65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
CIDADE MÉDIA E O SERVIÇO DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A CIDADE DE ITAPIPOCA – CE.
Carlos Wilami da Silva Gomes - Depto. de Geografia - UECE
Francisco Leonardo Maia Matos - Depto. de Geografia - UECE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho resultou da pesquisa realizada sobre a cidade de Itapipoca que aborda a presença do ensino superior como dinamizador do crescimento dessa cidade. Itapipoca está localizada na macrorregião Litoral Oeste distante, aproximadamente, de 132 Km da capital Fortaleza e atualmente é a oitava cidade, em termos populacionais, entre as dez maiores do Estado do Ceará. A configuração apresentada por Itapipoca, baseada nos dados levantados do censo de 2010, é de uma cidade média com crescimento expressivo do Produto Interno Bruto - PIB em relação às suas cidades circunvizinhas com destaque para o setor de serviços e uma taxa de crescimento populacional anual de 3,1%, maior que a da sua respectiva unidade federativa que apresentou 1,3%. A noção de cidade média baseia-se nas pesquisas de vários estudiosos que tratam das cidades que apresentam significativa taxa de crescimento populacional, funcionalidade, concentração e centralidade econômica em relação a sua região de influência. Assim, para o entendimento dessa noção podemos citar os seguintes autores: (AMORIM E SERRA, 2001), (MAIA, 2010), (HOLANDA, 2010), (AMORA, 2010), dentre outros. Itapipoca se destaca no contexto da rede urbana cearense e qualifica-se como relevante objeto de estudo para os planejamentos regionais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi compreender as transformações socioespaciais impressas no espaço urbano de uma cidade não metropolitana a partir do viés da centralidade promovida pelo ensino superior, cujo contexto nos remeteu à análise de uma cidade média.
MÉTODOS:
A metodologia consistiu em levantamento bibliográfico, pesquisa em sites institucionais, confecção de tabelas com dados de população, economia, taxa de urbanização, além de outros seguidos de análise acerca dos conceitos e temas atinentes à geografia urbana. Nesse sentido, utilizamos para compreensão do espaço urbano de Itapipoca o método dialético e os conceitos geográficos de produção do espaço, mobilidade, urbanização, atrelados à noção de cidade média. Vale destacar que foi considerada como cidade ou espaço urbano a sede urbana do município como é classificado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado foi a compreensão da funcionalidade e centralidade desempenhada por Itapipoca na sua região de influência a partir da dinâmica urbana imposta pela presença de serviços especializados, onde o ensino superior representou significante papel na articulação das cidades envolvidas nessa região. O espaço urbano de Itapipoca, atualmente, concentra várias Universidades e faculdades públicas e privadas e dentre estas a sede da Universidade Estadual do Ceará - UECE denominada de Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI. Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional desta universidade, realizado em 2011, essa sede abrange o território formado por 15 municípios, incluindo a referida cidade. Neste sentido, é pertinente o estudo das cidades médias para o entendimento das modificações socioespacias verificadas em Itapipoca nas últimas décadas destacando os serviços e mais precisamente o ensino superior como um dos vetores responsáveis pela maior relação entre essa cidade e as outras cidades pertencentes a sua região de influência.
CONCLUSÕES:
Percebeu-se que, na hierarquia da rede urbana do território cearense, as cidades médias são importantes aglutinadores populacionais que impulsionam o processo de urbanização. Ressalta-se que Itapipoca é classificada como centro local, mas que exerce segundo o estudo denominado Regiões de Influências das Cidades, elaborado, em 2007, pelo IBGE, papel de centro sub-regional em sua região. Portanto, a centralidade proporcionada pelo serviço de ensino superior impõe ao espaço urbano de Itapipoca um maior dinamismo intra e interurbano que se estende as outras atividades econômicas reforçando, por sua vez, a função de centro sub-regional dessa cidade. Dessa forma são mantidas e produzidas várias relações com as diversas escalas espaciais, importante ao processo de urbanização do território do Estado do Ceará.
Palavras-chave: Urbanização, Rede Urbana, Centralidade.