65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
O CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO PARÁ: UMA ANALISE DA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA (ETEMB)
Pâmella Almeida Chagas - Universidade Federal do Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi construído na linha de Educação e Trabalho vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho e Educação (GEPTE) que oportunizou como graduanda de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, fazer parte como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) o qual possibilita uma aproximação com a realidade das escolas públicas estaduais. Desta forma, pude me aproximar da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (ETEMB) aonde, venho fazendo diversos estudos sobre o Ensino Médio Integrado, tendo como foco neste momento o estudo sobre o Currículo Integrado.
Nas ultimas décadas vem-se fazendo uma reflexão sobre a necessidade de uma política pública que dê uma atenção especial em relação à construção de um currículo integrado no Ensino Médio na Educação Profissional brasileira, pois, este não tem sido construído com o intuito de promover uma formação integral e sim, apenas definindo conteúdos conforme a prática profissional. Portanto este estudo visa possibilitar uma contribuição na melhoria da qualidade de ensino médio integrado na ETEMB.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a construção de um currículo visando à formação integral dos educandos, que vá além de uma formação especifica, na perspectiva de uma formação geral, epistemológica, de conteúdos, de metodologias e de práticas educativas que possibilite a junção entre o saber-pensar e o saber-fazer, superando a dualidade que ainda permeia os currículos do ensino médio integrado.
MÉTODOS:
Nesse trabalho procurou-se fazer uma análise do currículo do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, tendo como base primeiramente uma pesquisa bibliográfica sobre a produção teórica acerca da temática, tendo como referencia autores como Marise Ramos (2008), Gaudêncio Frigotto (2005) e Maria Ciavatta (2005) que apresentam fundamentos político- pedagógicos do currículo, em seguida, realizamos um pesquisa documental sobre os planos de cursos de Manutenção e Suporte de Informática, Eletrotécnica, Edificações, Segurança do Trabalho, Mecânica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Considera-se que o currículo de Ensino Médio Integrado da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, não passa de um currículo que atende somente as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho e que foca principalmente em uma matriz curricular que garante um certificado de qualificação técnica e de nível médio, no entanto, não consegue superar uma perspectiva individualista que ensina apenas o indivíduo o “saber fazer”. E, no que concerne à seleção de conteúdos, observou-se apenas uma superposição destes e não a sua integração. Segundo Ramos (2008)
“Quando se fala em currículo do Ensino Médio Integrado, projeta-se a ideia que este leve o aluno a pesquisar a partir dos problemas relacionados ao seu cotidiano”. Percebe-se, entretanto, que isso não ocorre na referida escola, ou seja, “o que pretende é configurar uma identidade para o Ensino Médio, construída com base em uma concepção curricular unitária, com diversidade de formas, cujo principio é a unidade entre o trabalho, cultura, ciência e tecnologia”.
CONCLUSÕES:
Na relação entre o ensino médio e a educação profissional, ainda hoje prevalece uma visão dual e fragmentada, em se tratando do currículo então, está dualidade ainda é mais evidente. Apesar de destaca-se ainda dificuldades na construção deste currículo, é necessário que antes de tudo, os docentes se apropriem da concepção e dos princípios do ensino médio, e que assim, compreenda que o currículo deve estar apoiado no tripé trabalho/ tecnologia/ ciência, onde está a base para que esses possam vir a desenvolver suas atividades integradoras não se limitando apenas a interesse imediatos, passando a incorporar o trabalho como principio educativo ao processo de formação do seu aluno/ trabalhador.
Palavras-chave: Currículo, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional.