65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
CAUSAS DA DESCONTINUIDADE NO TRATAMENTO EM SEGUIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS OU COM SOBREPESO EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA
Anna Larissa Veloso Guimarães - UEPB, Departamento de Enfermagem
Yohana Brunna Rafael de Morais - UEPB, Departamento de Enfermagem
Ivelise Fhrideraid Alves Furtado da Costa - UEPB, Departamento de Enfermagem
Larissa Soares Mariz - UEPB, PPGSP
Tatianne Moura Estrela Dantas - UEPB, PPGSP
Danielle Franklin de Carvalho - Orientadora, UEPB, PPGSP
INTRODUÇÃO:
O ganho excessivo de peso durante a infância e adolescência está associado a diversas morbidades e ao decréscimo da qualidade de vida, a curto e longo prazo (KOEHNLEIN, 2008; RICCO, 2010), sendo sua prevalência, objeto de diversos estudos populacionais nacionais (PENSE, 2009; POF, 2009) e reconhecidamente um problema de saúde pública (WHO, 2011; IOTF, 2005). Para o enfrentamento desta questão enfatiza-se a prevenção e o tratamento, nessa faixa etária, através da implantação de ações multidisciplinares, embasadas em modificação dos hábitos de vida e participação da família (QUEIROZ, 2009; FERRIANI, 2005; COSTA, 2009). Escassas são as publicações com intervenções multidisciplinares (SILVA, 2005) e ainda abordando a casuística da não adesão ao tratamento (KOEHNLEIN et al., 2008; COLLINS et al, 2006) Diante do exposto, foi criado em Campina grande, PB o Centro de Obesidade Infantil (COI) e avaliada a taxa de adesão ao tratamento prestado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar os fatores associados ao seguimento de crianças e adolescentes obesos ou com sobrepeso em um centro de referência, Descrever a prevalência de desistência do acompanhamento e identificar os fatores associados.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo de coorte com 159 crianças e adolescentes, entre 3 a 19 anos, usuárias do Sistema Único de Saúde; acompanhadas de Agosto/ 2010 a Abril/ 2011 no Centro de Obesidade Infantil (COI), serviço de referência em obesidade do município de Campina Grande, PB.
A captação foi efetuada por demanda ou encaminhamento das unidades básicas de saúde. Em consultas previamente agendadas, a equipe multidisciplinar composta por médico endócrino-pediatra, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, preparador físico, assistente social e bioquímico/farmacêuticos; avaliaram de forma holística os sujeitos quanto a aspectos sócio-econômicos, psicológicos, antropométricos (CDC, 2002), nutricionais (VIGITEL 2009), fisio-patológicos e seu padrão de atividade física (American Academy of Pediatrics, 1992); além de efetuar as orientações quanto à alimentação e a prática de atividade física. A avaliação da frequência a consultas e motivos da não adesão foi executada através de questionário estruturado. Em todas as consultas, os pais ou acompanhantes se fizeram presentes.
Os dados foram digitados duplamente e sua análise foi produzida através do SPSS versão 17.0. A análise estatística foi dada pelo Teste do Qui-quadrado, considerando intervalo de confiança de 95%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos pacientes incluídos na pesquisa, 39,4% descontinuaram o acompanhamento, por período de tempo maior que seis meses, e 24,03% desistiram. Observando estudos anteriores, cujo tempo de seguimento foi inferior, constatou-se taxa de desistência de 90,7% (VIEIRA et al., 2004) e 27,5% (CATTAI et al, 2008). Desta forma, o índice de desistência desta pesquisa foi baixo.
Os principais motivos de descontinuidade e desistência foram a falta de tempo (28% e 36%) e desmotivação (28% e 29,8%), respectivamente.
A desmotivação pode estar relacionada à dificuldade na perda aparente de peso, servindo assim, de desestímulo para responsáveis e pacientes. Corroborando com esse resultado, estudos apontam que a quantidade de peso a ser perdida e a falta de aderência está relacionada não somente ao paciente, mas também ao profissional, ao ambiente e ao tratamento (KOEHNLEIN, 2008; OLIVEIRA et al., 2008).
CONCLUSÕES:
Observou-se considerável prevalência de descontinuação e de desistência na população estudada, sendo mais elevada quanto maior for o tempo de tratamento.
Palavras-chave: Ganho excessivo de peso, Equipe multidisciplinar, Prevenção.