65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Usos da palmeira de açaí (Euterpe precatória) por agricultores familiares na comunidade de Novo Paraíso, Benjamin Constant/AM
Alana Beatriz Brasil Garcia - IFAM/Campus Tabatinga
Gustavo Mafra Mesquita - IFAM/Campus Tabatinga
Raimundo Afonso Ramires Pereira - IFAM/Campus Tabatinga
Lindon Jonhson Neves de Aquino - UFAM/INC
Diones Lima de Souza - UFAM/INC
Dirceu da Silva Dácio - Prof. MSc./Orientador - IFAM/Campus Tabatinga
INTRODUÇÃO:
O açaizeiro pode ser apontado como a palmeira de maior importância cultural, econômica e social na Região Norte, sendo encontrado ao longo dos rios, igarapés, baixadas e áreas muito úmidas. Estudos de mercado apontam que o aumento da demanda de polpa do fruto do açaí é crescente, tornando essa espécie uma alternativa para o desenvolvimento e melhoria de vida do meio rural (QUEIROZ E JÚNIOR, 2001).
Segundo Jardim (2005), com a expansão do mercado consumidor tanto nacional, quanto internacional, as pesquisas relacionadas a uma melhor produtividade e qualidade do açaí são essenciais, visto que se pode aproveitar, não só os frutos, como também : sementes (adubo e artesanato), palmito (alimento), estipe (ripas de telhado) e folhas (trançados).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar as formas de usos da palmeira de açaí utilizadas pelos agricultores familiares na comunidade de Novo Paraíso, Benjamin Constant/AM.
MÉTODOS:
O estudo desenvolveu-se em ecossistemas de várzea, na comunidade de Novo Paraíso (4°19’30”S e 69°59’04”W) do município de Benjamin Constant, Amazonas. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários específicos, entrevistas semi-estruturadas e observações in loco, para compreensão da percepção dos saberes dos agricultores familiares sobre os diferentes usos da palmeira do açaí. Ao total foram aplicados, os instrumentos de pesquisa, em 4 unidades familiares. Esta amostra mostrou-se adequada para o caso pesquisado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultados, foram identificados os seguintes usos para a palmeira de açaí: alimentícia: todos os agricultores familiares (100%) consomem a polpa da semente do açaí em forma de vinho, como fonte de energia para o desempenho das suas funções, principalmente as ligadas à agricultura; artesania : os agricultores familiares utilizam as sementes do açaí para confecção de artesanato (50%), como fonte alternativa de renda monetária, principalmente, para obtenção de produtos não produzidos na comunidade; medicinal: 25% dos entrevistado utilizam as raízes da palmeira do açaí como remédio, para combater verminoses e anemias; construção: 50% dos agricultores familiares utilizam as estipes da palmeira do açaí, para construção de pequenas instalações para criação de animais de pequeno porte, seja para delimitar canteiros de hortaliças.
CONCLUSÕES:
Essas diferentes formas de usos da palmeira de açaí (alimentícia, artesanato, medicinal e para construção), demonstram a importância dessa espécie, seja alimentar, econômica e cultural para os agricultores familiares. Com isso esses agricultores desempenham um papel importante na conservação desse recurso florestal.
Palavras-chave: Conhecimento, Conservação, Alto Solimões.