65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
Um olhar sobre o manguezal urbano e seu papel na conservação de áreas remanescentes
Mariana Guerra Monteiro - Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE
Raiane Maisa de Siqueira - Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE
Helton Santana de Oliveira - Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE
Hadassa Bezerra de Melo - Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE
Jean Liberato - URFPE
Suellen - funeso
INTRODUÇÃO:
Manguezais são ecossistemas particulares que se originam do encontro da água salgada do mar e a água doce de diversas fontes, formando assim uma água salobra, presente em regiões de clima tropical. No Brasil, os mangues são protegidos por legislação federal, devido à importância que representam para o ambiente marinho, pois apresentam uma riqueza biológica extraordinária, servindo como berçário natural para diversos organismos característicos desse ecossistema como para outros que migram para estas áreas costeiras pelo menos uma fase do seu ciclo de vida. No entanto, apesar da relevância desses ecossistemas e da sua importância para a vida marinha, acredita-se que ainda são poucas as informações relacionadas às áreas de manguezais, pois ainda são intensamente exploradas pelo homem, que causa danos irreversíveis a estes sistemas. A destruição dos manguezais, especialmente nos grandes centros urbanos, gera grandes prejuízos, uma vez que são perdidas importantes frações ecológicas desempenhadas por esses ecossistemas. É preciso conhecer e respeitar os ciclos naturais dos manguezais para que o uso sustentado de seus recursos seja possível.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Sondar o nível de conhecimento sobre manguezal dos estudantes que visitam o Manguezal Chico Science, localizado no Espaço Ciência em Olinda, através da utilização da área como fonte de conscientização dos visitantes sobre o tema, destacando a importância desse ecossistema tanto do ponto de vista ambiental quanto do social
MÉTODOS:
Todo o trabalho foi feito no Manguezal de Chico Science, localizado no Espaço Ciência, em Olinda- PE. Realizado em um período de três meses, de agosto a outubro de 2012, através de monitoramento de visitantes nessa área. Foram efetuados questionamentos de sondagens com alunos de ensino fundamental, médio e ensino superior, em grupos de 20 estudantes por semana durante as 12 semanas, totalizando 240 visitantes entrevistados. Diante de apresentações e com o contato direto com o manguezal, foi possível perceber quanto se conhece sobre esse ecossistema, promovendo debates e chegando a conclusões sobre as atitudes cotidianas da população das grandes cidades que geram impactos diretos nesse ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após o término previsto do projeto e com base nos questionários aplicados, pode-se chegar a alguns resultados não muito animadores, pois foi verificado que a maioria dos visitantes demonstrou possuir pouco conhecimento sobre o assunto referido, mesmo que em alguns casos os mesmos morem próximos a esse ecossistema. Porém, observamos também que 30% apresentaram ter algum conhecimento prévio sobre o manguezal. De todos os visitantes, 57% deles têm pouca informação sobre o assunto e 13% possuem algum conhecimento ainda equivocado sobre alguns temas que envolvem conceitos de importância e ecologia do manguezal. Foi difícil para os visitantes com menor faixa etária compreenderem essa importância, o que evidencia a falta de informação sobre os conceitos e a necessidade de divulgar esse ambiente desde as séries iniciais. Em relação à percepção ambiental, os estudantes de nível médio e superior apresentaram, de modo geral, uma preocupação com o estado atual de conservação do local visitado durante a sondagem. Isso contribui para criar junto a esses estudantes uma maior consciência ambiental e o estímulo a desenvolverem atitudes de preservação.
CONCLUSÕES:
Os dados coletados demonstram que há uma necessidade maior de divulgação científica do ecossistema manguezal, onde, a partir da mesma, podem ser gerados debates e ações efetivas de conscientização entre os estudantes, desde as séries iniciais, de forma que haja uma base eficaz de conhecimento mesmo antes de traçar qualquer ação de conservação ou preservação. Os resultados obtidos serviram também como um alerta de que o problema da falta de cuidado e o aumento da poluição neste ecossistema continuará sem solução se não houver um esforço coletivo envolvendo órgãos públicos e toda a população, que precisa ser mais bem informada a respeito da importância do manguezal.
Palavras-chave: áreas urbanas, concientização, meio ambiente.