65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
Conhecimento sobre meiofaunado Manguezal Chico Science, Olinda – PE e sua contribuição para a preservação do meio ambiente.
Jean Victor Carvalho Liberato - Universidade Federal de Pernambuco-UFRPE
Suellen Cintia Barbosa de Oliveira - Fundação de Ensino Superior de Olinda- FUNESO
Helton Santana de Oliveira - Espaço Ciências
Hadassa Bezerra de Melo - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Mariana Guerra Monteiro - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Raiane Maisa de Siqueira - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
INTRODUÇÃO:
Meiofauna ou meiobento são pequenos organismos encontrados em ambientes intersticiais (entre grãos de areia) e desempenham papéis importantes na cadeia alimentar. Animais da meiofauna alimentam-se de microalgas bentônicas, outros organismos microscópicos, e fontes de alimentos de tríticos são, por sua vez, os recursos alimentares importantes para uma grande variedade de microrganismos. O conhecimento sobre esses organismos torna ainda mais complexa a ideia de ecossistema e aumenta a necessidade de preservar os ambientes naturais por parte dos estudantes que a conhecem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar o conhecimento de estudantes de ensino médio e graduação acerca da meiofauna e de sua importância enquanto biodiversidade local em ambientes costeiros, especialmente do manguezal.
MÉTODOS:
A partir de uma atividade realizada no laboratório de biologia do Espaço Ciência, foi aplicado um questionário com os estudantes de ensino médio e de graduação visitantes dessa atividade. Para um total de 115 alunos, sendo 22 graduandos e 93 de ensino médio. Foram utilizadas gravuras e um estereoscópio para auxiliar na visualização desses microrganismos, coletados na areia do Manguezal Chico Science, localizado dentro do museu Espaço Ciência, em Olinda - PE. Questionários foram aplicados antes e depois da atividade, no sentido de esclarecer dados sobre o conhecimento desses estudantes acerca da importância da meiofauna para o meio ambiente e como fazer para preserva-la. Informações sobre o tamanho real de cada animal também foram disponibilizadas, deixando claro que se tratava de animais muito pequenos, invisíveis à vista desarmada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Participaram da pesquisa três grupos de estudantes, que totalizaram 115 alunos do ensino médio e de uma faculdade particular do município de Olinda. Os estudantes de ensino médio vieram dos municípios de Paulista, Olinda e Caruaru.Através do questionário, podemos perceber que 75% deles têm ideia de que há vida entre os grãos de areia do manguezal e 25% acham que não existe vida lá.Todos os estudantes de graduação disseram ter conhecimento de seres vivos que se adequam ao conceito de meiofauna. Já quando se pergunta o que é meiofauna, 46% dos estudantes de ensino médio dizem que sabem e 54% dizem que não sabem; entre os de graduação, a porcentagem dos que conhecem o conceito de meiofauna sabe para 55%. No tocante à preservação da meiofauna, 98% dizem que é necessário preservar e 2% negam a necessidade preservação desses animais. Como um dos exemplos de argumento utilizados pelos que acham importante preservar destacamos que diz que “pelo fato que onde haja água, areia e plantas deve haver vida então devemos cuidar”, demonstrando uma consciência ambiental aguçada, mas não muito clara no tocante ao que preservar.
CONCLUSÕES:
Podemos concluir que os entrevistados não têm conhecimento suficiente sobre a importância da meiofauna em ambientes de manguezal, no entanto, sabem que existe a possibilidade de haver vida microscópica na areia do manguezal, mas, como não têm conhecimento exato do que seja,não sabem como preservar. A importância de divulgar conhecimento sobre a meiofauna torna mais complexa a ideia de ambiente, trazendo para os estudantes uma nova dimensão na preservação do meio ambiente contra as ações humanas de degradação.
Palavras-chave: Ecologia, Educação ambiental, Divulgação científica.