65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: MENTALIDADE DE JOVENS JI-PARANAENSES PARA INSERIR–SE NO MERCADO DE TRABALHO.
Gleyciele Rodrigues Bueno - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO – Campus Ji-Paraná.
Joager Alexandre Camargo Nonato - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO – Campus Ji-Paraná
Dham Khlisman Velozo da Silva - Discente Curso Técnico em Química, IFRO – Campus Ji-Paraná.
Heldo Donat - Professor Mestre/Orientador, IFRO – Campus Ji-Paraná.
INTRODUÇÃO:
Durante a era da revolução industrial, na qual os trabalhos manuais foram substituídos pelos mecânicos, houve o surgimento de grandes e microempresas e com elas veio as necessidades de preenchimento de cargos com funcionários qualificados conforme as especialidades de cada área. Os processos de Recrutamento e Seleção surgiram para suprir esta necessidade e se estendem até os dias atuais, porém sempre ávidos e constantemente dinâmicos. Em um planeta globalizado a concorrência entre jovens por uma boa vaga de emprego e a tão sonhada inserção no mercado de trabalho aumenta cada vez mais. Dessa forma, as informações aqui expostas revelam o perfil de jovens ji-paranaenses acerca do tema e com base em dados, exibe algumas características desses jovens.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo avaliar o conhecimento de jovens acerca do tema recrutamento e seleção; e entender se estão realmente preparados e aptos a inserir-se no mercado de trabalho.
MÉTODOS:
A metodologia aplicada consistiu em entrevistas semiestruturadas com 200 jovens do município de Ji-paraná/RO, com idades entre 16 e 22 anos. Levantaram-se os seguintes questionamentos: se o candidato conhece o funcionamento de recrutamento e seleção dentro das empresas; se possui e/ou conhece o currículo Lattes (muito utilizados por recrutadores atuais); idade em que o candidato se inseriu no mercado de trabalho; se possui conta em sites relacionados à divulgação de currículos e contatos empresariais; dificuldades enfrentadas no primeiro emprego; e qual tipo de currículo que utiliza para entrevistas de emprego. Realizado o levantamento dos dados, fez-se a tabulação dos mesmos, a fim de avaliar os conhecimentos dos jovens do município de Ji-Paraná – RO, acerca do tema: recrutamento e seleção.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das entrevistas obtiveram-se os seguintes resultados: 90% dos jovens conhecem como funciona o processo de recrutamento e seleção nas empresas, e apenas 10% disseram desconhecer, e nunca buscar informações a respeito; 33% dos disseram conhecer e possuir conta na plataforma Lattes, em contrapartida 67% nunca ouviram falar; em relação à entrada do jovem ao mercado de trabalho, 77% afirmaram não terem enfrentado dificuldades em sua primeira entrevista de emprego, 13% tiveram, e 10% nunca trabalharam ou estagiaram; dos entrevistados que trabalham, 97% utiliza–se do currículo vitaae em sua vida acadêmica, e apenas 3% utilizam de currículos disponíveis pela empresa; apenas 7% dos jovens tem e conhece sites que auxiliam em sua vida profissional, sendo um percentual pequeno em relação aos outros 93%, que desconhecia a existência destes sites.
CONCLUSÕES:
Pode se dizer que recrutamento e seleção se faz presente no dia a dia dos jovens ji-paranaenses; e que todos passam por vários tipos de avaliações, tanto dentro como fora do mercado de trabalho, porém poucos estão preparados para preencher os requisitos solicitados pelas empresas.
Palavras-chave: Currículo, Entrevista de Emprego, Vida Profissional.