65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Comercialização de espécies frutíferas regionais no mercado local no município de Tabatinga/AM
Marcilene da Costa Carvalho - IFAM/Campus Tabatinga
Alana Beatriz Brasil Garcia - IFAM/Campus Tabatinga
Jenneffen Cristina Lima dos Santos - IFAM/Campus Tabatinga
Gustavo Mafra Mesquita - IFAM/Campus Tabatinga
Raimundo Afonso Ramires Pereira - IFAM/Campus Tabatinga
Dirceu da Silva Dácio - Prof. MSc./Orientador - IFAM/Campus Tabatinga
INTRODUÇÃO:
Somos uns dos maiores produtores mundial de frutas, com uma colheita anual de aproximadamente 4,1 milhões de toneladas/ano, sendo 53% de frutas frescas. Em média, essa produção vem crescendo 5% ao ano, e ainda assim não atende a demanda (Revista Campo e Negócio, fev. 2010). Há expectativas para que o consumo cresça com o passar dos anos (Souza, 2006; Ramos et al., 2002), porém outra estratégia para fortalecer o mercado local de frutas, é incentivar a exploração de frutíferas mediante a implantação de pomares nas imediações de uma determinada região em que a fruticultura seja incipiente, o que poderia contribuir para diminuir os preços ao consumidor e facilitar o processo de transporte e comercialização (menores distâncias). Sobretudo, as estratégias, ações e soluções de muitos dos problemas no contexto do mercado de frutas seriam facilitadas com o conhecimento do complexo de comercialização destes produtos mediante um estudo mercadológico que forneceria informações, como origem das frutas, preferência do consumidor, sazonalidade de preço e volume comercializado. Silva et al. (2003) destacaram a importância de se ter conhecimento do estudo de comercialização, pois mencionaram que a organização mais eficiente da cadeia depende das características do produto e do mercado, e que um dos fatores que contribuem para uma postura cooperativa, é a transparência nas relações, onde informações sobre a participação de cada elo sejam do conhecimento de todos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a comercialização de frutas frescas no mercado local no município de Tabatinga/AM.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado no período de fevereiro de 2012 a janeiro de 2013, no Mercado Municipal de Tabatinga/AM, sendo o único mercado da cidade. A metodologia foi visita in loco para aplicação de questionários e registros fotográficos. A cada quinzena de cada mês eram realizadas as coletas dos dados. Foram aplicados um total de 32 (trinta e dois), junto aos vendedores do Mercado, onde se buscou obter a disponibilidade de frutas regionais frescas durante o período de 12 meses.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Do total das 37 espécies comercializadas: banana, laranja, limão e maracujá são encontradas ao longo de todo o ano. Coco, cubiu e mamão são encontrados no período de 11 meses. Os meses de abril e dezembro são os meses que há maior disponibilidade de frutas variando de 24 e 25 espécies. Os meses de junho e agosto são os meses que há menor disponibilidade de frutas, variando de 17 e 19 espécies. As formas de comercialização dos produtos, são: amarrado, unidade, palma e cacho. Foi identificado a venda de sapota, mapati, camu-camu e cubiu. Este fato deve-se, provavelmente, ao hábito cultural de consumo dessas espécies. Os preços dos produtos variaram de R$ 1,00 a R$ 3,00 ao longo do ano. Não foi observado variação de preços entre os vendedores. A origem das frutas comercializadas, na sua maioria, são de comunidades rurais, principalmente, dos municipios de Tabatinga e Benjamin Constant/AM.
CONCLUSÕES:
Há uma oferta de frutas ao longo do ano, independente do pulso das águas (cheia, seca, vazante e enchente). A maioria das frutas comercializadas são produzidas na região, que favorece o auto abastecimento. Os preços dos produtos são, relativamente, baixos, isso permite aquisição pela população.
Palavras-chave: Diversidade, Sazonalidade, Alto Solimões.