65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
LEITURA E ESCRITA A PARTIR DA CONFECÇÃO DE CARTÃO DE NATAL
Maria Cleomar de Jesus Silva - Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Leonardo Soares Ferreira - Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Ismael Araujo Monteiro - Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Nayana de Sousa Silva - Universidade Federal do Maranhão-UFMA
Rachel Sousa Tavares - Prof.ª Msª/Orientadora-Universidade Federal do Maranhão- UFMA
INTRODUÇÃO:
Este relato tem como tema central a leitura e escrita que faz parte do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura Linguagens e Códigos. Tendo como finalidade o desenvolvimento de um trabalho científico e educativo que aborda a leitura e produção textual, com foco na escrita de alunos do 6° ano do ensino fundamental. A proposta foi trabalhar com o gênero cartão (Marcuschi, 2001) devido à possibilidade de produção de textos com uma marca afetiva, e também no intuito de contribuir com a escola para melhoria das práticas sociais de leitura e escrita. Segundo Carvalho e Mendonça (2006), a leitura e escrita se realizam no curso das interações que visam à promoção de sentidos. Assim, acredita-se que a relevância desta ação, de modo geral, foi permitir que os alunos aperfeiçoassem habilidades de leitura e produção textual de forma criativa e prazerosa, sem desconsiderar os sentidos destas para eles.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar experiências vividas em uma escola do município de São Bernardo, acerca das práticas sociais de leitura e escrita de alunos do 6° ano do ensino fundamental, a partir do gênero cartão.
MÉTODOS:
A atividade foi desenvolvida com alunos do 6º ano em cinco turmas de uma escola pública do município de São Bernardo- MA. Tivemos a participação de 120 alunos, durante dois dias da semana, com duração de 100 minutos cada encontro. O ponto de destaque foi enfatizar aspectos da realidade de São Bernardo para produção dos cartões natalinos. Explicamos as características do gênero textual cartão, pois este se propõe a passar uma mensagem de felicitação, com destinatário específico, que pode ser geral ou particular. A etapa seguinte foi à produção da escrita das mensagens que constaria nos cartões produzidos pelos alunos. Neste momento, destacou-se o desenvolvimento da percepção cognitiva e afetiva com relação às mensagens, despertando neles o interesse no ato da escrita. Posteriormente, houve o momento de revisão das escritas dos alunos realizadas individualmente pelos alunos-bolsistas. A etapa final foi produção da arte dos cartões, para tanto foram utilizados tintas, pincéis e outros. Com a finalização da arte, os alunos reescreveram suas mensagens nos cartões, que posteriormente foi exposto nas salas de aula. Tal atividade envolveu a participação ativa dos alunos confeccionando seus próprios cartões no processo de saberes legitimado e atitudes sensíveis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na oficina desenvolvida foram produzidos 120 cartões natalinos com mensagens elaboradas pelos alunos. Verificamos a dificuldade na produção das mensagens na parte da ortografia. Enfatiza-se, também, que no ato dessas escritas podemos perceber a questão da afetividade, pois as mensagens consideravam um destinatário. Em algumas salas houve certa rejeição, pois se percebeu que no espaço escolar existe uma ausência no que diz respeito à construção de uma identidade dos alunos enquanto produtor da escrita. Assim, um ponto de destaque da atividade foi à valorização do potencial destes alunos, no desenvolvimento de uma prática de escrita que fosse prazerosa, destacando valores culturais e a ludicidade. Outro destaque foi a interação entre os educandos na exposição dos cartões, pois possibilitou a relação de identidade sobre a autoria dos mesmos permitindo uma troca de informação entre os alunos. Vale ressaltar que os resultados desta atividade serviram de ponto de partida para discussões e novos encaminhamentos sobre como desenvolver neste espaço escolar ações em que o aluno se perceba como produtor da escrita e que esta possui um valor social e cultural.
CONCLUSÕES:
Sabemos que a leitura e a escrita tem um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem trazendo marcas do seu mundo social proporcionando saberes tanto da cultura local como universal. Desse modo, este trabalho, com destaque para o gênero cartões, teve como elemento principal o processo contínuo de ação-reflexão. Ao conhecer o ambiente escolar utilizando como meio de aproximação as várias práticas sociais de leitura e escrita, bem como na construção do conhecimento que incentive os alunos no universo dessas práticas, percebeu-se a valorização de uma escrita de forma produtiva, criativa e dinâmica onde o aluno tem papel de destaque na autoria dos textos.
Palavras-chave: Leitura, Escrita, Práticas Sociais.