65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
PRODUÇÃO DE MUDAS DE MELANCIA FERTILIZADAS COM HIDROLISADO DE PEIXE
Bruno Augusto de Souza Almeida - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Claudio Mistura - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais – UNEB
Rodrigo Oliveira Borges - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Timóteo Silva dos Santos Nunes - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Elisson Alves Santana - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
Rafael Mendes da Silva - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais - UNEB
INTRODUÇÃO:
A melancia (Citrullus lanatus) é uma espécie olerícola cultivada praticamente em quase todos os estados brasileiros, em especial na região Nordeste, onde apresenta excelente adaptação, em virtude das condições climáticas locais serem bastante semelhantes às condições de origem, provavelmente a África Equatorial. No entanto a produção de mudas com fertilizantes orgânicos nesta cultura vem se destacando, sendo observado melhor desenvolvimento e resistência no transplantio às adversidades de campo em relação à fertilização química unicamente, provavelmente assegurado pelas melhorias nas características físicas e biológicas e disponibilidade contínua dos elementos minerais no solo. Um destes produtos é o resíduo do pescado como fertilizante orgânico, que tem aumentado a aceitação pelos produtores de mudas, pelo mesmo conter fontes de aminoácidos e micronutrientes e poder atuar como regulador natural do equilíbrio nutricional e metabólico das plantas ativando a fotossíntese e a exploração do seu potencial biológico e fisiológico aumentando o desenvolvimento das plântulas, qualidade da muda e resistência aos stresses a campo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou avaliar o uso de hidrolisado de peixe na qualidade da produção de mudas de melancia (Citrullus lanatus) na região semiárida do nordeste brasileiro.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no DTCS/UNEB, em Juazeiro-BA, no período de 05 de fevereiro a 05 de março de 2013, a cultura utilizada foi a melancia (Citrullus lanatus). As mudas foram cultivadas em tubetes de plástico preenchidos com uma mistura de solo, esterco e substrato na proporção de 5: 2: 1, em casa de vegetação com sombreamento de 50% e irrigação próxima a capacidade campo. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, testando o hidrolisado de peixe (Amino peixe ®) nas doses de zero; 0,5; 1,0; 1,5; 2,0 e 2,5 mL/tubete de 300 mL, aplicado em dose única no décimo dia após a semeadura com dez repetições/tratamento.
No dia da colheita foram analisadas as variáveis, comprimento da parte aérea (Cmp-PA) e raiz (Cmp-Rz), diâmetro do colo (Dm-colo), volume de raiz (Vol-Rz), comprimento e largura da folha (Cmp-Flh)(Larg-Flh) e massa fresca da parte aérea (MF-PA) e raiz (MF-Rz).
Os dados foram analisados por meio de análise de variância, quando significativos (P<0,05) aplicaram-se o teste de regressão polinomial, utilizando o programa para microcomputadores WINSTAT do Departamento de Estatística da UFPEL-RS.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise de variância constatou efeito significativo (P<0,05) para todas as variáveis respostas avaliadas, porém o comprimento de raiz (Cmp-Rz) teve a testemunha como melhor tratamento, enquanto o comprimento da parte aérea (Cmp-PA), comprimento e largura da folha (Cmp-Flh) (Larg-Flh), massa fresca da parte aérea (MF-PA) e raiz (MF-Rz), diâmetro do colo (Dm-colo) e volume de raiz (Vol-Rz) obtiveram os melhores valores entre as doses de 1,0 a 1,5 mL/tubete, resultando em mudas de melhor qualidade, o que pode estar associado ao fato do hidrolisado de peixe atuar na regulação do metabolismo e no transporte e armazenamento de nitrogênio, participando de diferentes processos como a síntese de proteínas e formação de fitohormônios. Estes resultados positivos com hidrolisados de peixe, também têm sido constatados com mudas de outras espécies de hortaliças, leguminosas e gramíneas forrageiras, assim como na produção frutas e hortaliças a campo.
CONCLUSÕES:
Nas condições da presente pesquisa, a fertilização com o hidrolisado de peixe promove produção de mudas de melancia de melhor qualidade.
Palavras-chave: adubação, Citrullus lanatus, resíduo de pescado.