caroline Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Rinaldo Thomaz de Oliveira - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Marcelo Lima de Morais - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Patrick José Roberto de Lima - Depto. de Ciências Econômicas – UFPE
Derick Cássio Martins da Silva - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Pedro Henrique Conrado França de Jesus - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
INTRODUÇÃO:
Ultimamente muito se tem falado sobre as transformações ocorridas no bairro do Recife Antigo. Novas construções “faraônicas” disputam o espaço habitado com edificações que nos remetem ao passado, realidade essa que nos coloca diante de uma problemática complexa em torno das questões urbanas. Essa discussão já vem sendo fomentada desde os anos 80 quando se falava das novas edificações construídas no bairro do Recife Antigo, que faziam parte de um projeto de urbanização nacional que buscava maior fluidez na área que dava acesso ao porto (LUBAMBO,1988).
Diante dessa perspectiva o presente trabalho de pesquisa busca trazer um recorte espacial e temporal das transformações ocorridas no bairro do Recife, dialogando com os vários estudos urbanos desenvolvidos nos últimos tempos, além disso, procuramos agregar ao projeto as categorias geográficas de espaço e território para entendermos como se delineiam as relações nessa área.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho de pesquisa pretende identificar e analisar a problemática das novas construções no Bairro do Recife Antigo, que fazem parte das transformações urbanísticas ocorridas nos últimos tempos, identificando assim as modificações ocorridas, através de estudos urbanísticos locais e levantar possíveis soluções para agregar o passado e o novo, preservando a identidade cultural.
MÉTODOS:
Diante da complexidade do objeto, optamos pela pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa, considerada o caminho mais indicado a trilhar, uma vez que estas privilegiam os significados e representações a partir da categorização dos dados levantados em campo.
Dessa forma o projeto pretende fazer um recorte temporal e espacial, caracterizando todas as mudanças sofridas na paisagem do Bairro do Recife nos últimos anos e como essas transformações afetam a identidade cultural da região estudada.
A metodologia de pesquisa se subdivide em duas partes, a primeira é a revisão da literatura e o levantamento documental, em seguida o trabalho de campo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Torna-se perspicaz o estudo sobre as reformas realizadas no Bairro. As reformas realizadas no início do século XX tratam de um melhor acesso ao Porto e sobre questões de higiene. Mas o que temos hoje é uma verdadeira especulação sobre o local. Ainda são realizadas reformas no Porto, mas não apenas como uma melhoria para a prestação dos serviços se trata mais de algo para reafirmar o poderio das entidades públicas sobre o local. A cada reforma realizada, torna-se mais visível ainda uma forma de “obsolescência programada” sobre o local.
Ainda no âmbito desse estudo, vale salientar problemas como a especulação mobiliária no local e a construção de alguns edifícios que quebram e contrastam de maneira tal sobre as antigas edificações do bairro. Podendo citar o Banco do Brasil, Porto Digital e a Livraria Cultura. Essas edificações de certa forma, não se preocuparam em certa harmonização com o Bairro. Apenas foram construídas para a disposição de um conjunto urbano.
CONCLUSÕES:
A região estudada possui problemas de estruturação urbana, decorrentes da falta de um planejamento prévio, visto que as intervenções urbanísticas no local são muito antigas, realizadas para uma reforma que ocorreu no Porto do Recife, visando o alargamento das ruas, para um melhor escoamento de mercadorias. Atrelada a essa problemática, temos a inserção das novas construções que disputam espaço com a arquitetura antiga, o que acaba “desarmonizando” a paisagem local.
Palavras-chave: Urbanístico, Bairro do Recife, Reforma.