65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO EM PROPRIEDADES FAMILIARES NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO NO ESTADO DO PARÁ
Alane Cristina Peixoto de Brito - Campus de Capitão Poço – UFRA
Raimundo Leonardo Lima de Oliveira - Campus de Capitão Poço – UFRA.
Mayra Taniely Ribeiro Abade - Campus de Capitão Poço – UFRA.
Antonia Jucinéia Braga Sousa - Campus de Capitão Poço – UFRA.
Marcos Leonam Almeida Magalhães - Campus de Capitão Poço – UFRA.
Henderson Gonçalves Nobre - Campus de Capitão Poço – UFRA.
INTRODUÇÃO:
A história de Reforma Agrária no Brasil é marcada por sucessos e fracassos na implantação de assentamentos rurais. Muitos estudos têm sido realizados procurando explicar as razões que levam uma trajetória e outra. Segundo Fernandes (2001), a reforma agrária é uma política territorial que serve para minimizar a questão agrária.
Conforme Guanziroli et al. (2001) e Lamarche (1998), a questão agrária brasileira, retomada com força nos anos 80 e 90, não deve ser visualizada isoladamente, ela é um meio para o fortalecimento da agricultura familiar que permanece em muitos países, como França, Canadá, Brasil e outros. Os assentamentos rurais no Brasil agregam 1.432.060 famílias (DAVID,1997; INCRA, 2009). Apesar da heterogeneidade de sua origem, os assentamentos vivenciam práticas comuns, que permitem estudos sobre suas trajetórias econômicas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Assim, o objetivo do trabalho foi realizar um diagnóstico em duas propriedades no assentamento Carlos Lamarca procurando conhecer as potencialidades e limitações das famílias assentadas.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido em duas propriedades de agricultura familiar, sendo uma que pertence ao senhor Benedito, localizada na latitude 01º 41’ 16” S e longitude 47º00’02” W com altitude média de 86 m; a outra pertencente a dona Maria, situado na latitude 01º39’29’’ S e longitude 046º 58’ 39’’ W com altitude de 80 m; ambas localizadas no assentamento Carlos Lamarca, no município de Capitão Poço na microrregião do Guamá no Estado do Pará. O clima da região, segundo a classificação de Köppen, é do tipo Ami com precipitação anual em torno de 2.500mm, com uma curta estação seca entre setembro e novembro (precipitação mensal em torno de 60 mm), temperatura média de 26° e umidade relativa do ar entre 75% e 89% nos meses com menor e maior precipitação, respectivamente (SCHWART, 2007).
As metodologias utilizadas foram baseadas no Diagnóstico Rural Participativo- DRP (VERDEJO, 2006), do qual foram retiradas algumas ferramentas, como: Entrevista semi-estruturada, travessia, construção de mapas da propriedade. Além destes artifícios, utilizou-se em termos práticos, equipamentos de precisão como GPS, para localização de posição geográfica dos lotes visitados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificou-se que nas duas propriedades visitadas uma das potencialidades é a produção bem diversificada, característica marcante nos lotes dos produtores. No primeiro lote visitado pertencente ao senhor Benedito existem plantios de urucum, milho, pimenta do reino, mandioca, além de hortaliças utilizadas para o consumo.
A segunda propriedade pertencente à senhora Maria também apresenta uma grande diversidade de culturas agrícolas de interesse alimentício, como milho, arroz, hortaliças, maracujá, mandioca, e também a criação de animais. Outra característica presente nas duas propriedades é que toda a produção é isenta da utilização de agrotóxicos, o que confere alimentos bastante saudáveis para a família. Mesmo com a grande diversidade na produção, verificou-se que as famílias não tiveram acesso à Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER, ou seja, as atividades são única e exclusivamente elaboradas e executadas pelos próprios agricultores.
Outra limitação diagnosticada seria a necessidade de melhores canais de comercialização, o que facilitaria o escoamento da produção. Uma das soluções para o aumento da renda dos assentados será quando ocorrer à regularização da cooperativa, que pode torna-se responsável pelo escoamento do que é produzido pelos agricultores familiares.
CONCLUSÕES:
A produção diversificada de vários gêneros alimentícios, sem a utilização de agrotóxicos é de extrema importância para esses agricultores, uma vez que eles garantem a soberania alimentar e produzem alimentos de ótimo valor nutricional para sua subsistência, pontos esses diagnosticados que comprovam nas propriedades visitadas, a importância da Reforma Agrária na regularização e distribuição de terras para produtores que precisam e retiram exclusivamente daquele ambiente o sustento da família.
Assim, a utilização do diagnóstico rural participativo realizado nas duas propriedades foi de suma importância, para podermos conhecer a realidade de agricultores familiares que vivem em assentamentos no município de Capitão Poço, onde se buscou entender as principais limitações e potencialidades apresentadas que influenciarão no desenvolvimento do espaço rural.
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Diagnóstico Rural Participativo, Assentamentos Rurais.