65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
ADUBAÇÃO POTÁSSICA NA PRODUÇÃO E QUALIDADE TECNOLÓGICA NA SEGUNDA SOQUEIRA DE CANA-DE-AÇÚCAR EM SISTEMA CONSERVACIONISTA
Valéria Santos Cavalcante - Depto.de Solos e Adubos–UNESP Campus Jaboticabal
Elenize Silva Costa - Depto. Fitotecnia-UFRPE- Unidade Acadêmica de Garanhuns
Ricardo de Lima Vasconcelos - Depto.de Solos e Adubos–UNESP Campus Jaboticabal
Hilário Junior de Almeida - Depto.de Solos e Adubos–UNESP Campus Jaboticabal
Renato de Mello Prado - Prof. Livre Docente/Orientador-Depto.de Solos e Adubos–UNESP Campus Jaboticabal
INTRODUÇÃO:
O sistema de colheita sem despalha a fogo pode influenciar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo (SOUZA et al., 2005; MENDONZA et al., 2000). De acordo com Sampaio; Salcedo (1991) a produção de matéria seca e de colmos da cana decresce de um ciclo para o outro, assim é essencial verificar o manejo da adubação na cana soca já que a renovação do canavial ocorre apenas a cada cinco anos, sendo a adubação de grande importância para a produtividade, assim entre os macronutrientes o potássio é o mais removido pela cultura, sendo necessário cerca de 1,5 kg de K2O para a produção de cada 1 t ha-1 de cana-de-açúcar (OLIVEIRA et al., 2008). Nas plantas o potássio destaca-se pelas várias funções, como a ativação de vários sistemas enzimáticos, muitos deles participantes do processo fotossintético e da respiração. Tendo atuação na síntese de proteínas, carboidratos e da ATP, além de regular a abertura e fechamento dos estômatos (ERNANI et al., 2007). Com isso, a palhada da cana pode contribuir para aumentar o teor de potássio no solo, já que na decomposição da palhada pode conter cerca de 56 kg ha-1 de potássio (OLIVEIRA et al., 1999). Apesar da importância do potássio para as soqueiras de cana ainda são poucos os estudos com sua influencia no sistema sem despalha a fogo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o efeito da adubação potássica na produção e qualidade tecnológica na segunda soqueira de cana-de-açúcar em sistema conservacionista
MÉTODOS:
O experimento foi instalado na Fazenda Chapadão, no município de Jardinópolis-SP, em um Latossolo Vermelho Acriférrico, textura argilosa (EMBRAPA, 2006), após o corte da primeira soqueira de cana (variedade IAC SP 93-3046). O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. A unidade experimental foi composta por quatro linhas de 15 m de comprimento, sendo as duas linhas centrais consideradas úteis. Os tratamentos foram quatro doses de potássio: 32,5; 65; 130; 195 kg ha-1 de K2O conforme a dose de referência de 130 kg ha-1 de K2O indicada por Spironello et al., 1997, e um tratamento controle, o fertilizante aplicado foi o KCl, a aplicação foi ao lado das linhas da soqueira da cana-de-açúcar, sem incorporação em plena brotação. Aos doze meses, foi realizada a colheita separando-se folhas e colmos para o cálculo de produção, foi também realizada amostragem de 10 colmos para a análise tecnológica através do Pol% cana, fibra, pureza, concentração de sólidos solúveis, ATR e açúcares redutores, determinados conforme Consecana (2006). Os resultados, cujas médias apresentarem diferenças significativas, foram submetidos à análise de regressão polinomial, utilizando-se o software ESTAT (BARBOSA; MALDONADO JÚNIOR, 2009).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A adubação potássica não influenciou significativamente a produção de colmos na segunda soqueira de cana. De acordo com Caione et al. (2011), o aumento produção é reflexo do efeito da adubação potássica na massa seca do colmo, e isto não foi observado no presente trabalho. A ausência do efeito da aplicação de potássio na produtividade da segunda soqueira de cana pode ser atribuída ao déficit de água durante a condução do experimento. Com isso, deve ser observado que a produção é dependente da disponibilidade de água, portanto representa o fator de extrema importância para a cultura podendo diminuir significativamente o rendimento ótimo da cana-de-açúcar (RIBEIRO et al., 1984). Dantas Neto et al. (2006) complementam que a disponibilidade de água principalmente na faze inicial influência no desenvolvimento, no rendimento agrícola e industrial da cana soca. A aplicação de potássio não teve efeito significativo na qualidade tecnológica da cana-de-açúcar, o mesmo foi constatado por GARCÍAS et al. (2000); FELTRIN et al. (2003), este resultado provavelmente deve-se também a baixa precipitação e as características da variedade. Outro fator importante é a diminuição da longevidade em soqueiras consecutivas (WEBER et al., 2002).
CONCLUSÕES:
Na segunda soqueira em sistema conservacionista devido ao déficit hídrico não foi observado efeito da adubação potássica na produção de colmos. A aplicação de potássio na segunda soqueira de cana não influenciou a qualidade tecnológica da cana-de-açúcar.
Palavras-chave: Nutrição de plantas, Potássio, Cana soca.